segunda-feira, 7 de abril de 2014

Turismo


Postado em  04/04/2014 - 05:31 - DE FATO
Furna Feia é incluída na rota de turismo da Costa Branca Potiguar
Baraúna por pouco ficou de fora do Pólo Costa Branca. Apesar do credenciamento disponível desde 2012, o município, detentor de 80% do Parque Nacional da Furna Feia, só foi habilitado dias antes do fim do prazo, há duas semanas. Com isso, Baraúna conseguiu inserção na rota oficial do turismo do Oeste, e se fortalece como destino turístico no interior do Estado.
A secretária de Turismo de Baraúna, Graça Barbosa, explica que a habilitação só foi possível devido à articulação de urgência na Secretaria Estadual de Turismo. “Procuramos a Secretaria e descobrimos que o prazo estava aberto há mais de um ano e prestes a ser encerrado. Então, de imediato providenciamos documentos e inserimos Baraúna no pólo Costa Branca”, conta.
 
Cavernas do parque Furna Feia: potencial turístico (fotos: Diego Bento)

       Planejamento resgatado
“Por pouco não perdíamos essa valiosa oportunidade. Mas, a partir de agora, o turismo de Baraúna passa a viver um novo momento e, fazendo parte do pólo Costa Branca, nos integramos às ações conjuntas para explorar o turismo ecológico e histórico no Parque Furna Feia”, explica Graça Barbosa, que prepara amplo planejamento para o turismo local.
 
Parque Furna Feia encanta por suas cavernas

       Potencial turístico
Com 8,4 mil hectares e 213 cavernas em seu interior, o Parque Nacional Furna Feia, localizado entre Baraúna e Mossoró, foi criado por decreto da Presidência da República em 5 de junho de 2012. Primeiro parque nacional do Rio Grande do Norte, alia conservação do meio ambiente ao turismo sustentável, gerando emprego e renda para os moradores da região.
Já o Pólo Costa Branca é o jargão turístico dado ao Oeste Potiguar. O nome é referência às paisagens da região, onde predominam dunas e salinas, com imensos morros brancos. Possui incrível contraste: de um lado, vegetação caatinga, repleta de xique-xiques e juremas. Do outro, o mar, dunas multicoloridas, falésias e quilômetros de praias praticamente desertas.

Nenhum comentário:

Últimas postagens