terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Destaque

Senador Paulo Davim fica entre os 20 melhores senadores do Brasil em Ranking da Revista Veja


A Revista VEJA publicou, em sua edição mais recente, pelo quarto ano o seu Ranking do Progresso, uma avaliação objetiva do desempenho dos senadores e deputados — que, sim, no conjunto, tratam o país com seriedade. "Recebi com surpresa a notícia, porque sei do trabalho de muitos colegas no Senado Federal, de extrema relevância. Mas, claro, fiquei muito feliz com essa colocação", disse modestamente o senador do Partido Verde. Ele foi o 19º dentro do ranking.

O senador Paulo Davim (PV-RN) assumiu a cadeira do então senador eleito, Garibaldi Alves Filho, em fevereiro de 2011, ocasião em que o eleito assumiu a cadeira de ministro da Previdência. Desde então, foram quatro anos de muito aprendizado e também de muito trabalho. Não é a primeira vez que Davim tem seu trabalho no Congresso reconhecido. Em 2012, Paulo Davim foi premiado no Prêmio Congresso em Foco, como um dos senadores que mais se destacaram na defesa da saúde pública. Em 2013, recebeu o Prêmio Personalidade Profissional de Medicina, conferido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) de São Paulo, também recebeu homenagens durante o Congresso Extraordinário Charles Damian, no Rio de Janeiro, naquele mesmo ano. E em 2014, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Dr. José de Alencar Costa, do Sindicato dos Médicos do Piauí.

Partícipe constante de discussões nas Comissões e Subcomissões do Senado, nos quais atuou como membro efetivo, em 2013 Davim foi o senador que mais apresentou relatorias. Ou seja, o senador que mais apreciou projetos de lei dos demais colegas no Senado, apresentado nas Comissões.

Enquanto propositor de projetos de lei e emendas, Paulo Davim focou em muitos momentos o olhar para o financiamento da saúde pública, sem que isso aumentasse os impostos para o contribuinte. Como por exemplo O PLS 313, que dispões sobre a destinação dos recursos (para a saúde) de premiação das loterias federais administradas pela Caixa Econômica não procuradas pelos contemplados dentro do prazo da descrição; ou o PLS 224, que altera a redação da Lei de Crimes Hediondos para incluir nessa tipificação crimes praticados envolvendo patrimônio, bens, valores e recursos públicos destinados à saúde. Já o PLS 633, acrescenta artigo à Lei do Estatuto da Criança e do Adolescente para prever o direito de pessoas cadastradas a informações sobre condenados por qualquer crime praticado com violência ou contra a liberdade sexual da criança ou adolescente. Dessa forma, poderia ser monitorado em todo o território nacional crimes contra as crianças, por meio de cruzamento de dados, além de poder ser traçado um perfil do(a) agressor(a). Foram mais de 20 Projetos de Lei do Senado apresentados por ele e 60 PLS relatados no período. Números que falam por si, sem contar com os inúmeros requerimentos e audiências públicas realizados pelo parlamentar do Partido Verde. "A concretização de um mandato legislativo é uma via de mão dupla. De um lado está o representante, do outro estão os representados. Após quatro anos de mandato, a trajetória percorrida desenha os passos do parlamentar ao encontro dos anseios e necessidades de sua gente", diz ele em cartilha que resume esses quatro anos.

Os eixos que serviram de parâmetro para a avaliação da Revista Veja dos parlamentares do Congresso Nacional são os seguintes:


Carga Tributária menor, mais simples e sem impostos em cascata
Infraestrutura (estrada, portos, aeroportos)
Combate à corrupção
Melhor gestão de gasto público
Sistema educacional universal e eficiente
Marco Regulatório claro e respeitado
Simplificação de regras e poda da selva burocrática
Governabilidade (relação entre os poderes)
Relações trabalhistas

Nenhum comentário:

Últimas postagens