domingo, 9 de abril de 2017

Estrada do cajueiro

COMISSÃO É RECEBIDA PELO SENADOR DO CEARÁ
Marcos Antonio, Sandra, Edson, senador e Izabel 

Em meio ao um encontro do PMDB e Lideranças Politicas do estado do ceará que a comissão formada por vereadores de Mossoró e Baraúna, juntamente com representantes do Sindicato Rural, Conselho Fraterno e a UNECOB, estiveram presentes para entrega de um documento o qual solicita o empenho e o apoio do presidente do senado Eunício Oliveira (PMDB).
A articulação partiu do ex-vereador e membro da comissão que ha anos luta em prol da pavimentação, Edson Barbosa, se fez acompanhado de comitiva. 
A presidente da Câmara de Mossoró, Izabel Montenegro,e os vereadores Sandra Rosado e João Gentil encabeçaram a frente de Mossoró. Já o dirigente da Camará de Baraúna, Marcos Antônio, propôs contribuir nessa nova empreitada com os demais vereadores. Acompanhado de João Jorge, Raimundo do Poço Novo, Fabrício Carvalho e Nielinton Sandson, os vereadores consideraram importante a atenção do senador.
A intenção da comissão é mais uma vez tentar junto as autoridades para que se empenhem e definitivamente o governo federal pavimente a BR 437, estrada do cajueiro.


A LUTA QUE REMONTA DÉCADAS

A estória de luta pela pavimentação vem de décadas e que até o presente nada se concretizou em favor da estrada. A BR 437, foi federalizada ha quase vinte anos através do deputado Betinho Rosado. Desde então as esperanças dos moradores daquele trecho que cortam dois estados, o RN e o CE, mantem acesa as esperanças .
A então deputada Sandra Rosado foi uma das  que maios cobrou do governo, fora as promessas das duas ex governadoras que chegaram a garantirem a sua efetivação, Vilma de Faria e Rosalba CiarlinI.
O CONFRACIMB - Conselho Fraterno das Comunidades Integradas de Mossoró e Baraúna e a UNECOB - Unoão das Entidades Comunitárias de Baraúna, ambas representadas por Maurílio Santos e Edson Barbosa, tentam mais uma vez envolver novos segmentos para restabelecer uma nova missão em prol da estrada do cajueiro.
Nessa nova missiva as Câmaras de Limoeiro do Norte-CE, Baraúna e Mossoró se unem num só objetivo e já estão viabilizando novas audiências públicas no intuito de promoverem o envolvimento de mais autoridades nesta luta.

A ESTRADA SERÁ A REDENÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA CHAPADA DO APODI E O VALE JAGUARIBE. 

A pavimentação dos 94 km entre os dois estados é fundamental pela necessidade de promover o desenvolvimento socioeconomico da região, na fruticultura, industria da cal, o acesso a BR 116, a promoção de intercambio social e possibilidades no fomento do turismo, maior fluxo de escoamento da produção que assegura instalação de postos de combustíveis e aborta o exodo rural das famílias que vivem isoladas por falta de acesso.
Para os dois vereadores que convivem o dia adia na região, Raimundo do Poço Novo e Valdir do Surbubão, o primeiro de Baraúna e o outro do Limoeiro que representam o Poço Novo e o sessenta, duas comunidades situadas as margens da rodovia esquecida, falta dos governantes vontade politica. No entanto, apostam na força dos que fazem frente desta comissão e que podem sensibilizar o governo a concretizar esse grande beneficio.

O QUE A ESTRADA TEM DE CONCRETO
Nas ultimas mobilizações que envolveram os deputados João Maia e Henrique Alves do RN, o projeto de execução da parte do nosso estado ficou pronto pelo DNIT e a Licitação viabilizada em 2014 no trecho de 34 km, entre a BR 405 (Jucuri/Mossoró até a divisa na Baixa Branca/Baraúna), sendo que até agora a obra não começou, cabe ai, o empenho da classe politica do RN.
Já da parte do Ceará na mesma época o DNIT  ainda falava em realizar o projeto. A prefeitura de Tabuleiro, vereadores recorreram ao deputado Zé Airton(PT), que até hoje não sabemos a que pé está a situação.
Mesmo assim, o ceará chegou a realizar benfeitorias e todsa extensão de 46 km com terraplanagem, sinalização e serviços que facilitaram o melhor acesso. Num raio de 12 km o governo do estado pavimentou para garantir o trafego do setor industrial instalado no KM 60.

NOVA COMISSÃO SERÁ FORMADA EM PROL DA ESTRADA

Nesse novo contexto Baraúna e Mossoró adiantam os esforços para retomar discussões e debates, alem de tentar envolver a CDL Mossoró, Associação Comercial e ainda o poder Legislativo. A câmara de Baraúna, o sindicatos dos trabalhadores rurais com a UNECOB se unem para se associarem a Mossor´e Limoeiro do Norte-CE.
Nesse primeiro momento a comissão se reunirá para viajarem a capital federal para audiência com o presidente do senado, Eunício Oliveira. 
COMPOSIÇÃO :
MAURÍLIO SANTOS -CONFRACIMB
EDSON BARBOSA - UNECOB
MARCOS ANTONIO - Presidente da Câmara de Baraúna/RN
IZABEL MONTENEGRO - Presidente da Câmara de Mossoró
JOSÉ SALDANHA - Sindicato Rural
JUCIEL DIEGO BRAGA - Presiente da CDL/Baraúna
Vereadores de Mossoró: 
SANDRA ROSADO E JOÃO GENTIL
Vereadores de Baraúna:
RAIMUNDO DO POÇO NOVO
JOÃO JORGE
FABRICIO CARVALHO
NIELINTON SANDSON
Vereadores do Ceará:
Valdir Nunes - Limoeiro do Norte
Raimundinho da gangorrinha - Tabuleiro do Norte
Lideranças 
Francisco Verissimo
Alcides Pinheiro 
Divanize Oliveira 
Emagleyson Dantas
Sandro Bezerra
José Bezerra 




Nenhum comentário:

Últimas postagens