domingo, 15 de março de 2015

Comemoração

Mossoró: os 163 anos de emancipação

A cidade já pertenceu a Apodi e, por último, a  Assu e hojen é uma das mais importantes do NE

O município de Mossoró celebra neste domingo 163 anos de sua emancipação política. A história mostra que em 15 de março de 1852, o então povoado de Santa Luzia de Mossoró eleva-se à condição de vila, a partir do Decreto Provincial nº 246. 

A medida estabeleceu a criação da Câmara Municipal, fazendo com que a vila se desvincula-se politicamente de Assú, formando assim um novo município.

De acordo com o historiador Geraldo Maia, o povoado de Mossoró esteve ligado politicamente ao município de Apodi até 27 de outubro de 1842, quando através da resolução nº 87, Mossoró passou a pertencer politicamente a Assú, ligação que perdurou por quase 10 anos.

O momento atual - Com cerca de 300 mil habitantes, Mossoró é hoje uma das cidades mais importantes do Nordeste e do Brasil, sendo a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Não obstante à sua força econômica e sua magnitude geo-política, Mossoró chega aos 163 anos com os problemas típicos das cidades em desenvolvimento. A violência urbana e o caos no trânsito são desafios a serem vendidos.

Nenhum comentário:

Últimas postagens