domingo, 10 de agosto de 2014

Saúde 43

Eduardo Jorge fez e fará mais pela saúde no Brasil


Um dos autores da legislação do SUS, o candidato do PV foi duas vezes secretário municipal de saúde de São Paulo.
Para o Partido Verde 43 saúde é coisa séria. A prova disso é que seu candidato ao Palácio do Planalto é o médico Eduardo Jorge. Quando era deputado, ele foi um dos criadores da legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), da lei que regulamenta o Planejamento Familiar no Brasil e da Lei dos Medicamentos Genéricos.

Em sua primeira passagem pela Secretaria da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, 1989, Eduardo Jorge teve a missão de implantar a estrutura prevista no SUS, mesmo antes que o sistema fosse regulamentado no Congresso Nacional. Ele criou também o primeiro Conselho Municipal de Saúde do Brasil, iniciando a descentralização.

Em sua segunda passagem pela secretaria, em 2001, criou os distritos de saúde, municipalizou as 200 equipes estaduais do Programa de Saúde da Família (PSF) e implantou mais 520 equipes. Expandiu as parcerias e trouxe de volta os trabalhadores da saúde que tinham sido deslocados para outras secretarias. Enfim, reconstruiu e trouxe de volta ao SUS a maior secretaria municipal de saúde do Brasil.

“O orçamento do PV para a saúde dará ênfase aos aspectos de educação para a promoção e prevenção, ensejando que as próprias pessoas assumam de forma autônoma e informada suas responsabilidades com a própria saúde e de suas famílias. E fazendo com que políticas públicas de outras áreas também assumam suas responsabilidades na atenção à saúde. A área de transporte, por exemplo, deverá reduzir a poluição provocada por veículos que usam diesel e gasolina e que andam desregulados. Na agricultura, na produção de alimentos orgânicos e saudáveis”, afirma Eduardo Jorge.

Nenhum comentário:

Últimas postagens