quinta-feira, 5 de julho de 2012

Conquista

PROJETO TORNA OBRIGATÓRIOS A REMUNERAÇÃO E OUTROS DIREITOS AOS CONSELHEIROS TUTELARES

O plenário do Senado Federal aprovou, na tarde desta quarta-feira, 4, um projeto de lei que torna obrigatórios a remuneração e o pagamento de direitos trabalhistas aos conselheiros tutelares.
Pela proposta, relatada pelo senador Gim Argello (PTB-DF) e que segue para sanção da presidente Dilma Rousseff, os conselheiros devem receber remuneração (definida pelo município), cobertura previdenciária, ter acesso a férias (com acréscimo de um terço no salário), licenças maternidade e paternidade e gratificação natalina.
Hoje essa remuneração não é obrigatória.
O projeto ainda unifica a data para a seleção dos conselheiros (primeiro domingo de outubro do ano seguinte à eleição presidencial) e aumenta o mandato do conselheiro de três para quatro anos.
No caso do Distrito Federal, o projeto estabelece que cada região administrativa (conjunto de bairros em que se divide o DF) também deverá ter um conselho tutelar.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, todo município deve ter pelo menos um conselho tutelar, composto por cinco membros escolhidos pela comunidade. O conselho é um órgão autônomo, que tem o objetivo de zelar pelos direitos de crianças e adolescentes. (Com informações da Folha Online).

Nenhum comentário:

Últimas postagens