quinta-feira, 5 de maio de 2011


PARQUE DE FURNA FEIA DEVE SER 

CRIADO EM JUNHO



Ministra do Meio Ambiente deve anunciar em junho a criação do Parque Nacional de Furna Feia

A deputada federal Fátima Bezerra acompanhou na manhã de hoje (5/5) a reunião entre a governadora Rosalba Ciarline e a ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, para tratar da criação do Parque Nacional da Furna Feia, localizado entre os municípios de Mossoró e Baraúna. Na ocasião, a ministra adiantou que o governo federal pretende anunciar a criação do Parque na primeira semana de junho, quando também estará sendo anunciada a criação de outros parques, como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.
 
“O processo do Furna Feia já está bem adiantado e acho que será possível fazermos esse lançamento na data pretendida”, informou o presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Melo, que acompanhou a reunião. A ministra perguntou à governadora se havia algum impedimento para a criação do Parque, o que poderia atrasar a criação, e Rosalba Ciarline garantiu que não há nenhum impedimento. Serão enviados documentos ao ministérios, assinados pela governadora, pela Asssembleia Legislativa e pelas Câmaras Municipais de Mossoró e Baraúna mostrando a concordância desses órgãos com a criação do Parque.
 
Como forma de agilizar a criação do Furna Feia, a deputada Fátima Bezerra apresentou um requerimento na Câmara dos Deputados, a ser enviado ao Ministério do Meio Ambiente, solicitando a implantação do Parque. O documento já tinha sido enviado pelo mandato da deputada à ministra Isabella Teixeira. “É muito importante, ministra, que esse Parque seja criado, pois além de proteger uma área importante da caatinga, um bioma extremamente ameaçado, vai incentivar o turismo na região”, defendeu.
 
A reunião também foi acompanhada pela deputada federal Sandra Rosado (PSB/RR)

 Audiências Públicas

 Amanhã e depois serão realizadas audiências públicas em Mossoró e Baraúna para discutirem a criação do Parque. Amanhã (6/5),  a audiência será, às 8h, em Baraúna, no Auditório da Câmara Municipal; e no sábado (7/5), também às 8h, em Mossoró, no Campus Central da Ufersa. Participarão dos debates a Procuradora do Estado Marjorie Madruga, representando a Procuradoria-Geral do Estado e o Governo do RN; representantes do Ministério do Meio Ambiente e membros do Instituto Chico Mendes (ICMBios).
 
O objetivo das audiências é reunir a sociedade civil da região, para que ela conheça o projeto, aprovem e passem a colaborar com a criação do Parque Nacional da Furna Feia.

Assessoria de Imprensa
Pedro Filgueira - Rejane Medeiros - Zhamara Mettuza

Nenhum comentário:

Últimas postagens