domingo, 12 de dezembro de 2010

De Baraúna em vídeo

Na internet

Comunidade rural de Baraúna é comparada à África
Um vídeo no YouTube de autoria de Allbenig, compara uma comunidade rural de Baraúna à África (continente conhecido pelas condições de extrema pobreza e símbolo de mazelas sociais em um mundo dominado pelo capitalismo).


No texto da postagem que traz o título “Vou me lembrar do sertão” – com uma música de fundo da Banda Resgate, o autor diz: "missionários que pretendem servir a Deus em outros continentes como a África, fico pensando: como pode alguém querer ir para tão longe se bem perto podemos ver problemas idênticos?", certamente fazendo alusão as condições encontradas na comunidade.

A comunidade retratada no vídeo é denominada “Inferno Escuro” - topônimo atribuído talvez pelas extremas condições sociais do lugar em pleno século XXI , “onde os moradores vivem sem água”.

Clique no “play” abaixo e assista ao vídeo:
 

Nota do Blog
Não conheço o autor do vídeo, mas acredito que seja alguém que possua relação familiar ou de amizade em Baraúna. Apesar de expor o desprezo dos governantes municipais com aquela comunidade, o foco do vídeo é solidariedade e religião.
Independente da subjetividade do conteúdo do vídeo, o certo é que a cidade de Baraúna, apesar de possuir uma situação populacional significante e com arrecadação pujante (uma das maiores da região de Mossoró), seu povo não recebe tratamento adequado das autoridades municipais. Não se importam com os mais carentes e buscam apenas criar factóides de um suposto desenvolvimento que não chega de forma real à mesa da população, principalmente a rural.
Se não fossem os escassos empregos gerados pela fruticultura irrigada e a pouca subsistência da agricultura familiar, o povo pobre de Baraúna estaria literalmente passando fome. As comunidades rurais são deixadas de lado e só são visitadas em época de eleição.
Esperamos que um dia essa realidade mude e o ruralista – atividade pioneira e predominante no município, seja tratado com respeito.
Postado: Claudemnberg Emídio

Nenhum comentário:

Últimas postagens