sábado, 10 de agosto de 2013

Bem pior

                                  image
IDH DE BARAÚNA  EM BAIXA CONFORME PREVÊ A ONU
A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

O IDH vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de 0, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de 1, melhor. Parra o cálculo do índice são considerados os indicadores de saúde, renda e educação.

O IDHM de Baraúna é de 0,574. Distribuídos assim: Longevidade 0,756, Renda 0,562 e Educação 0,446. Com esse índice Baraúna-RN ficou com baixo Desenvolvimento Humano.

Dos 5.561 município brasileiros ocupamos a posição: 4764. Estamos melhor apenas de 797 municípios.

Consulte o índice do seu município AQUI.


O que é IDH?

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.

Desenvolvimento Humano e IDH
A abordagem de desenvolvimento humano olha para as oportunidades e capacidades das pessoas.

O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser.

Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. A renda é importante, mas como um dos meios do desenvolvimento e não como seu fim. É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano.

Nenhum comentário:

Últimas postagens