sábado, 28 de março de 2015

20h30

A HORA DO PLANETA

A iniciativa faz parte da A Hora do Planeta, um movimento que tem como objetivo incentivar as pessoas a compartilharem as oportunidades e desafios da criação de um mundo sustentável.
A Hora do Planeta pede que as pessoas, empresas e governos tenham responsabilidade pessoal por seu impacto sobre o planeta e façam mudanças comportamentais para facilitar um estilo de vida sustentável.
Desligando suas luzes por uma hora, neste sábado (28) você está reconhecendo e celebrando o seu compromisso de fazer algo mais para o Planeta.
Não fique de fora dessa iniciativa!

quarta-feira, 25 de março de 2015

Deu no blog de Wilson

CRECHE EM BARAÚNA TEVE O FORNECIMENTO DE ENERGIA SUSPENSO

É lei

COMERCIO NÃO FUNCIONARÁ MAIS AOS DOMINGOS
A prefeita Antonia Luciana do PMDB,  decretou o fechamento do Mercado e do comércio local a partir do dia 05, a iniciativa se deu pela necessidade  dos empresários em deixarem de funcionar aos domingos. 
Parte do comercio já vinha fechando suas portas desde a ultima mobilização a qual teve meu apoio quando vereador, sendo que desta feita precisava que o mercado fosse fechado para que todo comercio que circunda em sua área fechasse tamnbem. 
Os feirantes que vem de outras cidades se beneficiavam sozinho co comercio local, a renda seria toda levada para fora daqui e para o comercio local apenas o trabalho de se manter aberto.
Além do mais a classe funcional exigia não trabalhar aos domingos e  sem contar que os empregadores estavam sujeitos a multa por conta do feriado. 
Para Bebé Queiroz da rede de supermercado a mediada foi acertada, já não tinha omo manter os domingos, estava oneroso e sem retorno.
Diego Braga da CDL, considera a medida oportuna já que os comerciantes queriam o amparo da municipalidade e a prefeita foi sensível e acabou acatando a reivindicação da classe. 

PONTO DE VISTA
Se a prefeita que tem sofrido criticas constantes por sua administração, taí, uma decisão acertada de sua parte. Ando no comercio e sentia que o comerciante como os comerciários estavam cansados de terem que trabalhar aos domingos por conta da feira livre. 
A prefeita acertou e não tem essa de que acaba a tradição e que o povo perde, pelo o contrário, a feira aos sábados terá maiores promoções e estimulo a todos. 

É notícia

O FIM DAS COLIGAÇÕES PROPORCIONAIS 

Senado Federal aprovou nesta terça-feira (24) a Proposta de Emenda Constitucional que acaba com as coligações nas eleições proporcionais. Como a PEC foi votada agora, já estará valendo nas eleições municipais de 2016, alterando todo o cenário eleitoral.
A Proposta acaba com o chamado “Efeito Tiririca”, ou seja, impede que os partidos se agrupem para obter um grande somatório de votos, elegendo seus candidatos a partir do chamado quociente eleitoral. Agora, o cenário político é outro, bem diferente.
Os partidos terão de lançar chapas fechadas, elegendo suas bancadas a partir da votação nominal obtido por cada um de seus candidatos. Quem tiver mais votos, conquista o mandato, o que convenhamos, é um processo muito mais democrático.
Nada de candidato proporcional (vereador, deputado estadual e federal) pegar carona nos votos alheios, elegendo-se com uma votação ínfima por causa do tal injusto quociente eleitoral.  Agora, se elegerá quem de fato tiver mais votos nas urnas.
De quebra, a PEC ainda põe fim a negociata de apoios políticos entre os grandes partidos e as chamadas “legendas de aluguel”. A proposta é justa. E muito oportuna.


sexta-feira, 20 de março de 2015

Luciana sem defesa

ADJANO DEVE DEIXAR A CÂMARA E REASSUMIR PASTA NA PREFEITURA

Sua passagem meteórica no Legislativo serviu para alinhar discursos e defender Luciana,  que doravante fica sem combatente.

O pouco tempo que passou nesse curto mandato foi o suficiente para passar a  lição aos colegas da situação de como proceder em defesa do frágil governo Municipal. Nos debates o vereador acabou na retaguarda fazendo passar o que a prefeita tem feito e vem fazendo mesmo anomicamente. 
O líder do PMDB, Adjano Bezerra, teve que sair das Finanças e assim sacudir um poucos os discursos em favor da gestão de Luciana Oliveira.
A mensagem deve ter servido como lição, pois, mesmo com a maioria naquele poder a oposição acaba combatendo duramente o atual quadro.
Com a saída do suplente, está quase certa o retorno de Joãozinho da Aroeira, que é hoje o titular da pasta de Turismo e Lazer. 
Algumas manobras para abortar os debates vem sendo feita através da Mesa Diretora, que no "Imbromation" vai cozinhando o tempo do segundo expediente e dai, falta espaço para acalorar mais os debates.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Baraúna de todos nós!


Fábrica de cimento Mizu
Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças 
Catavento instalado e, 1935- Vertentes




FOTOGRAFIAS: Marquessoel de Castro

quarta-feira, 18 de março de 2015

Confiança

LOJISTAS ACREDITAM QUE PREFEITA ATENDERÁ CATEGORIA 
Ontem, a prefeita Antônia Luciana, recebeu em seu gabinete uma comissão de empresários capitaneada pelo o presidente da CDL - Camara dos Dirigentes Lojistas de Baraúna, Diego Braga, que foi apresentar ao executivo as justificativas para que o comercio seja fechado aos domingos. 
De posse de uma baixo-assinado, onde mais de 80% apoiam a iniciativa, inclusive os cliente em sua maioria fembem foram consultados. 
Para Diego a reunião foi fundamental e se sente otimista dada a garantia que a prefeita externou diante de todos os presentes. 
A prefeita pediu para que dessem o prazo para até sexta feira vindoura, onde deve publicar decreto e ainda tornar oficial a medida. Asim, só depois dessa decisão saberemos a data que passa a vigorar o fechamento comercial. 
A pretensão é que logo seja ratificado esse desejo conjunto dos comerciantes e comerciários, a feira passe a ocorrer aos sábados em acordo com os produtores e a sociedade. 

Palácio em chamas II

HABITAÇÃO SOCIAL DEVE SER DESOCUPADA 
Sem nenhuma importância no atual governo e sem perspectivas de atuação futura, a pasta de Habitação Social, tem sido ocupada simplesmente pelo acordo politico e nada mais. A exemplo vem sendo a secretaria de Turismo e Lazer, ambas não dizem a que vieram.
Desde que a prefeita Luciana Oliveira(PMDB), assumir nem tem dado conta dos que cada secretaria representa, sabe-se apenas que o poder executivo vislumbra  as pastas que detêm "grana" e muita, como é o caso da Saúde, Educação e Ação Social. 
As demais quase não funcionam, e algumas nem sala tem. Os comissionados se batem nos corredores, isso quando vão a prefeitura.  Este ano ano a prefeita já nomeou mais de cem cargos comissionados, a maioria estranhos no ninho e em funções jamais vistas. 
A Habitação faz parte de acordo do PMDB, a absorve a filha da ex-vereadora Ritinha Bezerra. Sem culpa alguma,  Ana Fábia, não aparece pela prefeitura, e nem tem onde se instalar a bem da verdade. 
Por ultimo a própria já se dispôs de entregar a secretaria de volta para o atual vereador Adjano Bezerra, líder do partido. 

SUBSTITUIÇÃO À VISTA 
Um dos nomes que se apresenta a gosto de Adjano para a substituição é do Bacharel em Direito, presidente o PDT e atual presidente da Fundação de Cultura, Alexsandro Bezerra. 
A cooptação de Sandro se dar pela confiança e seu empenho na campanha até os dias de hoje, um fiel escudeiro e colaborador no governo,  mesmo no anonimato. 
Naturalmente tudo tem que passar pelo crivo do primeiro damo, Gilson Professor, que deve dar o OK, já que se imagina que nada depõe contra essa indicação justa.

Palácio em chamas

Denise Nascimento
DENISE PRETENDE DEIXAR PASTA DE AÇÃO SOCIAL
A SEMASC - Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania é uma das mais importantes pastas do governo Municipal, no entanto, alguns entraves persistem no emparramento de Projetos e Desenvolvimento na área Social. 
O gargalo não se deve a sua gestora, e sim, a forma em que se colocou perante o grupo que lidera. A ex-secretaria de Educação tem a incubencia de levar a frente ações que possam  desencadear uma série de mecanismos, como por exemplo, cursos, Assistência Jurídica, emissão de documentos e ainda doação de cestas básicas, enxovais e programas que visem o bem da Criança e o  Adolescente.
Sem perfil politico, e a secretaria faz questão de enfatizar isso, prefere assumir o lado técnico de profissional que é. 
Dada as circunstancias ´por justamente ficar a distancia do proselitismo, tem sido retaliada junto ao Palácio Francisco Bezerra Sobrinho, onde sua cabeça tem sido levada a premio. Nesse diapasão, Denise tem confessado sua vontade de jogar a secretaria pro ar, no entanto, tem ponderado pela persistência da prefeita em lhe sustentar até que arranje outro para lhe substituir.
A bem da verdade Denise goza de total confiança só que não aceita determinados comandos, não quer se prejudicar no futuro. É séria e já sem querer acabou se embrenhando no tão badalada compra dos livros da Educação. o qual vem sendo investigada a operação dessa compra via Ministério Público Federal.
Precavida prefere não aprofundar em certas situações que a politica lhe exige. O fato é que dentro da prefeitura, os comandantes maiores estão longe de aceitar sua posição firme.
Diante desse quadro, acredito que seria mais coerente cair fora bem antes do que se imagina,.

SUBSTITUIÇÃO À VISTA 
Essa pasta poderia bem cumprir seu papel no assistencialismo e dar notoriedade a quem comanda, como foi na gestão que marcou história e projetou o atual vereador Flãvio Matias, que cravou sua marca com competência e gestão. 
Se dependesse do gripo da prefeita a Ação Social já estaria nas maos de Maria José Bezerra, esposa do vereador Robertão que é do PR, mas ele não aceitoi o assédio. 
A prefeita pode emplacar seu irmão ´para assumir a SEMASC, que seria Rosan Soares,que já foi da Infraestrurura e atualmente é titular da Administração.  Nela Rosan teria mais mobilidade e recursos para operar e deslanchar projetos fundamentais, só que é outro que teme se enrolar e perder seu controle financeiro. 

domingo, 15 de março de 2015

Comemoração

Mossoró: os 163 anos de emancipação

A cidade já pertenceu a Apodi e, por último, a  Assu e hojen é uma das mais importantes do NE

O município de Mossoró celebra neste domingo 163 anos de sua emancipação política. A história mostra que em 15 de março de 1852, o então povoado de Santa Luzia de Mossoró eleva-se à condição de vila, a partir do Decreto Provincial nº 246. 

A medida estabeleceu a criação da Câmara Municipal, fazendo com que a vila se desvincula-se politicamente de Assú, formando assim um novo município.

De acordo com o historiador Geraldo Maia, o povoado de Mossoró esteve ligado politicamente ao município de Apodi até 27 de outubro de 1842, quando através da resolução nº 87, Mossoró passou a pertencer politicamente a Assú, ligação que perdurou por quase 10 anos.

O momento atual - Com cerca de 300 mil habitantes, Mossoró é hoje uma das cidades mais importantes do Nordeste e do Brasil, sendo a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Não obstante à sua força econômica e sua magnitude geo-política, Mossoró chega aos 163 anos com os problemas típicos das cidades em desenvolvimento. A violência urbana e o caos no trânsito são desafios a serem vendidos.

sábado, 14 de março de 2015

Nova zona

Instalada em Mossoró, 58ª Zona reúne eleitores de Baraúna, Tibau e da Serra

Mais uma Zona Eleitoral foi criada no Fórum Eleitoral Celina Guimarães. A 58ª Zona Eleitoral agregará os eleitores de três municípios: Baraúna, Tibau e Serra do Mel.

Dessa forma, as 33ª e 34ª Zonas Eleitorais ficarão responsáveis, unicamente, pelas eleições de Mossoró, o que certamente refletirá na agilidade dos trabalhos eleitorais.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Dia Nacional dos Animais


Todos contra um

OPOSIÇÃO SE UNE PARA DERRUBAR PREFEITA 

Embora a prefeita Luciana Oliveira(PMDB), tenha conseguido driblar a justiça e percorrer os caminhos das pedras para se manter no Poder, agora se depara com outra missão mais árdua, e não  tem sido fácil sustentar as manobras criadas pela base da oposição.
O grupo liderado por Isoares Martins(PR), outro pelos vereadores Divanise, Flávio e Robertão e de quebra correndo  por fora vem a pujança do ex-prefeito e ex-presidente da Câmara, Tertulo Alves (PMN), que trabalham fortemente para verem a derrocada da atual prefeita. 
O Ministério Público, tanto estadual como Federal, vem sendo abarrotado de ações e denuncias desses grupos.  Cada um com sua força querendo o fim do governo de Luciana. 
A prefeitura tem sido como um campo de areia movediça, quanto mais mexe mais se afunda em problemas. 

O que intriga é que por trás disso tudo está os interesses de cada um, sendo que o maior e ver o governo municipal ser despejado,  custe o que custar. 
O quadro nebuloso do município  é infestado de casos, os quais emperram e destroçam a máquina administrativa. A cabeça da prefeita Luciana deve está com um nó difícil de desatar. Tem realizado mais o jurídico de que o executivo. 
O que trás essa discórdia  é tão somente o "modus operandi" que se instalou na prefeitura: Poucas ações, falta de planejamento, gestão de mazelas e ainda a pressão popular e ainda as forças politicas que querem sua cabeça.
Nesse rolo compressor existem muitas apostas, algumas asseguram que a prefeita se mantem até seus altinos dias de gestão. Outras admitem sua queda por improbidade administrativa e já os mais céticos dizem que tudo não vai dar em nada. 
Dentro do governo Municipal há um desconfiada segurança, e ainda se garantem que em caso de improbidade, cai nas mãos do presidente da Câmara, Deivid Simão, que espera o poder de braços abertos. É tudo de casa. 
Enquanto a corrente de Isoares/Aldivom querem por tudo mostrar a justiça que Luciana não deu certo e retomar o cargo, acelerando assim, o julgamento do mérito junto ao TSE.

Poucos creem e daqui meu maifesto que em caso de um afastamento por todas as denuncias o vice prefeito sentaria por algumas horas na cadeira da prefeita, até que os demais se entendam numa queda de braço. Cada um querendo o Poder. 
Nas ultimas mobilizações de protestos temos visto pessoas mais ligadas a politica antagônica ao governo municipal. Isoares vem visitando e conversando  com os seus a cada instante, e ainda mais além, reunindo vereadores para somarem nessa guerra sem tréguas.

Alô! Baraúna...

Prefeituras tem até abril para apresentar Plano Diretor de Mobilidade Urbana

Os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes precisam entregar até o mês de abril o Plano Diretor de Mobilidade Urbana, em cumprimento à Lei 12587/2012. Nele é preciso estabelecer quais serão as políticas públicas que serão adotas pelas prefeituras de cada cidade para melhorias dos serviços de transporte público coletivo, infraestrutura urbana, acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, operação e disciplinamento do transporte de carga, estacionamento, entre outros pontos.

E o nosso direito?

BARAÚNA LONGE DE DISCUTIR ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE URBANA
Que anda nas ruas sabe o caos que é o nosso transito. Sem sinalização, fiscalização no tráfego e na verdade acompanhamento podemos se tornar igual ao transito da Índia. 
O Plano Diretor, Código de Postura e Obras está longe de ser aplicado. É preciso ter uma admiistração que possa entender e enxergar sua importância para nós munícipes. 
Vivemos um total desatino, estamos sem comando e o pior distante de querer ajustar essa situação...
As nossas calçadas foram invadidas literalmente. Os veículos estacionam onde querem, não existe mão e nem contra mão por aqui. 
Precisamos urgentemente discutir o melhor para nossa cidade, se não, muito em breve essa cidade vai entrar em parafusos.  Se já não entrou!
O PV o qual sou dirigente faz questão de conclamar todos os moradores, autoridades e os de bom senso à levantarem essa bandeira. Sabemos de coisa pior que se tem, como a falta de Assistência  Social, a segurança, a saúde e até na Educação, mas algo precisa ser feito. Até quando vamos continuar fazendo de conta que todos vão bem, obrigado.

Blog do Xerife

Presidente do TSE defende nova cláusula de barreira para conter a criação de partidos políticos

Dias-Toffoli-300x225Em palestra proferida nesta terça-feira (10), durante audiência pública promovida pela Comissão Especial sobre Reforma Política da Câmara dos Deputados, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, disse que é preciso alterar a legislação para conter a fragmentação dos partidos políticos. Segundo Toffoli, a solução seria a aplicação da cláusula de barreira. “A restituição de uma cláusula de barreira com a manutenção da base proporcional é necessária, desde que ela seja instituída de maneira gradual, novamente como fora no passado”.
O ministro lembrou que, atualmente, dos 32 partidos políticos registrados, 28 têm representatividade no Congresso Nacional. Na visão dele, isso acontece porque a legislação facilita a criação dessas legendas. “Caso a cláusula de barreira estivesse vigente teríamos apenas sete partidos políticos existentes”, afirmou.

Blog do Gutemberg

PEC votada pelo Senado acaba com coligações em eleições proporcionais

Para o senador Agripino, proposta não vingará na Câmara

O Senado Federal aprovou em primeiro turno, nesta quinta-feira (12), o Projeto de Emenda à Constitucional que acaba com a coligação proporcional nas eleições à Câmara Federal, às Assembleias Legislativas e às Câmaras de Vereadores. A PEC, contudo, ainda terá de passar por uma segunda votação, no próprio Senado.

Depois, a proposta seguirá para votação da Câmara Federal. A PEC mantém a coligação na eleição majoritária nos cargos de Presidente da República, Governador e Senado. Para o senador José Agripino (DEM-RN), a aprovação da PEC, no Senado, é “inócua’.

Para ele, a emenda constitucional será derrubada na Câmara Federal, porque fere os interesses dos deputados. A PEC faz parte da proposta de reforma política votada no Congresso Nacional.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Luta medonha

O promotor público Eduardo Medeiros está sobrecarregado.
A administração baraunense é o “xis” da questão.
Depoimentos e diligências fazem parte da ingente tarefa em defesa do patrimônio público.
É luta medonha!
Deu no blog de Carlos Santos -

Retorno

PREFEITA SE REUNIRÁ COM OS COMERCIANTES 
A prefeita Antonia Luciana deu retorno sobre a reunião que os comerciantes pediram a fim de discutir em consenso o fechamento do comercio aos domingos em Baraúna.
O pedido da Reunião foi intermediado entre o vice prefeito e a CDL, através de seu presidente Diego Braga. 
Conforme comunicação da Prefeitura, o encontro ficou agendado para segunda feira,  às 15h00,  na sede do Executivo, quando um grupo representará os demais associados.
O presidente Diego, tem tido o interesse em atender maior parte dos comerciantes que reclamam do regime que levam trabalhando aos domingos. 
Um abaixo -assinado será entregue em mãos, na oportunidade ouviremos a prefeita sobre a matéria. 
Cabe a prefeita decretar o fechamento do mercado e determinar a feira para os sábados conforme defende os comerciantes ou não. 

Sindserb

PROFESSORES  REALIZARÃO PARADA DE ADVERTÊNCIA 
A categoria do Magistério de Baraúna estão dispostos a realizarem neste dia 18, mais uma parada. Desta feita se dar tendo em vista o não repasse do reajuste nacional na ordem de 13,01%.
Desde de Janeiro que os professores aguardam o montante em seus vencimentos que não acontece. 
A Assembléia dos Professores está sendo marcada para definição desta mobilização .
O SINDSERB quer saber ainda sobre o Plano de Cargos e Salários das demais categorias. A promessa era de que logo que fosse iniciado os trabalhos na Câmara a matéria chegaria as vereadores para ser votada, e até aqui, nada.
Lairton Viana  vem envidando esforços no sentido de evitar a paralisação, apela para o dialogo e quer a solução de imediato. 

quarta-feira, 11 de março de 2015

Na espera

EMPRESÁRIOS E COMERCIANTES AGUARDAM REUNIÃO COM PREFEITA 
A CDL de Baraúna aguarda juntamente com um grupo de comerciantes aguarda reunião com a prefeita Antonia Luciana(PMDB), a fim de apresentarem o relatório do abaixo-assinado das pessoas que apóiam o fechamento do comercio aos domingos. 
A Comissão espera a sensibilidade do executivo para que defina oficialmente sua posição à este pleito. Com o comercio aberto e a realização da feira livre, grande parte se obriga a abrir suas portas e manter funcionários, além de prejudicar  aos que precisam do descanso. 
Na área que circunda o mercado na maioria vem de outras cidades para atuarem com as vendas aqui, toda essa renda vai embora e nada deixa para cidade. Cerca de 80% prefere que a feira seja transferida para o sábado até as 19h00.
Um outro aspecto que atrai prejuízo vai para o comerciário que sonha ter seu descanso dominical, além de que, o SECOM - Sindicato dos Comerciários exigem vantagens para a classe, sem contar que o Ministério do Trabalho vem ameaçando com multas. Os feirantes não mantem quadro de funcionários e nem tampouco estão obrigados a cumprir a Lei, então sobra para o comercio local instalado em Baraúna. 
A prefeita da ultima vez que atendeu a equipe da CDL sugeriu o recolhimento de assinaturas e assim se isentar das criticas; A reunião vem sendo aguardada desde a segunda feira e até aqui, nada. 

terça-feira, 10 de março de 2015

Fazendo valer

LEI QUE BENEFICIA FUNCIONÁRIOS TEM QUE SER CUMPRIDA
A administração Municipal há muito tempo não vem cumprindo com a Lei que beneficia seus funcionários. 
A gratificação para todos os funcionários da municipalidade que concluíram a pós-graduação  e especialização, deve ter em seu salario base a gratificação de 50%, comprovando  sua conclusão. Já a nível de mestrado ela sobe para 100%, desde que os mesmos não estejam contemplados no Plano de Cargos e Salários do Magistério, ou seja, esse beneficio é para as  demais categorias. 
O beneficio desta Lei foi aprovada em Maio de 2004, sancionada pelo então prefeito, Jose de Araújo,  que por algum tempo beneficiou  parte da categoria  destacada nesse projeto.
Daqui, me associo como atual vice prefeito para que se faça cumprir a Lei nº 290/04, ao mesmo tempo, espero que em oficio o SINDSERB faça o mesmo exigindo o que e de direito aos seus associados.
Atualmente boa parte que exerce função noutros setores podem e devem receber o beneficio desta Lei. 
Minha cobrança a senhora prefeita Antonia Luciana será extensivo ao secretário de Administração, acompanhada de oficio e a cópia da aludida Lei Municipal. 

sexta-feira, 6 de março de 2015

Reunião

CDL SE REÚNE HOJE PARA DEFINIÇÃO DE FEIRA AOS DOMINGOS 
A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Baraúna - CDL, através de seu presidente Diego Braga, reunirá seus associados para definição sobre a questão da abertura comercial aos domingos. 
A discussão esbarrou na decisão da prefeita Antonia Luciana (PMDB), que poderia decidir por decreto-Lei, adotando o feriado  aos domingos. 
A imposição se deu quando solicitou que a categoria por assinatura em abaixo-assinado fizesse chegar as suas mãos a vontade popular. Cada Lojista interessado ficou de posse de uma lista e colher as assinaturas com clientes e a população sobre a luta para fechar  o comercio nesse dia.
De posse  de todas assinaturas espera repassar para a prefeita a fim de que defina oficialmente  sobre a questão. 
A reunião está marcada para logo mais as 19h00 na sede do Sindicato Rural, onde esperam a definição final e adoção  do feriado ainda este mês.
Quase na totalidade dos comerciantes estão dispostos a fechar no domingo, cabendo somente o fechamento do mercado Público e assim evitar a instalação da feira livre no local que obriga aos demais abrirem na área que circunda o mercado. 
Diego está otimista e cada dia tem recebido o apoio da classe neste sentido. Em caso dea prefeita não decretar o feriado, será impossível adotar o fechamento do comercio. 
Os comerciários apelam para o bom senso da prefeita e sonham o direito de descanso aos domingos.

Painel Municipal III

CÂMARA RETOMA TRABALHOS SEM RELATAR DIFICULDADES DO MUNICÍPIO 
Para os poucos que tiveram a oportunidade de assistir a primeira sessão ordinária da Câmara de Baraúna ontem, não deu para sentir o que aquela casa daqui para frente vai se importar. 
Vivemos um momento de inquietação absoluta, caos administrativo, insegurança, falta de incentivo ao campo, estradas precárias e ainda o problema social que começa a preocupar a todos.
Mesmo assim, não pude ouvir algo considerado de compromisso com o que vem incomodando a população. 
Em meio a sessão muitos discursos de justificativas injustificáveis na falta das sessões e desapego aos trabalhos Legislativos.  
Se a Câmara quiser tem muito o que  fazer e nem precisa ir muito longe, a começar pela exigência no cumprimento a Lei por parte da Prefeita em várias situações. 

Perseguiição
DEIVID ATENDE O EX-PREFEITO GILSON EXONERANDO QUEM VOTOU NELES

Apesar de não ter sido eleito com os votos da oposição na época, o vereador Tertinho (PMN), abraçou e cumpriu fielmente com a bancada bacurau e ai, assegurou cargos para aqueles que de certa forma ajudaram e contribuíram na campanha dela. 
Todo o seu mandato fez valer sua palavra sustentando sem discriminação os eleitores de Luciana.
Nessa atual gestão não havia motivos para mudanças ou perseguição, mas como é de costume alguém pagou o pato no novo quadro politico e sobrou para justamente três eleitores fieis da ex-mãe dos pobres. 
Segundo um dos prejudicados, Junior Batera, que comandava o som daquela casa o pedido de sua exoneração veio de Gilson Professor. Já de outra funcionária o qual seu pai foi eleitor de Deivid, assim como Junior, foi exonerada sem piedade e respeito. Justamente os que votaram nos dois.
Nas duas situações um se deu pelo fato de atenção que teve ao ex-presidente, cumprindo a risca seu papel profissional e a fidelidade ao patrão. Já a outra pessoa, tem  marcado o parentesco, ou o elo da família numerosa onde todos os 67 membros sem exceção votaram em Luciana, mesmo assim,  lhe cortaram a cabeça simplesmente por ser ligada indiretamente ao vice prefeito, este que vos escreve. 
São injustiças que devem ser guardadas não pelo o ódio ou revolta em perder uma boquinha, e sim, a indignação e perversa atitude de coronel que pensa ser dono do povo barauense.
O outro caso talvez nem mereça o destaque, pois acredito ser acordo entre as partes, que o caso do amigo Célio Moura, que de assessor  passou a um cargo de vigilante o qual considero um desrespeito a este bravo  soldado. Nada contra o cargo de vigia, ´é digna a função, mas pela diferença de quando alguém que agente apoia a tendencia um lugar melhor e não ter que descer abaixo. 

SEM PULSO E MORAL
Do presidente faltou a voz, pulso firme e a moral de dirigente. Todos esses casos eram seus eleitores, foram apoiadores de uma candidatura de sua prefeita, e então, porque o desprezo.
Cabe ai, uma pergunta: teria sido melhor ser eleitor do contra?
A sua gestão começa mal quando infesta de ódio e perseguição um poder Legislativo. Um péssimo exemplo presidente. 
Daqui faço uma reflexão profunda de quanto valeu de ruim ajudar pessoas desse comportamento torpe, desagregador e nojento. 
De minha parte não me faz falta e nem tampouco sou dessa laia que busca tão somente vantagens para se dar bem, pisando e cuspindo na cara de quem serviu e ajudou votando numa corja dessas... Nenhuma dessas pessoas podem pagar por esse atos. O que elas tem a ver com isso?
Pensem bem, senhores! Atentem para isso.

ADJANO FOI O UNICO A SEGURAR A BANDEIRA DO GOVERNO
Fazendo a sua parte. é assim que ouvi do vereador a sua defesa em prol do governo, teve a disposição de vestir a camisa da administração e dizer o que vem sendo feito e o que pode fazer, e sempre na retaguarda da gestão. Diferentemente de seus colegas de bancada que se quer a defendem. 
Talvez seja dai, a necessidade do governo ter que impor sua presença naquele plenário no lugar de Joãozinho.
Em sua fala disse que a prefeita esta ajudando na segurança e buscado o melhor, com reforma da delegacia e na ajuda de material para o funcionamento. E que a policia é desorganizada e por isso não tem conseguido conter a insegurança. O crime é organizado mesmo. Falou o vereador. 
Enquanto defendia a gestão chegava a noticia de que dois comercios locais acabava de serem assaltados.

AILTON LOPES QUER A IMPLANTAÇÃO DE MAIS UMA SECRETARIA 
De sua iniciativa própria a ideia de que o município para se ter uma melhor ordem de limpeza e serviços, tem que criar uma secretaria exclusiva para este fim, Como referencia citou o município de Tibau que vem dotando a cidade bons serviços nessa pasta.
O vereador requer junto a prefeita que seja criada a Secretaria de urbanismo de Baraúna e assim, dividir responsabilidades neste setor. 
Sem fazer juízo de valores, quero ressaltar que pode ser até que seja mais plausível ter uma pasta deste porte, no entanto, o que vejo é que qualquer secretaria só será útil se a administração quiser. Não é criando mais cargos, onerando a folha que vá resolver a situação. De qualquer forma a intenção de Ailton Lopes é garantir um serviço rápido e eficiente.

TÈRTULO AFIRMA QUE SABERÁ CUMPRIR SEU PAPEL 
Na sua fala foi enfático em destacar que será um vereador presente, atuante e fiscalizador. "Não temerei represálias, pressão ou ameaças". Lembrou.
O silencio em relação ao quadro atual lhe preocupa, haja vista, algumas deficiências que todos sabem na segurança que atua com apenas dois policiais e isso não é possível trabalhar  dessa forma. 
Para Tértulo a ausência da prefeita Luciana na cidade torna mais difícil dela entender o que o povo passa, se vivesse entre nós, sentiria na pele o que todos nós passamos. Baraúna é um município atoa  e sem lei, cabe a nós zelar e ajudar.Lembra o vereador.



quinta-feira, 5 de março de 2015

Painel Municipal II

CÂMARA 
Deve voltar somente hoje suas atividades depois de mais de 75 dias de folga. Os trabalhos marcam na pauta alguns projetos do vereador do SDD, Flávio Matias, que irá questionar determinadas situações que afligem Baraúna.

SEM BIBS, SEM SEGURANÇA
Com o fechamento da Unidade de Segurança da Policia Militar por parte da prefeita Luciana Oliveira(PMDB), fica cada vez pior a situação da segurança de Baraúna. As paginas policiais dos jornais a onda de mortes, crimes e assaltos por aqui. Uma lástima!


DEVER DE JUSTIÇA
A unidade de apoio criada na gestão do então presidente da Câmara e prefeito de Baraúna, Tértulo Alves(PMN), foi essencial a ideia da BIBS, sem ela a população sabe que é bem pior. 

CUMPRIMENTO
Pude pela experiencia oferecer a ideia ao vereador Flavio, a fim de que, a Casa do Povo crie uma comissão permanente para acompanhar o cumprimento das Leis que são aprovadas pelos edis. Muita coisa boa não é posta em prática pelo município.

FARTURA 

A Câmara irá adotar nas sessões ordinária o fornecimento de 500 salgados para a plateia presente e seus vereadores. Quem for por lá vai encher a pança e se quiser ouvir o que os vereadores estão fazendo alem de comer salgados. Uma das primeiras mediadas de seu presidente Deivid Simão. 

FANTÁSTICO

A direção do quadro do programa dominical da globo, está de malas prontas para aportar em Baraúna a qualquer momento. Uma onda de denuncias contabiliza mais de 17 mil acessos e denuncias nos últimos dias. Onde está o dinheiro? É sucesso no fantástico e pronto para rastrear denuncias em relação a prefeitura. 

DUELO DE GIGANTES
O clima de acirramento entre os ex-prefeitos Gilson Professor e Isoares Martins, ganha dimensão na esfera judicial. Gilson promete detona mais coisas contra seu opositor e Isoares assegura que não vai ficar assim... E haja fôlego!

PLANO DE CARGOS
Estive no SINDSERB pela manhã de hoje para saber a que pé ficou a situação do famigerado Projeto de Lei que adota melhoria dos funcionários da Saúde e Administração. Infelizmente a sede já estava fechada e não pude colher sobre a posição da entidade.

O QUE FALAR
A nova sede do CAPS ganha novos ares, está situada no Portal das Palmeiras, após de ter funcionado por maios de 10 anos no imóvel de Neto.  A estrutura nova e bem localizada, o que pesa contra é que surgem divergências por parte da oposição qiuanto ao seu real proprietário, vereador e ex-secretário Adjano Bezerra. O assunto começa a ser rtastreado e qual o valor da locação. Pelo jeito muito vai se ter do que falar...

RETORNO

Após ser bombardeado pela opinião pública e pressão dos eleitores, o secretário de Turismo, Joãozinho da Aroeira, volta atrás e quer seu lugar de volta na Câmara. O estrago foi grande em se tratando de prejuízo eleitoral. Que venham os bons...

MANOEL
Vem correndo com força a procura de caminhos que lhe acobertem na Liga Desportiva Baraunense-LDB, o seu trabalho foi desprezado pela Prefeitura e tm sido atropelado pelo o Poder e prejudicado a categoria desportiva. Quem vai pagar a conta?

POSTURA

O vereador Ruberlandio Queiroz(PT), andou comentando com amigos sobre sua atual decisão em largar o governo, tanto  que deixou em consonância com seu partido a pasta da Agricultura. Decisão conjunta o fez devolver e desatrelar da municipalidade, agora sua posição sua  no plenário cabe ouvi-lo para sentir se efetivamente está disposto a falar a língua do Povo. Eis a questão?




quarta-feira, 4 de março de 2015

Queda de braço

GILSON E ISOARES SE DUELAM EM NOME DO PODER

O clima de animosidade entre os ex-prefeitos Gilson Professor e Isoares Martins parece não ter fim. Esta semana começou com a queda de braço entre os dois expoentes da politica de Baraúna, e cada um com sua versão. 
Isoares deflagrou na mídia impressa e blogs que estaria sendo ameaçado pelo esposo da prefeita atual, Luciana Oliveira(PMDB), dizendo ele que  Gilson o alfinetou atribuindo as manifestações que vem ocorrendo em Baraúna estariam sendo orquestradas por Isoares. 
Já em seu direito de respostas, Gilson destacou que não fez ameaças por telefone, apenas trocaram algumas palavras.
Na sua versão de resposta ao Jornal fez questão de elencar uma série de comparações, comportamento e ações de caráter pessoal do empresário. Colocações  bastante pesadas e contundentes. Nessa briga de gigantes a população fica alheia e sem entender qual é realmente a razão desse emaranhado de acusações... O que todo mundo imagina de forma geral é a guerra pelo poder, inconformismo e a indigestão pelos resultados do embate jurídico desde as cassações que tramitam no TSE prejudicando ambas as partes. 

MANIFESTAÇÕES 

A bem da verdade não há qualquer segmento formado no município que esteja a frente dessas manifestações via mídia social e nas ruas. O que se ver são pessoas ou grupos que já fizeram parte das gestões administativas e que por estarem fora, querem por tudo chamar atenção da população.
No ultimo evento a organização nasceu de um determinado nicho eleitoral o qual faz parte o exprefeito Isoares Martins(PR), e nas entrelinhas há quem assegure que a ex-secretaria de saúde, Jania Freire(pessoa bastante ligada a ele).  seria uma das mentoras da manifestação, o que gerou a insatisfação do esposo da prefeita. 
O povo  em geral não anda muito feliz com a administração e reclama entre si, no entanto, está longe de ir as ruas dar o seu grito, pelo menos por enquanto.
Estava previsto mais um movimento  hoje na RN 015, trecho de Juremal, a fim de chamar a imprensa e envolver mais gente nessa confusão toda. 

Últimas postagens