domingo, 14 de dezembro de 2008

Educação de Baraúna precisa de um choque de gestão

A educação de Baraúna está gerando bandidos?



Quando muitos criticam os alunos de Baraúna em razão do ridículo e vexatório desempenho na avaliação do IDEB, que apontou a cidade como detentora do menor (ou pior) índice do Brasil, fico imaginando: quem errou? O Prefeito, por ser a autoridade superior do Município; o Secretário de Educação que foi delegado pelo Prefeito para conferir os resultados almejados pela Administração Municipal; o Diretor da Escola; os professores ou os alunos?

Minha convicção pessoal é de que a Educação de Baraúna precisa de um choque de gestão, de forma urgente. Equipe dirigente com pessoas novas, preparadas, com grande bagagem de experiência, com disposição para trabalhar e dar resultados reais. Uma equipe legitimada para acabar de vez com esse faz de contas. Para não dizer, contos de fadas.

Alega-se que a educação de Baraúna é estruturada. Não concordo. Ainda não é. O aparelho educacional (conjunto estrutura e serviços) de Baraúna é um manto de vícios agregado a uma politicagem barata que penaliza na ponta, o pobre do estudante.

Estruturar é dotar uma escola de condições físicas, metodológicas e de gestão, com foco no alcance do resultado. Construir escolas e equipá-las pode gerar "elefantes-brancos" sem utilidades, acaso não se adote políticas pedagógicas condizentes.

Ou o Prefeito Aldivon, alicerçado na obrigação de fazer (sob pena de incorrer no crime de omissão ou prevaricação) reverte essa situação nos próximos quatro anos (o elegemos para cumprir missões fáceis e difíceis) ou a Prefeitura Municipal continuará vergonhosamente entregando à sociedade cidadãos que terminam o ensino fundamental sem sequer saber ler, escrever e resolver operações básicas da matemática.

Prefeito, a "batata-quente" da educação está em suas mãos, sob seu controle e responsabilidade. Queremos resultados positivos. Esperamos que saiba descascá-la(com sua sapiência sempre voltada a gerar resultados) e, que não deixe Baraúna se envergonhar, novamente.

4 comentários:

Anônimo disse...

Edson, faça uma chamada com o link do blog http://blogdoberguinho.blogspot.com

Postarei matérias diárias. Forte abraço.

Anônimo disse...

Dizem que em Baraúna só tem rameras e vagabundos. E por que vocês ouvem isso ? Seria a educação ? Talvez né? A educação é a base de tudo.

Anônimo disse...

Educação não pode e nem deve ser discutida e pensada pelos blogs da vida, onde muitas vezes há inúmeros interesses ocultos.
O prefeito constitucional do municipio de Baraúna é Aldivon Simão do Nascimento, ao expor as vísceras da administração, leia-se, Educação, pela primeira vez o grande BERGUINHO perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado,esqueceu-se certamente que é integrante deste governo?. E se agora os que fazem a Educação resolverem quetionar de onde surgiu a brilhante idéia de não pagar o décimo terceiro integralmente?. Deve ser culpa do mordomo.Acorda Berguinho!Educação deixa prá quem é do ramo.

Anônimo disse...

Lamentavelmente a educação no município de Baraúna passa por situações melancólicas que já deveriam ter sido resolvidas há bastante tempo. Infelizmente,pelo pensamento pequeno e provinciano do prefeito que não dá autonomia plena a equipe da educação municipal para que possa agir tanto na parte de infraestrutura como na parte pedagógica, o município paga esse "mico" nacional". A politicagem barata, o controle ferrenho do "supersecretário Isoares" e a necessidade de agrupar os cabos eleitorais não permitirão fazer com que essa educação venha a sair desse nível subterrâneo a que chegou. Quem sabe numa próxima administração...

Últimas postagens