quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Sessão da quinta, dia 05

PROJETOS DO EXECUTIVO SÃO REJEITADOS E DEVOLVIDOS
Maninho(PMDB) é presidente da Comissão
A Comissão de Orçamento e Finanças após analisar juridicamente o teor dos Projetos pendentes no Legislativo acabou por rejeitar quatro Projetos de Leis advindos do Poder Executivo:  Criação da Secretaria de Esportes, Consolidação do Distrito Industrial, Formação e Qualificação de Condutores de Veículos e Melhor Aluno visando intercâmbio. 
Apesar da importância de cada um, a comissão optou pela inconstitucionalidade das matérias e baseado na Lei, justamente por não haver dotação orçamentaria quando cria mais despesas, nomeia comissionados e ainda por cima sem um embasamento técnico convincente.
A comissão e o presidente da casa, Tértulo Alves foram buscar sustentação junto ao jurídico da casa que deu o aval seguro dessa medida. 
O parecer da Comissão foi contrário aos Projetos e ainda no plenário obteve mais apoios dos edis. Sendo que apenas Flávio Matias e Gisele Romão foram votos vencidos, mesmo assim argumentaram o fato.
Com o parecer contrário e a derrubada em plenário, estes Projetos  serão devolvidos e pelo menos um ano não podem retornar à casa.

CÂMARA TEM PAUTA CONCORRIDA EM SESSÃO
Demonstrando bastante disposição e interesse é que o Legislativo vem surpreendendo cada vez mais. Antenados, cada vereador desponta muita competencia para fazer acontecer.
Na sessão desta quinta, foram cerca de trinta matérias em pauta:
  • 13 PL - PROJETOS DE LEIS DO LEGISLATIVO;
  • 04 PL - PROJETOS DE LEIS DO EXECUTIVO;
  • 07 - INDICAÇÕES;
  • 01 - REQUERIMENTO;
  • 03 - TRÊS EMENDAS;
  • 01 - MOÇÃO DE  CONGRATULAÇÕES 

EVENTO GOSPEL RECEBE RECONHECIMENTO DOS VEREADORES

O poder Legislativo que aprovou a Lei idealizada pelo seu presidente, Tértulo Alves, foi competente ainda mais por reconhecer a importância que foi e que será o Expo Gospel para o povo cristão. O vereador Flávio Matias(PR),  foi o autor da moção de apoio ao evento por entender o seu valor. O vereador reconhece que em Baraúna nunca havia tido um evento dessa magnitude e parabenizou o seu autor pela iniciativa e organização. 

RUBERLANDIO QUER ACABAR COM PRESSA DO EXECUTIVO

É comum no parlamento o prefeito se valer da prerrogativa para empurrar matérias às pressas em forma de pedido de urgência, evitando maiores discussões dos projetos e até muitas vezes sem deixar melhorar ou amparar a matéria. 
Para o vereador sua emenda por resolução ao Regimento Interno tira essa prerrogativa imediatista e dar tempo para que o Legislativo aprecie sem ter que fazer tudo a queima roupa. 
Se o prefeito quiser assim encaminhar seus projetos com pressa ele tem até oito dias para entregar na secretaria da casa, e ai, os vereadores terão tempo para analisarem se devem ou não, manter essa urgência sem discussão. 


Nenhum comentário:

Últimas postagens