quarta-feira, 27 de abril de 2011

Luto

ALDIVON  SEGUE PARA FORTALEZA PARA VELÓRIO DE CUNHADO
Faleceu nesta manhã ONEZIMAR BASTOS GONÇALVES, residente em Fortaleza,  esposo de Marta Mirian do Nascimento, irmã do prefeito Aldivon Nascimento. Onezimar era o cunhado mais querido da família, Jornalista que tinha 56 anos de idade. 
O falecido deixa duas filhas, Iadja e Viviane Gonçalves do Nascimento ambas atuantes na área de saúde na capital alencarina onde residia Onezimar e família.
Aldivon e Isoares se encontram no velório acompanhando a família neste momento de tristeza e dor.
Este blog se solidariza com todos seus familiares  e com certeza  os  irmãos baraunenses se associam a este instante de sofrimento de todos...

sábado, 23 de abril de 2011

Paulo Davim, as loterias e a Saúde

Postado por | Senado Federal

Do Correio Braziliense
O senador Paulo Davim (PV-RN) quer destinar uma parte do dinheiro arrecadado pela Caixa Econômica Federal (CEF) com as loterias ao orçamento do Ministério da Saúde: “Pouca gente sabe, mas menos de 50% do total arrecadado vai para os ganhadores. O resto tem várias destinações, como, por exemplo, 1% para o Fundo Nacional de Cultura e 3% para o sistema penitenciário. Nada para a Saúde”. Dos 22% das loterias que são destinados à primeira faixa de premiação dos concursos terminados em zero, 5% poderiam ser retirados para a Saúde, sem que as outras destinações sociais ficassem prejudicadas, argumenta Davim.

Comissão flexibiliza exigências para compra de táxi com isenção de IPI

Waldemir Rodrigues
Foto
SENADOR RENAN CALHEIROS
A Comissão de Turismo e Desporto aprovou nesta semana, o Projeto de Lei 7757/10, do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que concede aos taxistas os mesmos benefícios para compra de automóveis dados a pessoas com deficiência. A lei atual (8.989/95) já concede isenção de Imposto sobre Produtos Importados para taxistas, mas exige que os veículos comprados sejam fabricados no país. A legislação em vigor ainda estabelece que, para ter direito ao benefício, o veículo dos taxistas deverá ter motor de até 2.0 litros e quatro portas ou mais, além de ser obrigatoriamente movido a combustíveis de origem renovável ou sistema reversível de combustão. A proposta de Renan acaba com essas exigências, mas limita a isenção do IPI aos veículos com até sete lugares. As vans, por exemplo, ficariam de fora. O projeto também restringe o benefício aos municípios com serviços de táxi já regulamentado.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Congresso Comunitário

MOSSORÓ FOI SEDE DO 2º CONGRESSO ESTADUAL  DE ENTIDADES COMUNITÁRIAS
Durante as comemorações alusivas ao dia do Líder Comunitário, as entidades FECEB/FIACAMM e UNECOM  organizaram a segunda edição do evento que reúne centenas de  lideranças comunitárias de Mossoró e região. 
O ex-vereador Wellington Barreto se manteve a frente da coordenação e fez relatos e homenagens àqueles que lutam no dia a dia do movimento comunitário de Mossoró. O congresso reuniu vários segmentos, UERN, UFERSA e PREFEITURA DE MOSSORÓ, além da participação de vários políticos. 
O prédio do teatro Dix-huit Rosado estava lotado desde as 13h00 e prosseguiu até por volta das 19h00.

Sede

CDL SE INSTALA EM PRÉDIO CEDIDO PELA PREFEITURA E CÂMARA
O requerimento de autoria deste vereador, aprovado no ano passado pelos demais vereadores concedeu a titulo de comodato por três anos o prédio pertencente a Câmara Municipal de Baraúna, que servia para o telecentro e ultimamente abrigava curso de inclusão digital ministrado pela ação social. 
Em reunião com os representantes da CDL, vereador Edson Barbosa e o prefeito Aldivon Nascimento, ficou acordado o entendimento de parceria, assim, a prefeitura e a CDL poderão se utilizar do prédio sem quaisquer problema. 
O requerimento foi feito pela necessidade em que a classe de Lojistas tinha para abrigar sua associação, e o local por ser estratégico merecia abrigar a classe empresarial. "Considero mais uma vitória e desde já acredito no papel fundamental da CDL em Baraúna, que tem se preocupado também com temas ligados a sociedade. Aldivon que já foi dirigente de classe foi decisivo cedendo espaço à categoria".

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Dia do comunitário

Leonardo destaca liderança comunitária

O dia do Líder Comunitário, que é comemorado neste 21 de abril mereceu um registro em pronunciamento do deputado Leonardo Nogueira-DEM.

Ele enalteceu o papel das lideranças, destacando como de grande serventia para as comunidades onde atuam.

“O líder ajuda no trabalho do vereador, do prefeito e do deputado. Ele assume atividades com responsabilidade, num trabalho sem remuneração”, afirmou.
 

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Apoio

ALDIVON NASCIMENTO SE EMPENHA EM FAVOR DA ESTRADA DO CAJUEIRO
Em audiência com a prefeita de Mossoró, o prefeito de Baraúna, Aldivon Nascimento, mais uma vez demonstrou seu empenho em favor do desenvolvimento do município e região. A estrada faz parte da meta de ação de sua administração e para isso, aposta na força do deputado João Maia, parlamentar que adiantou com o projeto da pavimentação via Ministério do Transporte.
A prefeitura da mesma forma que lutou pela estrada do melão irá lutar pela estrada do cajueiro. Na sua fala hipotecou apoio  e conclamou aos presentes para juntos se imbuírem de participar da marcha dos prefeitos, e de lá, manter audiência com os demais parlamentares em Brasília.
A estrada será uma redenção para a Baraúna e toda a região, e acredita que essa união de esforços de  Baraúna, Mossoró e o Ceará terá um resultado positivo nesta empreitada. "Tenho participado desde a primeira mobilização da comissão, juntamente com o Legislativo de nossa cidade e assim, seremos vitoriosos nessa luta que remonta décadas". Enfatiza  o prefeito.

O ENG° ISOARES MARTINS SE INTEGRA NA COMISSÃO PARA UNIR EMPRESÁRIOS 
O engenheiro e empresário de Baraúna, Isoares Martins, se prontificou em participar conjuntamente com a comissão formada em favor da estrada do cajueiro, a BR 437, a fim de unir a classe empresarial da região do entorno da BR. No setor já estão instaladas várias empresas e que isoladamente esperam a ação politica dos dois estados. Ele considera fundamental o envolvimento de todos, já que a estrada contribuirá com engrandecimento não só de Baraúna, mas de toda a região do vale do Jaguaribe, que consequentemente atrairá muito mais empresas com a pavimentação. 
Isoares Martins tem apostado no engrandecimento de Baraúna e sua contribuição é fundamental neste momento em que soma com os que defendem a BR. 
A principio sugeriu que fosse protocolado junto ao DNIT/RN, os serviços de apiçarramento na extensão dos 32 km pertencente ao RN, o que já ajudaria e muito no acesso à região.  

BR 437

Prefeita Fafá Rosado mobilizará bancada do RN para viabilizar Estrada do Cajueiro
clique para ampliar
Foto:
A pavimentação da “Estrada do Cajueiro” (BR-443) foi tema de uma audiência da prefeita Fafá Rosado com o Conselho Fraterno das Comunidades Integradas de Mossoró e Baraúna (CONFRACIMB). Participaram da reunião no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência, ao meio-dia, o prefeito de Baraúna, Aldivon Nascimento, o vereador, Edson Barbosa; secretários e gerentes do governo local.
De imediato,a prefeita Fafá Rosado atendeu a pedido do Conselho para a Prefeitura de Mossoró compôr a comissão de trabalhos da entidade, responsável pela mobilização política em torno do projeto. A pavimentação da Estrada do Cajueiro entre Mossoró e o Ceará é uma luta antiga, e mobiliza políticos dos dois Estados. A obra custaria, a preços atuais, cerca de R$ 100 milhões.
A prefeita Fafá Rosado assumiu o compromisso de se articular junto a governadora Rosalba Ciarlini no sentido de mobilizar a bancada federal do Rio Grande do Norte em torno do projeto. “Rosalba tem interesse da obra desde a época de prefeita, e agora como governadora tenho certeza que ela também vai participar dessa luta em deseja do projeto”, considerou prefeita Fafá Rosado.
A Estrada do Cajueiro é um trecho de 85 quilômetros, sendo 32 quilômetros no Rio Grande do Norte, a partir da comunidade mossoroense do Jucuri. A obra é importante para Mossoró, pois abriria uma nova fronteira de desenvolvimento para o município, a partir de sua interligação com o Estado do Ceará, avaliam os integrantes do grupo pela pavimentação do trecho dessa via federal.
No encontro com Fafá Rosado, a diretoria da Confracimb entregou um relatório historiando a mobilização em torno desse projeto. A ideia do grupo é mobilizar a bancada federal para uma audiência com o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, durante a Marcha dos Prefeitos, marcado para maio, em Brasília.

Sandra Rosado


As comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Legislação Participativa; de Seguridade Social e Família; e de Finanças e Tributação vão realizar na próxima terça-feira, 27, Dia Nacional da Empregada Doméstica, seminário sobre “O futuro do emprego doméstico no Brasil”.
Dentro da campanha “Legalize sua doméstica e pague menos INSS”, a deputada federal Sandra Rosado (PSB-RN), participa como relatora do Projeto de Lei 7279/10, que tramita na Comissão de Trabalho, e trata como diarista o profissional que trabalha no máximo duas vezes na cada . “É muito importante valorizar o trabalho das diaristas e donas-de-casa. São homens e mulheres que estão sempre prontos para servir e muitas das vezes não contam com o mínimo do reconhecimento necessário ”, enfatiza Sandra.
O PL 7279/2010 é originário do Senado Federal e será analisado em primeiro momento pela Comissão de Trabalho da Câmara e em seguida pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Pela proposta, o empregador que necessitar do serviço de uma diarista por mais de duas vezes na semana, terá que assinar sua carteira de trabalho, e assim ela passará a ter direito a aposentadoria, auxílio-doença, licença-maternidade e outros benefícios previstos já na Constituição e na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.
O seminário visa debater projetos de lei que tratam do assunto e que prevê aumentar a formalidade e erradicar o trabalho infantil e escravo no emprego doméstico brasileiro.
Devem participar, entre outros, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes.  A abertura do seminário está marcada para as 13h30, no plenário 5 da Câmara dos Deputados.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Pausa

FERIADO ESFRIA DISCUSSÕES NA CÂMARA
Com o feriadão da Páscoa o poder Legislativo de Baraúna suspende suas atividades,  retornando na próxima quinta feira. As sessões tem novos inquilinos, a ascensão dos suplentes Adjano Bezerra e Jair Soares, são as novidades do plenário. Um outro aspecto que chama a atenção são os expectadores que atentão para o discurso da baixaria, que torcem pelo jogo de farpas envenenadas que almejam desarticular os trabalhos em nome do quanto pior melhor... A lotação de uma plateia que não está nem ai para os problemas de Baraúna, que querem jogar poeira no ventilador não contribuem com nada. E não é isso que o Legislativo precisa e sonha.
Quantas matérias mereciam a presença dos populares e nunca contou com ninguém. Assuntos na pauta são de grande relevância para o município, e poucos querem saber disso. No entanto, encher os corredores para ouvir "besteirol" ainda é comum vê essa participação.
A Câmara não pode e nem deve virar picadeiro, precisa de sentir o povo participando com respeito. 
A condução de Robertão tem sido positiva e certamente manterá a postura séria e não perderá o rumo, pois, não devemos confundir atuação com falação. Que venham os bons, que o povo se aprochegue do Legislativo para ouvir, assistir e saber fazer juízo do que é bom para Baraúna e todos os seus... Baixaria nunca!

Estrada do cajueiro

PREFEITA DE MOSSORÓ RECEBE COMISSÃO EM AUDIÊNCIA AMANHÃ
A prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, em atendimento a comissão em prol da estrada do cajueiro - BR 437, receberá em audiência a referida comissão para se aliar junto a luta em defesa da pavimentação da estrada que liga Mossoró ao Ceará. 
Desde o ano passado que a luta foi retomada e vem recebendo várias adesões. A exemplo os municípios do ceará, Tabuleiro e Limoeiro do Norte-CE se destacam ajudando com a força politica daquele estado. Os vereadores e lideranças defendem a construção da estrada que fomentará  a economia daquela região.
A audiência contará com representantes do poder Legislativo de Barauna, Tabuleiro e ainda comunitários pertencente ao Conselho Fraterno das Comunidades Integradas.

Alta

GASOLINA É MAIS CARA EM BARAÚNA
Com a monopólio da gasolina ditado pela FAN, os preços correm solto e com todo gás, nessa corrida de aumentos sem precedentes quem perde somos nós, os barauneneses. 
A gasolina a partir de amanhã por aqui, deve subir para  R$ 3.05, uma das mais caras na região. Já aqui, bem vizinho em Quixeré-CE, no posto da serra, o valor é de apenas  R$ 2.54.
Fica aqui a nossa indignação perante tamanho abuso...

quinta-feira, 14 de abril de 2011

MARQUINHOS E NERIVAN PODEM MIGRAR PARA O PSD
Caso partido possa se consolidar no município, é provavél que nasça forte com a possível chegada de dois vereadores, sendo Nerivan Cláudio  e Marcos Giovane, ambos do PR. 
O que pode mudar a intenção dos dois edis é se caso as lideranças que se mantém no interesse da sigla não cooptar mais candidatos na proporcional. 
Uma dificuldade de todas as siglas é atrair pessoas com um perfil de liderança para canalizar votos.
Por trás desse jogo estão pessoas infiltradas na base da oposição que temem não conseguirem o domínio do PMDB.

Luto

BARAÚNA PERDE ZÉ  DUNGA
Acaba de falecer José Dunga da Rocha, 92 anos de idade. Zé Dunga vinha sofrendo há mais de três  anos com um câncer e relutava com a doença. 
Um memorável bacurau das antigas, gostava de politica e era um homem simples. Ninguém ousava de pedir para votar noutro partido a não ser o PMDB. 
 Foi um dos primeiros moradores que povoaram  o Rancho do Sabiá, ele Chico Bolão, João Batista Coco e Maria Barros sabiam de toda a história de nossa Baraúna... 
Sua família espera que os amigos comparecçam ao seu velório na residência do seu filho, Erivanaldo Dunga, ali próximo ao conjunto, antiga rua do campo.
José Dunga é irmão de João Dunga(pai de Graça Barbosa), pai de Neide Dunga, entre outros familiares...
wilson cabral - 3:35


A VIOLÊNCIA VOLTOU A BARAÚNA
Homicídios, consumo desenfreado de drogas, insegurança no campo, falta de segurança na cidade, diminuição do aparelho policial e agora a volta aos assaltos, desta vez foi os Correios, sofrimento para o gerente e carteiro que lá estava, hoje tem sessão na Câmara Municipal da Cidade, o assunto voltará a tona, a governadora teve 67 % do votos da cidade no último pleito, mesmo assim se esqueceu da nossa segurança, vamos cobrar mais policiais para a cidade, vamos reforçar a segurança no banco do Brasil e nos Correios, no Campo e na cidade, o Batalhão avançado precisa de mais policiais, precisamos de uma policia judiciária e de um delegado de policia de carreira nomeado, a governadora está deixando de nomear 97 delegados formados e preparados, estamos pagando em Baraúna um preço muito alto para a governadora fazer caixa, ela já arrecadou nem 115 dias mais de 2 bilhões de reais, tem que investir na segurança da cidade de Baraúna, vamos formar uma comissão de vereadores, empresários, o prefeito e o promotor de justiça e vamos a Natal falar diretamente com a governadora, na última vez que o Banco do Brasil fechou foi duro reabri-lo, tudo poderá começar de novo ou já está começando, domingo no programa Wilson Cabral vamos discurtir a segurança de Barasúna, amanhã na Assembléia Legislativa, uma audiência pública presidida pela deputada Larissa Rosado, discutirá a violência no campo, uma comissão de vereadores de Baraúna poderia participar desta reunião, esta audiência será retransmitida pela TV Assembléia, o desrespeito do governo pela segurança dos munícipes braunenses deveria ser mostrado a todo Rio Grande do Norte, vamos nos movimentar ou o Banco poderá ser fechado em Baraúna e desta vez será mais difícil reabri-lo, neste sítio na segunda-feira eu pedia providencias para a segurança na fazendas em Baraúna, ninguém ouviu os nosso reclamos, agora a coisa é mais séria, a Câmara de Vereadores deve encampar esta luta, uma audiência pública deve ser marcada para se discutir a segurança de Baraúna fragilizada pelo governo da Rosa.

atuação

Larissa preocupada com a violência no campo

O avanço da violência na zona rural do Rio Grande do Norte também preocupa autoridades públicas.

Para combater o problema, a Assembleia Legislativa realizará audiência pública sexta-feira (15), às 9h30, por iniciativa da deputada estadual Larissa Rosado (PSB).

"Vamos reunir representantes do movimento rural e autoridades de segurança pública para melhor diagnosticar o problema e traçar ações", informa a parlamentar, que justifica o debate ao aumento de assaltos, homicídios e outros crimes em comunidades rurais.

Larissa acrescenta que a audiência discutirá outras formas de violência no campo, como agressões a trabalhadoras rurais.

"Estudos recentes mostram que a violência contra a mulher é mais comum na zona rural do que nas cidades", adverte.
RH/Assessoria

quarta-feira, 13 de abril de 2011

De blog

ADJANO COMUNICA SEU LANÇAMENTO NO BLOG ESFERA 
Entendendo ser uma ferramenta de divulgação virtual de influencia, o vereador Adjano Bezerra,  tratou de criar o seu próprio blog para lastrear suas ações, atuação e servir como um portal de acesso popular.
O sitio  www.adjanobarauna.blogspot.como estará no ar a partir de amanhã quando estreará também o seu retorno por 120 dias como vereador.
Acredito que será uma forma de manter-se aproximado de sua base e  um trampolim para suas queixas...
Aguardemos, pois.

Alerta

Quem não assinou a ata do PSD hoje pode ser punido

“Nós do DEM, do PPS e do PMN vamos nos unir para acompanhar nome por nome daqueles que assinaram a ata do PSD.

Para nós, a legislação está clara: tem de participar da criação do partido se não quiser perder o mandato do partido pelo qual foi eleito”, declarou o Senador José Agripino, presidente nacional do DEM,  ao Portal IG.


Se mal lhe pergunte: Se o cara não foi assinar hoje a ata em Brasília  e se esta mesma ata não andou pelo país pra que muitos assinassem antes, o sujeito será punido se meter o jamegão depois?


Quem aqui do RN não foi a Brasília assinar? 
Já aqules que pretendem ingressar na nova sigla a nivel de estado, terá até Maio para assinarem a fundação do PSD/RN. Pelo menos é assim que interpreto.
Portanto, é possível que uma enxurrada de vereadores, deputados estaduais e prefeitos deverão migrar para o neo-partido.
Por aqui, terão chances de reovoraem para o PSD, Marquinhos Churrasco e Nerivan Cláudio, ou aqueles que não comungarem com a decisão de Henrique sobre o PMDB local... Ou vão para um lado, ou para o outro, só não  podem para os que já existem no município.  

terça-feira, 12 de abril de 2011

Jornalismo fiel

Correio da Tarde, cinco anos de notícia fiel, jornalismo coragem


O jornal CORREIO DA TARDE completou ontem (10) 5 anos de existência. Nesse período, o jornal tem se destacado como um dos veículos de comunicação mais influentes do Estado. E não poderia ser diferente. Em seu 5o aniversário de trabalho diário, o vespertino se firma por ser pautado pela 'Notícia Fiel e pelo Jornalismo Coragem'. O CT é um jornal estadual, com redações em Mossoró e Natal.
CT tem como base da sua linha editorial o compromisso com a verdade, o que lhe dá credibilidade e o reconhecimento público por cumprir funções primordiais do jornalismo independente, como informar, fiscalizar e denunciar.
Mas, para que a verdade e a denúncia sejam feitas de forma responsável e isenta, o jornal tem na sua equipe de trabalho o seu alicerce. São profissionais que trabalham diariamente, inclusive aos domingos e feriados, para levar as informações mais "quentes" e de grande alcance social, apuradas com as fontes mais seguras, para a melhor compreensão dos fatos políticos, do cotidiano da cidade, eventos culturais e sociais.
O nosso grande desafio é contra o tempo, já que o nosso dead line é bem menor que os jornais matutinos. Mesmo assim conseguimos levar informações novas, que normalmente o leitor só teria no dia seguinte. Fazer parte dessa equipe muito me engrandece", disse Fabiano Sousa, repórter de Política.
"Na editoria de Mossoró procuramos cobrir tudo aquilo que interfere no cotidiano dos mossoroenses, seja bom ou ruim", destaca Elizângela Moura. A repórter trabalha há quatro meses no jornal e diz se sentir feliz com a forma como foi recebida pelos seus colegas de trabalho. "Quando entrei aqui, tinha uma visão de jornalismo. Agora tenho outra. A experiência no CORREIO me trouxe mais maturidade e trabalhar aqui com certeza foi um diferencial na minha carreira", enfatiza. A opinião é compartilhada pelo webdesigner Ismael Sousa: "Comecei a trabalhar nessa empresa ainda quando se chamava Jornal de Mossoró e acompanhei todo o processo para torná-lo diário e posteriormente o grande sonho de Walter em tornar possível a união de Natal e Mossoró em um jornal diário. Continuo acreditando que teremos loga vida, principalmente porque, além de funcionários dessa empresa, aprendemos a ser uma grande família", destacou.
Presente no CT desde a sua criação, o repórter fotográfico Raul Pereira comemora a chegada dos cinco anos. "O projeto do CT é muito desafiante. Enquanto os outros jornais têm o dia inteiro para apurar a notícia, nós temos apenas parte da manhã. Estou aqui desde a criação do jornal. Foi aqui onde me realizei profissionalmente e conquistei vários prêmios regionais. Fazer parte do CORREIO é bastante gratificante", declara Raul Pereira.
Para o diretor-presidente Walter Fonseca, o desafio está só começando. "O Correio da Tarde é um menino, em relação aos grandes jornais do Brasil, mas chega ao seu quinto aniversário com a maturidade dos grandes, sem deixar pelo caminho o espírito inovador que inspirou seu nascimento. Segue sua trajetória como vespertino que une as diversas regiões potiguares pela notícia fiel e pelo jornalismo coragem. Sem dúvida celebra esses 5 anos de existência olhando para o futuro", finaliza Walter Fonseca.
O jornal vespertino CORREIO DA TARDE dispõe de 16 páginas, sendo a capa em policromia, produzida por uma equipe de mais de 50 profissionais, através de uma redação e gráfica em Mossoró e uma redação e gráfica em Natal.
O jornal é produzido diariamente pelas duas redações e rodado ao mesmo tempo nas duas cidades, com distribuição em dezenas de municípios do Estado do Rio Grande do Norte.
Comemorações
Para celebrar a data o CORREIO DA TARDE prepara uma grande noite e reserva momentos especiais na entrega dos troféus "Marca de Valor", "Semeador", e "Hors Concours". Uma homenagem aos que contribuem para o crescimento do Rio Grande do Norte.
De acordo com a gerente comercial e diretora de marketing do CT, Adriana Araújo, a festa do 5º aniversário está sendo organizada pela agência de publicidade WH6, e deve acontecer no final de maio. "A festa é estilo oscar, com tapete vermelho, orquestra sinfônica, e janela para receber autoridades, imprensa, assinantes e anunciantes do jornal. Um momento de reunir, confraternizar e agradecer o ano aos nosso parceiros levando a premiação àqueles que se destacaram no decorrer no ano anterior", finalizou.

Fonte: Correio da Tarde

Novo expediente Legislativo

Câmara Municipal de Areia Branca inaugura hoje o novo horário das sessões ordinárias


CAMARA MUNICIPAL AB                              Câmara Municipal terá sessão hoje, a partir das 10h da manhã

Nesta terça-feira, 12, será realizada na Câmara Municipal de Areia Branca, a primeira sessão ordinária do calendário em curso, em novo horário regimental: às 10h. O Projeto de Resolução que alterou a redação do Regimento Interno da Casa, mudando o horário de sessões ordinárias realizadas no plenário daquela Casa, foi aprovado na quinta-feira passada.
De acordo com o projeto, as sessões ordinárias continuam sendo semanais, as terças e quintas-feiras, agora às 10h, ao invés das 19h. O presidente do Legislativo, vereador Aldo Dantas (PMDB) entende que a mudança de horário vai facilitar o acesso das pessoas às sessões, visto que durante o dia o cidadão tem mais disponibilidade de tempo para comparecer à edilidade no novo horário estabelecido.
Depois da sessão de hoje, os vereadores voltarão a se reunir na quinta-feira.

PMDB vai bancar proposta que recria a CPMF

O líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Alves (RN), espera anunciar em 30 dias o plano do seu partido para financiar a saúde pública do País. A proposta em estudos no PMDB é a volta da CPMF com uma alíquota menor que a anterior. Ele se diz disposto a enfrentar o desgaste político. Sua atitude agradou o ministro Alexandre Padilha (Saúde), com quem andou às turras no começo do governo.

Deu no Claudiohumberto.com

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Projeto de Paulo Wagner amplia Programa Escola Aberta na rede municipal de ensino

Paulo-Wagner A ampliação do Programa Escola Aberta para a rede pública de ensino é o pleito reivindicado pelo deputado federal Paulo Wagner (PV) no seu primeiro Projeto de Lei em tramitação no plenário da Câmara Federal. O objetivo do programa do Governo Federal é otimizar o espaço físico das escolas gerando oportunidade como lazer, esporte, cultura, arte, informação, formação inicial para o trabalho, geração de renda para as comunidades do entorno escolar durante os finais de semana.
Paulo Wagner propõe ampliação de programa na área da educação
“Educação é tudo, e nos acompanha por toda vida. É também a melhor forma de prevenção contra a criminalidade. E por isso fiz questão de me dedicar no meu primeiro Projeto de Lei nessa área que considero fundamental para a formação de qualquer cidadão. Vale ressaltar que a Escola Aberta, funcionando efetivamente nos finais de semana, é um incentivo a mais para o conhecimento e conseqüentemente para a geração de emprego e renda, já que tanto o aluno como seus familiares podem aproveitar para participar de cursos de qualificação”, declara o autor da proposta.
O Projeto de Lei – 928 de autoria de Paulo Wagner reforça, ainda, a importância da parceria público-privada para o desenvolvimento das atividades, com instituições como Banco do Brasil, Petrobrás,  Sebrae, Bancos regionais, Sistema S (Senai, Senac, Sesc e Senar). “A idéia é ampliar o Programa Escola Aberta para todo o país. Hoje, já aderiram ao programa 26 secretarias estaduais de Educação, a Secretaria de Educação do Distrito Federal, e 87 secretarias municipais de Educação, tudo em ação integrada com Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), em parceria com a Unesco, Ministérios da Cultura, do Esporte e do Trabalho e Emprego”, esclarece o parlamentar. 
                                                                                                         Por Luciano Oliveira - CBN News

Decisão

ROBERTÃO REÚNE VEREADORES PARA DISCUTIR  REGIMENTO E LEI ORGÂNICA
Ao ouvir seus pares o vereador presidente da Câmara, Adauto Bezerra Neto, o Robertão, foi enfático na questão de interpretação da lei. As duas importantes Leis se encontram destoantes, necessitam de uma urgente reforma e por via das dúvidas preferiu saber a opinião de cada um colega vereador.
A sua forma de gestão compartilha as responsabilidades e deixa de ser totalitária, fazendo que todos possam ajudar nas decisões do legislativo.
No que concerne a convocação dos dois suplentes, Jair Soares e Adjano Bezerra, já deverão ser empossados na sessão ordinária de quinta feira. Os cargos não podem ficar em abertos, devem ser ocupados no imediato afastamento de seus titulares. Os vereadores Marcos Giovani(PR) e Rita Bezerra(PMDB) pediram licença  e assim, não há nada que oponha a convocação de ambos. Todos os vereadores presentes a reunião na sala dos vereadores foram unânimes e optaram pelo que reza o art 41 da LO.
"Na minha gestão nenhuma decisão será individual, ouvirei meus pares e assim entendo que devemos trabalhar".Asseverou Robertão.

Bodas de ouro

A FESTA DE ZÉ IVAN E OSMARINA COM OS FLASH'S DA NOITE
Vamos dar uma de colunista social neste espaço, haja vista, a merecida noite de destaque dos 50 anos de casamento do casal Zé Ivan e Osmarina. A festa reuniu gente bonita, seus familiares e amigos,  todos merecedores desses flash's...

domingo, 10 de abril de 2011

Amprotab

EDÍO DE SOUSA É NOVO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS MOTORISTAS
Numa eleição tranquila os motoristas associados da AMPROTAB se fizeram presentes a sua sede e escolherão pelo voto democrático o seu dirigente para um mandato de dois anos.
Dos 101 sócios, 97 compareceram e livremente elegerão FRANCISCO ÉDIO DE SOUSA da chapa 2, obtendo 54 votos contra 43 da chapa 1, que tinha a frente FRANCISCO RAFAEL SOBRINHO.
A posse da nova diretoria está marcada para a próxima sexta feira.

50 anos

ZÉ IVAN E DONA OSMARINA COMEMORAM BODAS DE OURO
Em grande estilo o casal José Ivan de Oliveira e Osmarina Ales recebem seus amigos e familiares no Kikos Buffet  esta noite para comemorarem juntos os cinquenta anos de comunhão.
A sua numerosa prole encherá os salões de harmonia e alegria... Todos sabem do orgulho que sua família sente desse velho alcaide de personalidade forte, palavra, retidão e  boa  conduta.
O casal sentir-se-á honrados com todos àqueles prestigiarem esse momento único. 50 anos é muita história, união e carinho.
Parabéns ao casal José Ivan e dona Osmarina, que possamos comemorar juntos sempre!

Disputa

CHICO RAFAEL X ÉDIO NA DISPUTA PELA ASSOCIAÇÃO DOS MOTORISTAS
Dois motoristas associados a AMPROTAB acirram a disputa durante todo o dia de hoje. Apenas duas chapas concorrem a sucessão da entidade que já contabiliza a sua terceira diretoria desde a fundação. São 100 (cem associados) que podem votar no pleito. Édio de Sousa é um dos antigos motoristas da praça de alternativos e concorre pela a primeira vez,  já Chico Rafael é o atual presidente que vem tentando renovar seu mandato mostrando o que foi feito durante sua gestão.
A eleição terá inicio às 09h00 na sede da AMPROTAB situada na Rua Anselmo Leandro - centro de Baraúna e tem a frente dos trabalhos este blogueiro, um dos mentores da fundação da referida associação de classe.
Na presidência: Edson Barbosa que vem auxiliado por António Marcos, Edilson de Sousa e Erismar.

sexta-feira, 8 de abril de 2011


Encontro Pedagógico
No próximo sábado letivo (09/04/2011), às 13 horas, a escola Manoel de Barros,  estará realizando um encontro pedagógico com seus professores. A pauta do encontro é a seguinte:


Apresentação do Projeto de Reciclagem;
Execução do Ficai;
Resumo do atendimento aos professores e alunos;
Processo de Progressão e Reclassificação;
Calendário de Provas do 1º bimestre/Data de entrega das provas (de 11 a 15/04/2011);
Comemoração do Dia das Mães;
Festa Junina;
Elaboração de Projeto Folclore;
Proposta Curricular de Língua Inglesa (Rafaela com professores de Inglês)
 
 
 
 
 
 

Rancho do sabiá

NOSSA QUADRILHA PREPARA REPERTÓRIO E COREÓGRAFIA 
A equipe de comando da quadrilha junina "Rancho do Sabiá", vem ultimando preparativos para deixar seus brincantes pulando de alegria... Um repertório original, tema exclusivo, musicalidade e interação é a palavra de ordem de seus coordenadores João Paulo, Cleíson e Kallidja. Estes estão responsáveis para garantir um repertório à  altura.
Enquanto que, Abraão, coreógrafo da Lume da fogueira, quadrilha de Mossoró conjuntamente com  Johny e João Paulo já afinarão os passos  das coreografias que vem dando  o que falar. 
A Rancho do Sabiá tem uma responsabilidade ímpar com seus brincantes, harmonia e dedicação absoluta para assegurar o perfeito clima da sintonia. 
São 24 pares, 60 pessoas envolvidas diretamente nesse projeto audacioso que revitaliza a cultura e engrandece o nome de Baraúna nesses seus 30 anos de emancipação.

COMANDO GERAL 
Coordenação - JONHY - CLEILSON - PAULINHO - JOÃO PAULO
Produção - ERISVALDO - NARINHA - BRUNO 
Coreografias - ABRAÃO - KALLYDJA E JOÃO PAULO
Finanças -  CLEISON E GRAÇA BARBOSA
Eventos e Marketing - EDSON BARBOSA 
Repertório - CLEÍLSON  e KALLYDJA
Animação - TONICO NASCIMENTO DE MOURA MARTINS (apresentador)
Regional - ANTONIO - NARA - EDIMUNDO e PAULO
Figurino - RAIMUNDO CLAUDINO (sec. de cultura de Tabuleiro - CE)

APOIO INSTITUCIONAL
MPE - Marca Produções e Entretenimentos



De volta

PREFEITO RETORNA DE BRASÍLIA APÓS MARATONA EM MINISTÉRIOS
O prefeito Aldivon Nascimento(PR), não tem se cansado de percorrer os corredores dos ministérios em busca de convénios, parcerias e ajudas para Baraúna. A maratona é salutar devido a persistencia na tentativa de atrair recursos e colocar Baraúna mais adiante, estruturada e capaz de acompanhar seus crescimento no dia a dia. 
O município tem caminhado no rumo certo, os avanços são patentes, as obras sempre presentes, mas, tudo isso requer visão de futuro, afinidade politica, transito livre nos gabinetes e ainda percepção para atrair investimentos em obras estururantes, saúde, educação e muito mais...
"Tenho procurado dá celeridade as ações em favor de Baraúna. Um gestor que se preza  tem que sair do gabinete e buscar meios para que o município ganhe mais e a população seja beneficiada". Assegura Aldivon,

Direito de Resposta

ADJANO REFUTA POSTAGEM E APELA PARA DEFESA
O suplente de vereador do PMDB, Adjano Bezerra, invoca o direito de resposta nesse blog dizendo prejudicado com a postagem editada pelo o "Baraúna em Dia", e para tal refuta informação passada retratando-se de acordo com colocações abaixo:
  1. Afirma que foi a Câmara e chegando na secretaria por volta das 11h00, os funcionários estavão orientados para não receber  o pedido da vereadora;
  2. Encontrou-se na Câmara com o contador Izáu Barbosa o orientando a reconhecer firma da assinatura do documento;
  3. De posse do documento em mãos, mesmo assim, foi negado o recebimento mais uma vez;
  4. Foi ao correio onde trabalha o Sr Presidente da Casa, Adauto Neto, e lá o deixou falando só, retirando-se do local;
  5. Ainda chegou a solicitar o registro em AR com o funcionário do correio direcionando o documento ao destinatário;
  6. Reclamou que a Câmara não vem cumprindo seu expediente, o qual entende ser o horário das 08h00 às 12h00, sendo que  ao procurar antes deste horário a casa se encontrava fechada;
  7. Não teve intensão em momento algum destratar o Sr Presidente e muito menos seus funcionários, o que desejaria era apenas entregar o referido pedido e nada mais;
  8. Sentindo-se prejudicado pelos desencontros e desatenção, ligou com rádio e desabafou sua indignação;
  9. É seu desejo assumir na forma da Lei conforme destaca LO e o Regimento Interno, já que é seu direito de vereador suplente;
  10. Lamenta a falta de atenção, discordando literalmente da atitude deste poder;
  11. Quanto ao megafone usará se não lhe derem o direito de usar da palavra;
  12. Assegura que na sessão de quinta feira se encontrará pronto para assumir e estará de posse de um mandato de segurança que garante seu direito;
  13. Não aceita imposições, o pedido de Ritinha garante ser legitimo e não carece  de apreciação do plenário ou de convocação posterior - lembra Adjano;
  14. Exige deste blog a verdade e nada mais, que não deixe transparecer que está retornando ao mandato para desrespeitar a casa e seus vereadores;
  15. Que fique claro o respeito e liberdade de expressão. Sua defesa não pode ser interpretada com um acinte ao Legislativo;
  16. O Ministério Público foi procurado devido terem lhe cessado os seus direitos como edil e representante do povo;
  17. Que os colegas possam compreender que o Legislativo nada mais é do que a casa do povo.
Assim, espero a publicação neste teor, deixando certo que a amizade jamais deve ser confundida com os poucos interesses polítiqueiros. Espero a atenção e o carinho de todos.
Desta forma, colega vereador e blogueiro acredito na democracia plena onde o cidadão tenha vez e voz. 
                                                                                     Um abraço,

ADJANO BEZERRA DA COSTA - Suplente de vereador pelo PMDB de Baraúna/RN



Ação positiva

AGENTES JUDICIÁRIOS DE PROTEÇÃO         INTENSIFICAM TRABALHO EM BARAÚNA 
O Poder Judiciário  local,  em parceria com a Comarca de  Mossoró , no sentido de manter parceria de colaboração diante dos trabalhos dos Agentes Judiciários de Proteção deste município, onde tem a frente como Coordenadora Rocileide Cortez de Azevedo, única Agente Judiciário do Municipio.
Neste trabalho uma equipe de Agentes de Proteção da comarca de Mossoro, composta por 12 agentes Judiciarios  realizaram o trabalho de praxe dos Agentes de Proteção, tendo a frente a Assistente Social: Marileide Franco
A fase inicial desta ação teve inicio na útima sexta feira,  dia 02 de abril de 2011, e terá outros dias de trabalho em conjunto, visando assim em conjunto, coibir estabelecimentos que estejam em desconformidade com o Alvará Judicial.
O trabalho deu-se em virtude da grande vulnerabilidade que estar exposta as crianças e adolescentes neste municipio, onde presencia-se adolescentes na prostituição e no uso de entorpecentes que causam depencia física, o que vem a elevar a preocupação das autoridade locais, até mesmo das autoridades da Comarca de Mossoro.
O trabalho teve apoio das Comarcas de Baraúna e Mossoró – RN, Policia Militar, Grupo Tatico De operações da cidade de Mossoro – RN – GTC, tendo a frente o tenente Costa e o Sargento Azevedo, também teve o apoio da Secretária Municipal de Assitencia Social e Cidadania, que tem a frente a Secretaria Nubia Bezerra e de Comerciantes Locais.
O trabalho teve um resultado bastante positivo em nosso município, onde foram apreendidos vários adolescentes  até mesmo de outros estados, e que OS AUTORES pela pratica delituosa estão sendo responsabilizados judicialmente, e todos os adolescentes foram entregues aos seus responsáveis legais, mediante a assinatura do termo de entrega e responsabilidade.


quinta-feira, 7 de abril de 2011

FRENTE PRIORIZA CRIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA

A Frente Parlamentar Mista da Cultura, relançada pela Câmara dos Deputados, e que tem a deputada federal Sandra Rosado-PSB como coordenadora do grupo no Rio Grande do Norte, vai priorizar a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 416/2005 que cria o Sistema Nacional de Cultura. A PEC recebeu parecer favorável da deputada Sandra Rosado, relatora da proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e depende agora de aprovação no plenário da Câmara. “Não basta apenas garantir o acesso aos bens culturais. Cabe às políticas públicas, nos seus diversos níveis, criar condições para a organização de sistema de gestão da cultura; e é o que se defende a PEC proposta”, explica Sandra. No evento de lançamento da Frente Parlamentar da Cultura, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, disse à deputada Sandra Rosado que a aprovação da PEC do Sistema Nacional de Cultura também como prioridade de sua pasta.

Em guerra

Adjano quer assumir cargo de Ritinha com megafone e tudo...
ADJANO BEZERRA SE DIZ PREPARADO PARA ASSUMIR VAGA DE RITINHA
A sua disposição em assumir a vaga de Rita Bezerra(PMDB) se esbarra quando chega de surpresa e exige sua imediata posse, enfrentando de cara a conduta administrativa adotada pelo o presidente da casa, Adauto Neto(PR), que tem sido cauteloso no trato da coisa pública.
Desde de ontem, o suplente procurou entregar o pedido de afastamento em horário fora do expediente, conforme assegura o presidente, por essa razão acabou criando um clima de acirramento entre ambos. 
Hoje a Câmara não realizou sessões  por motivo de falecimento da avó de um ex-vereador, daí, chega mais uma vez sem que a Câmara aprecie o pedido da vereadora. Robertão, considera que para dar ciência ao pleito é importante levar ao plenário e depois fazer a devida convocação do suplente. Adjano se diz inconformado com o gesto adotado pela casa e que recorrerá buscando seus direitos. 
Num gesto gozador adiantou que vem de terno e gravata na ´rocima quinta feira e com seu mega-fone para falar se caso o cortem a palavra, ou seja, quer esquentar o clima e criar gozações na casa, gesto repudiado pelos demais vereadores.

Mizu

Fábrica de cimento de Baraúna financia R$ 225 milhões com o Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste divulgou, nesta terça-feira (5), a contratação de financiamento no valor de R$ 255 milhões para a Mizu Cimentos, que está em processo de instalação no município de Baraúna, a cerca de 40 km de Mossoró. Realizada com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), a operação de crédito é a maior realizada pela instituição financeira com a indústria potiguar, nos últimos anos.

De acordo com o superintendente estadual do BNB, José Maria Vilar, "trata-se de projeto de grande relevância para o estado, tanto pela instalação da indústria em si quanto pelas empresas-satélite que deverão ser criadas em decorrência de sua implantação, gerando economias de aglomeração, crescimento econômico, novas oportunidades de negócios, trabalho e renda". Ele acrescentou que a assinatura do contrato está dentro de um contexto de atração de investimentos que vem sendo desenvolvido pelo Banco, representando a concretização de um esforço de mais de dois anos, envolvendo inclusive visitas aos investidores, em São Paulo.
De acordo com o diretor da Mizu Cimentos de Baraúna, José Antero dos Santos, o início da operação será ainda em abril, com potencial para fabricar 1,1 milhão de toneladas anualmente. O gestor explica ainda que existe um plano de investimento em três fases, envolvendo R$ 340 milhões em recursos, além dos R$ 370 milhões aplicados na instalação do projeto. “A terceira etapa elevará a produção para 3 milhões e 300 mil toneladas por ano. Em 2015, essa unidade terá, sozinha, uma capacidade maior que a instalada hoje em nossas quatro fábricas”, ressalta.
Todo esse cimento deve ser absorvido por demandas do Brasil, devido ao aquecimento do setor de construção civil, avalia Antero dos Santos: “Estamos apostando no mercado, que tem crescido com uma taxa de 10 a 15% ao ano, inclusive devido às barragens [de usinas hidrelétricas], Copa de 2014, obras de saneamento e parques eólicos”.

O diretor também lembra que uma das razões levadas em consideração para a instalação da fábrica no Rio Grande do Norte foi a existência, em Baraúna, de uma grande jazida de calcário, principal matéria-prima utilizada na produção de cimento. "É uma reserva para mais de 200 anos", informa.
Para escoar a produção do estado, serão construídos seis centros de distribuição no Nordeste, entre eles um em Natal. Atualmente, o grupo produz 2,76 milhões de toneladas de cimento nos municípios de Mogi das Cruzes (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES) e Pacatuba (SE).

Em período de construção, a indústria, que conta com apoio do Governo do Estado por meio do Proadi, gera cerca de 1.600 empregos diretos, dos quais a maior parte foi capacitada em parceria com Senai e prefeituras de Baraúna e Mossoró. “Começamos esse programa desde 2008 e já treinamos mais de mil jovens. Queremos aproveitar toda a mão-de-obra local”, disse José Antero dos Santos. No início do funcionamento, a fábrica contará com 200 colaboradores.
 
Por Pedro Carlos - blog

Comemoração

DIA 7 DE ABRIL - DIA DO JORNALISTA 

BRASILEIRO



O 7 de abril como Dia do Jornalista foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em homenagem ao médico e jornalista João Batista Líbero Badaró, morto em São Paulo, em novembro de 1830, por inimigos políticos. Entretanto, o Dia do Jornalista é também comemorado no dia 24 de janeiro, por ser a data do padroeiro da profissão, São Francisco de Sales, e no dia 29 de janeiro, como homenagem ao jornalista José do Patrocínio.




O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, aprática diária da inteligência eo exercício cotidiano do caráter.
Cláudio Abramo


Os jornalistas são os trabalhadores manuais, os 
operários da palavra. O jornalismo só pode
ser literatura quando é apaixonado.
Marguerite Duras

 
A sociedade que aceita qualquer jornalismo 
não merece jornalismo melhor.
 Alberto Dines
 
 
PARABÉNS JORNALISTAS!
PARABÉNS COMPROMISSO COM A VERDADE!
PARABÉNS!


Últimas postagens