quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O que precisa ser visto

CÂMARA PARTE PARA SEGUNDO BIÊNIO E POUCO DISCUTIU BARAÚNA

A nova gestão da casa de Leis precisa ser amadurecida e se ver voltada para os interesses da coletividade, esquecer as picuinhas politicas e avançar pata o futuro. Um presidente da Câmara é fundamental, aliás, é um poder que pode!
Nesta Legislatura a produtividade se resumiu em simples Indicações que quase não serve de nada. Requerimentos que apesar de aprovados pelo plenário não se tem respostas e nem destino... Projetos de Leis que a risca são importantes, mas, que na prática viram Leis para não serem cumpridas. 
Nerivan construiu a sede do
 Legislativo

Do ponto de vista da gestão da casa, o Poder Legislativo pelo menos deve manter boa relação com os seus pares, respeitar suas discussões e fazer valer o direito que tem como representante único e legitimo do povo baraunense.  Em outra esfera administrativa  é preciso que a casa esteja arrumada e pronta com todas as ferramentas para o bom desempenho dos edis, no entanto,  se observarmos a fundo, desde a gestão de Nerivan Cláudio,  a casa teve um marco fundamental que foi a edificação da sede que serve de orgulho até hoje. 
Marquinhos  ampliou e dotou a Câmara de estrutura
Passaram muitos dirigentes: Ritinha, Adjano, Marquinhos, Adauto e por ultimo Tértulo Alves, e dentre estes destacamos alguns avanços fora sua ampliação, aparelhamento da casa com móveis, som, cadeiras, bancadas e manutenção da estrutura. Agora não se pode esquecer da ousadia de Marcos Giovanni, que apesar de seus deslizes na condução do  poder, ele se destacou com a construção da ala para abrigar os  gabinetes, aquisição de
uma moto e um carro tipo doblô que serve até hoje. Adauto Neto,  instalou cada sala e ainda dotou de equipamentos  para a  sua melhor funcionalidade. Criou o plano de cargos  da casa e lançou o concurso que parou no ar após sua saída.
O atual presidente Tértulo Alves deu um visual novo a casa e pecou apenas por não ter reformulado o Regimento da Casa e implementar algumas emendas na  Lei Orgânica que carece  de ajustes legais, o presidente teve maioria e mesmo assim, deixou passar por despercebido o seu poder de fogo. 
O concurso  Público da Câmara e o portal da transparência ficarão para o próximo mandato. 

UMA NOVA GESTÃO PRECISA CUIDAR MELHOR DA CASA E DO SEU POVO 
Muitos temas que poderiam ser debatidos estão a revelia e se quer são lembrados por este poder. Cabe uma maior reflexão da parte de quem quer se meter a ser presidente pontos comuns e elementares:  Publicação das Leis reforma regimental, unidade da base, respeito e atenção igual, evitar intromissão do Executivo, rigor e maior fiscalização do bem público, fazer valer cada Lei aprovada, exigir atenção as indicações, respostas aos requerimentos aprovados e ainda tornar uma agenda com a sociedade sobre as audiências Públicas com assuntos que estão no esquecimento e que precisam serem revitalizados: 
Segurança, Pública 
Tráfico de drogas 
Caos no Transito
Mobilidade Urbana
Código Tributário
 Plano de Saneamento Básico 
Meio Ambiente
Saúde Pública
 Vigilância Sanitária
E a questão dos Recursos Hídricos do Município

CAPACIDADE E DEDICAÇÃO COM RESPONSABILIDADE
Não basta ser amigo da prefeitura, nem fazer os gostos da prefeita, a Câmara precisa de impor respeito aos seus pares. Ela é autónoma e capaz de melhorar a vidas das pessoas e da cidade. Tudo é uma questão de preparo e coesão dos vereadores.
Não cabe a intromissão, investidas financeiras e deixar a casa do povo aleijada. Os vereadores devem e podem entre si, saber quem melhor lhe representa no cenário politico. 
A Câmara precisa dizer a que veio e o que quer... Um dirigente precisa de ter um perfil comprometido com a Lei e valorize as questões sociais e ofereça sua força na defesa de uma sociedade justa.
Nomes que despontam devem ser atrelados ao firme principio de trazer a tona a discussão de uma Baraúna igualitária, comprometida om os avanços e de olho nos desmandos que por ventura existam. Zelar e honrar quem os elegeu...
Ente os que desfilam omo eventuais candidatos é preciso pacimonia e que cada um faça uma reflexão justa. Se o vereador não tem condição de fazer por sua casa, ele jamais fará por casa  de miguem Tenho dito!

QUEM QUER SER E DESTACA SEUS NOMES?
Quatro vereadores concorrem à presidencia da Câmara


O vereador Maninho é tido como o mais preparado e o melhor nome da situação. Ele é do PMDB contabiliza um apoio de sua base, o vereador Ailton Lopes(PV). A tendencia de seu grupo quer o vereador do PDT, Deivid Simão e despreza os demais, sendo que a força do executivo tende a  elegê-lo facilmente. 
Tertinho se prende na confiança da bancada oposicionista que tem o privilegio de deter bons nomes, mas, falta afinação do bloco. O vereador Adauto Neto quer retomar o Poder dada sua capacidade e desejo de realizar o que não deu tempo. 
Assim, Tertinho e Robertão precisam desarmarem os espíritos e ai,  dar um passo certo para vitória, do contrário serão submetidos
mais uma vez a derrota ou apostarem num nome fora do bloco, nesse caso o vereador Maninho.

DIFERENCIAL DESTA ELEIÇÃO 
O que se visualiza nesta eleição da mesa diretora não é apenas o cargo de presidente, e sim, o que pode se desenhar a partir de 2015, em caso de uma reviravolta nas questões jurídicas que sustentam Luciana Oliveira por liminar.

Cada um desses postulantes estão atentos e apostam nessa possibilidade, e em sendo assim, o presidente da casa pode se tornar de novo o prefeito interino como foi o atual presidente.  




O destino de Baraúna poderá está nas mãos de um vereador e não somos nós que escolhemos esse vereador para cuidar do município. É preciso muita calma nessa hora...



Nenhum comentário:

Últimas postagens