terça-feira, 28 de junho de 2011

Valeu a pena!

I FESTA JUNINA DE BARAÚNA LEVA CENTENAS À PRAÇA

Fonte: ASCOM/PMB 

A Prefeitura Municipal de Baraúna realizou através da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, a primeira edição da Festa Junina de Baraúna (I FEJUB). O evento reuniu milhares  de pessoas no Arraiá da Praça pr durante os dias 24 e 25. A organização avaliou positivamente o resultado da primeira Fejub, que teve apresentação de quadrilhas de toda a região e várias atrações musicais.


Shows na praça matriz atraíram centenas de pessoas nas duas noie
Até então, a festa junina de Baraúna limitava-se a algumas manifestações individuais realizadas por escolas ou outras instituições ligadas ao Poder Executivo. “Dessa vez decidimos reunir todas as apresentações e fazer uma festa bonita para o povo de Baraúna”, explica Graça Barbosa, secretária municipal de Turismo e Lazer.
As apresentações de quadrilha começaram a partir das 19h. Cada noite, grupos diferentes tiveram a oportunidade de se apresentar a centenas de pessoas e mostrar todo o trabalho que vinha sendo desenvolvido há meses e até mesmo há anos, como é o caso da quadrilha Espinho do Sertão, que tem três anos de formação e muita superação.



Quadrilhas prenderam a atenção do público com belas apresentações

Maria Madalena, organizadora da quadrilha, lembra das dificuldades que enfrentou para montar a apresentação e ressaltou a importância de ações como essa, que resgatam a cultura e dão oportunidade para os jovens. “Somos de uma comunidade muito pobre, que não tem lazer. Todo mundo participa. Pais e filhos juntos”, frisa Madalena.
Cada quadrilha, à sua maneira, trouxe apresentações que contagiaram o público. Uma das que mais atraíram aplausos foi a quadrilha Rancho do Sabiá, que conta justamente a origem do município. Das 12 quadrilhas que se apresentaram, só três não eram da cidade - eram de Apodi, Governador |Dix-Sept Rosado e Felipe Guerra.

Cada grupo abordou a cultura regional de uma maneira diferente
As apresentações atraíram centenas de pessoas, principalmente crianças e idosos, que geralmente não participam de eventos noturnos. É o caso da dona Ozenir Pereira, que levou dois netos para assistir as quadrilhas. “É muito lindo. Vim aqui só pra assistir as quadrilhas. É bom pra família vir e se divertir”, destaca Ozenir Pereira.
De acordo com a professora Ana Meire Morais, a realização da primeira Festa Junina de Baraúna deve ser encarada como uma forma de resgatar a cultura do município, que por muitos anos foi esquecida pelas administrações que passaram. Ela lembra que esse tipo de atividade interfere positivamente no desempenho dos alunos.
Para Geraldo Barbosa, que tem 80 anos e foi homenageado no evento como filho do primeiro morador da cidade, presenciar ações como essa que resgatam a cultura de Baraúna e várias outras que vêm sendo feitas nos últimos anos, “é uma realização”. “Nasci e me criei aqui e nunca vi isso. A cidade mudou muito com Aldivon”, enaltece.

Prefeito Aldivon quando fazia a abertura oficial da I Festa Junina de Baraúna
O prefeito Aldivon Nascimento, que foi elogiado durante todo o evento pela maior parte das quadrilhas que se apresentou, mostrou-se satisfeito com o resultado da I Fejub e prometeu à população que pretende investir ainda mais na cultura. Segundo Aldivon, a próxima edição da Fejub terá mais atrações e mais apresentações. “Será ainda melhor”.

Banda Magnatas Turbinados, de Baraúna, teve a oportunidade de se apresentar

QUADRILHAS JUNINAS
Primeira noite, dia 25:
Tico Tico no Fubá – Baraúna
Espinho do Sertão – Baraúna
Pisadinha – Baraúna
Renascer do Sertão – Apodi
Pé na Roça – Baraúna

Segunda noite, dia 26:
 Só nós e ninguem mais - Riacho Grande
Pinguços – Baraúna
Rancho do Sabiá - Baraúna
Rocinha – Baraúna
Levanta Poeira – Felipe Guerra
Bacanas do Amauri – Baraúna

ATRAÇÕES MUSICAIS
Primeira noite: Forró Magnatas Turbinados (Baraúna)
Segunda noite: Jogo de Cintura (Mossoró)

Aldivon Nascimento entregando placa de homenagem às quadrilhas...

... assim como Isoares Martins, engenheiro e empresário

Secretária Maria Madalena (à esq) também entregou homenagem

Vereadora Neusa Oliveira após entregar homenagem a membro de quadrilha

Graça Barbosa, secretária de Turismo e Lazer, também entregou homenagem

Nenhum comentário:

Últimas postagens