quarta-feira, 25 de março de 2015

É notícia

O FIM DAS COLIGAÇÕES PROPORCIONAIS 

Senado Federal aprovou nesta terça-feira (24) a Proposta de Emenda Constitucional que acaba com as coligações nas eleições proporcionais. Como a PEC foi votada agora, já estará valendo nas eleições municipais de 2016, alterando todo o cenário eleitoral.
A Proposta acaba com o chamado “Efeito Tiririca”, ou seja, impede que os partidos se agrupem para obter um grande somatório de votos, elegendo seus candidatos a partir do chamado quociente eleitoral. Agora, o cenário político é outro, bem diferente.
Os partidos terão de lançar chapas fechadas, elegendo suas bancadas a partir da votação nominal obtido por cada um de seus candidatos. Quem tiver mais votos, conquista o mandato, o que convenhamos, é um processo muito mais democrático.
Nada de candidato proporcional (vereador, deputado estadual e federal) pegar carona nos votos alheios, elegendo-se com uma votação ínfima por causa do tal injusto quociente eleitoral.  Agora, se elegerá quem de fato tiver mais votos nas urnas.
De quebra, a PEC ainda põe fim a negociata de apoios políticos entre os grandes partidos e as chamadas “legendas de aluguel”. A proposta é justa. E muito oportuna.


Nenhum comentário:

Últimas postagens