terça-feira, 17 de dezembro de 2013

No Ministério dos Transportes, deputado José Airton pede agilidade na construção da Ponte JK em Aracati e de rodovias do estado do Ceará

Foto Ministerio dos Transportes
Deputado ZÉ Airton com o ministro dos Transpórtes
O deputado José Airton (PT-CE) esteve , nesta quarta-feira (6), com o ministro dos Transportes, César Augusto Rabello, para tratar do término da construção da Ponte JK em Aracati e a duplicação até a fronteira com o Rio Grande do Norte; da duplicação e recuperação da  BR-222 ( Km 11 Caucaia  a Km 35 Pecém/Croatá) e o asfaltamento da BR-437 Tabuleiro do Norte/CE (Estrada do Cajueiro). A reunião foi acompanhada pelo secretário de Gestão, Miguel de Souza.
 O deputado destacou para o ministro a urgência de agilizar a conclusão da ponte sobre o Rio Jaguaribe (Ponte JK), que já se transformou em uma “saga”, pois vem sofrendo várias paralisações desde 2002 quando teve início o projeto. A última ocorreu em março de 2012, e até agora, as obras estão paralisadas.
Segundo informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), apresentados por César Rabello, o motivo é a recisão contratual, que já foi analisada pela Coordenação Geral de Custos de Infraestrutura de Transportes do órgão (CGCONT) e o processo encaminhado à Procuradoria, que tem até o  final deste mês para emitir um parecer.
Outra pendência para retomar as obras é a finalização do orçamento, devido a preços novos. A previsão é que a Coordenação Geral de Custos de Infraestrutura de Transportes (CGCIT)  envie o relatório à Superintendência do DNIT no Ceará até amanhã (7). Assim, o edital de licitação poderá ser publicado na semana de 18 a 22 de novembro.
“ Este é um assunto que está sendo visto atentamente. Vamos desenrolar isso. O Miguel vai acompanhar todo o processo”, enfatizou o ministro dos Transportes.“É uma obra que vem se arrastando há muito tempo, ninguém acredita que vá ser concluída, por isso, a inauguração deve ser com uma grande festa”, concluiu o deputado.
Com relação a recuperação e duplicação da BR-222, que já está em andamento e vai até a entrada do distrito de Pecém/CE, a solicitação de José Airton é que haja uma extensão da duplicação até Croatá, onde existe um fluxo grande de veículos O projeto já foi formalizado.
O secretário de Gestão do Ministério dos Transportes, Miguel de Souza, esclareceu que para fazer a extensão  deverá ser feito um pedido de aumento de meta, além do  estudo de viabilidade técnica e econômica, pois a obra de extensão dos 15km previstos deve ficar orçada em cerca de R$ 60 milhões.
Sobre a pavimentação da BR-437(estrada do Cajueiro) vai ser feito o estudo do projeto executivo e a previsão de publicação do edital de licitação é que seja ainda este mês.

Nenhum comentário:

Últimas postagens