domingo, 14 de dezembro de 2008

ábado, 13 de Dezembro de 2008

ESTRADA DO VELAME
- Antes de tomarmos quaisquer medidas, por mais simples que sejam, devemos, foi o que nos ensinaram, ter senso crítico, para que possamos avaliar as consequências que refletirão nos outros.
- Sendo assim, um ato arbitrário de uma fábrica que, para muitos é a redenção de Baraúna, constrange moradores humildes das comunidades de Velame e Mato Alto, bem como vem atingindo sobremaneira, muitos que bem antes chegaram nestas terras e que também, a exemplo da grande empresa, vem gerando empregos e divisas para o município. Ou até mais um pouco.
- O fechamento de uma estrada secular, uma, não, são duas agora, pois fecharam uma que liga o município de Baraúna ao nosso vizinho estado do Ceará e uma outra que une Velame ao Mato Alto.
- Assim, a primeira impede o fluxo de pessoas que se deslocam para o vizinho estado, aumentando em mais de 8 kilometros para se ter acesso à Baraúna. Mais grave é a segunda estrada interditada, que, para os que moram em Velame, para chegarem ao Mato Alto, deverão certamente caminhar mais 24 kilometros.
- E tudo isso, afirmam os que mais se benefeciam desta ação, os grandes empresários, em nome do progresso. Progresso este que dizimou o estado de Santa Catarina, que vem acabando com a mata da floresta amazônica, não sendo diferente com a mata atlântica. E agora que estamos quase sem as florestas, certamente deverão ser fechadas estradas seculares, para dar lugar a crateras de pedreiras, feitas a base de escavadeiras potentes e muita dinamite. Haja ouvido e muita poeira nos olhos. Alerta geral!
Postado por Marcos Fábio às
13:28

Nenhum comentário:

Últimas postagens