quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Dep. Fernando Mineiro é autor do projeto

ASSEMBLÉiA APROVA PROJETO DE INCENTIVO AO FOLCLORE POTIGUAR
Os mestres do folclore potiguar ganharam um reforço na luta pela preservação da cultura popular. A Assembléia Legislativa aprovou terça-feira passada, por unanimidade, o projeto de lei "Patrimônio Vivo do Estado do Rio Grande do Norte", de autoria do deputado estadual Fernando Mineiro (PT).
O projeto prevê entre outros benefícios, o pagamento mensal de uma bolsa de incentivo que varia entre R$ 800 - para os mestres - e R$ 1500 - para os grupos ligados a alguma manifestação tradicional tocada no RN. Agora, a luta é pela sanção do projeto pela governadora Wilma de Faria. A proposta é uma adaptação de uma lei pernambucana que também financia os baluartes da cultura. Em contrapartida, tanto mestres como os grupos ficariam à disposição do Governo do Estado para apresentações e palestras em escolas ou eventos organizados durante o ano.
Autor do projeto, Mineiro se diz satisfeito com a proposta e conta que deve se reunir em breve com a governadora para sensibilizá-la a ratificar a decisão da Assembléia. "Lançamos esse projeto no dia do folclore, discutimos com a sociedade e os deputados aprovaram agora. Entrei em contato com os folcloristas Deífilo Gurgel e Severino Vicente, da comissão norte-rio-grandense de folclore e devo marcar para o próximo ano uma audiência com a governadora, levando eles e outros representantes da cultura popular do Estado para buscar a sanção do projeto", disse o deputado que acredita ser para o próximo ano, a entrada da lei vigor no RN.
De acordo com o projeto, uma comissão formada por membros da Fundação José Augusto, Conselho Estadual de Cultura e Comissão Norte-rio-grandense de Folclore ficará responsável por selecionar os mestres e grupos que terão que se cadastrar para receber a bolsa. "A idéia é dar o título de Patrimônio Vivo do Estado do Rio Grande do Norte a pessoas ou grupos que detenham conhecimentos ou as técnicas necessárias para a produção e para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular do Estado", explica.
Segundo o vice-presidente da Comissão Norte-riograndense de Folclore, Severino Vicente, no primeiro ano do projeto serão selecionados dez mestres ou grupos. A partir do ano seguinte, dois representantes da cultura popular receberão a bolsa. Ele aprova a iniciativa. "Vejo como uma das ações mais importantes da cultura popular do RN porque vem valorizar os nossos mestres da cultura popular, eles que guardam em sua memória uma cultura milenar repassada de geração a geração e que não tinham, como não tem, qualquer reconhecimento pelo muito que valem para nossa cultura. Vai contribuir para a auto-estima dessas pessoas", acredita.
FONTE: Site RN NOTICIAS

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou certo de que a união dos partidos chamados pequenos será de fundamental importância para os resultados do pleito que se aproxima. Amigo Edson, fique tranquilo pois aqueles que quiserem atropelar, poderão ter sérias decepções. Atentai para todos, nestes últimos meses pensarão que eram os bambas da política, andam de cabeça baixa e deverasmente pensativos.ABC/AL/JNC/MC, etc.

Últimas postagens