terça-feira, 10 de abril de 2012

BERGUINHO: BARAÚNA PRECISA DE UM GRANDE PROJETO ESTRUTURANTE.


VOCÊ ESTÁ NO PSDB. QUAL A POSIÇÃO DO PARTIDO NO TOCANTE AO PLEITO 2012?O PSDB é um partido forte em Baraúna e encontra-se no bloco oposicionista.

VOCÊ NUNCA EXERCEU CARGO ELETIVO. ESSE É O MOMENTO DE ADENTRAR NA POLÍTICA?
O exercício do cargo eletivo é uma grande responsabilidade. Minha concepção de política é oportunizar melhorias para os cidadãos. Entrarei na política com esse pensamento, o momento dependerá de variáveis e circunstâncias que o tempo dirá.

ESTAS "VARIÁVEIS" SÃO REFERENTES AO CARGO AO QUAL VOCÊ PODERÁ DISPUTAR?
Me refiro ao fato do partido ouvir suas bases e apontar nomes e cargos pleiteados. O PSDB a cada dia encontra-se mais unido e forte. Em todas as reuniões saímos confiantes que o PSDB será a "peça-chave" que decidirá o pleito 2012 em Baraúna.

NO CASO, O FIEL DA BALANÇA?
Sim. Não tirando o prestígio dos outros partidos da oposição, mas o PSDB é o mais organizado, concentrado, unido e com um número de candidaturas proporcionais mais significante, até o presente momento. O trabalho que o professor Valdeci dos Santos Júnior fez na presidência do partido foi determinante para que a legenda se consolidasse como a agremiação partidária tão importante no cenário atual.

ESTANDO NA OPOSIÇÃO, APOIARÁ A PRÉ-CANDIDATURA DE LUCIANA OLIVEIRA. OU EXISTE AINDA ALGUMA POSSIBILIDADE DE VIR À SER UM OUTRO NOME?
O PSDB está na oposição. Por isso, norteando-se e pautando-se por tendências de suas bases, o partido, hoje, apoia a pré-candidatura de Luciana Oliveira, que é do partido aliado PMDB. No cenário atual, existe uma grande tendência de aliança das duas principais legendas da oposição PMDB e PSDB se unirem em torno de uma grande composição partidária que também contempla o PT, PDT, PRB e PTB.

EXISTE ALGUMA POSSIBILIDADE DE UM OUTRO NOME QUE NÃO SEJA O DE LUCIANA OLIVEIRA PARA DISPUTA DA MAJORITÁRIA?
Na oposição, o PSDB é parceiro do PMDB. Essa parceria passa por um grande projeto de governo. Hoje, o nome que se desempenha com maior performance para disputa majoritária na oposição é o da pré-candidata Luciana Oliveira (PMDB). Se continuar as afinidades entre essas duas legendas, dificilmente ocorrerá mudanças. O DEM ensaia uma candidatura do ex-prefeito José Araújo Dias, que tem uma história política na cidade que deve ser respeitada por todos nós. Contudo, o DEM ainda não se pronunciou de forma mais efetiva sobre essa possibilidade. Mas não podemos subestimar a importância de nenhum operador político, cada um tem seu grau de importância e devido respeito.

VOCÊ TRABALHOU POR UM BOM TEMPO, NA ADMINISTAÇÃO DO PREFEITO ALDIVON NASCIMENTO. QUAL O BALANÇO QUE VOCÊ FAZ DESTE PERÍODO?
Tenho uma relação de grande respeito às pessoas. Sempre separei trabalho e política. Contribuo com a atividade pública em Baraúna há aproximadamente 20 anos, época do ex-prefeito José Araújo (DEM), passando também a ser auxiliar do ex-prefeito Gilson Professor(PMDB) e por fim, secretariando o atual prefeito Aldivon Nascimento (PR). Tenho um enorme respeito a todos. São pessoas públicas e deram suas parcelas de contribuições para Baraúna. Como a política se renova, estamos começando a assistir novos ciclos aparecendo e isso é muito salutar. Durante o período que estive ao lado do atual prefeito Aldivon Nascimento(PR) buscamos desenvolver Baraúna juntos. Fico lisonjeado por ter contribuído com a melhoria de nossa cidade.

SABENDO QUE A POLÍTICA É DINÂMICA, MUTÁVEL, ALGUMA CHANCE DE REAPROXIMAÇÃO COM O ATUAL PREFEITO, POR MENOR QUE SEJA, NÃO?
É interessante essa pergunta. Mas para respondê-la temos que retroagir às eleições passadas. Para quem não sabe, hoje o que é oposição e situação, em 2004 e 2008 era um grupo só. Todos estavámos em um mesmo barco. Contudo, divergências e desentendimentos ensejaram na separação de uns e conjunção de outros. Eu sigo as orientações e decisões do PSDB. Para onde o PSDB for, estarei indo junto. O meu norte, portanto, é o PSDB.

DIGAMOS ENTÃO QUE VOCÊ CANSOU DE SER A AZEITONA DA EMPADA?
Sou consciente que fiz minha parte como secretário de todos os governos que administrou Baraúna nos últimos 20 anos. Não por querer ser a empada. mas me acho preparado para esse desafio, especialmente com a sensibilidade social que os cargos de prefeito ou vice se investe.

QUAL SUA ANÁLISE SOBRE O GOVERNO ALDIVON NASCIMENTO?
Um governo que poderia ter feito mais pelas pessoas. Faltou mais sensibilidade social, mesmo sendo fato alguns importantes avanços. Sob o aspecto administrativo, época que estive à frente da secretaria de gestão, o município conseguiu estruturar e otimizar a operacionalização da máquina, o que é muito importante para uma gestão responsável. Costumo dizer que governar um município é ter coração para sentir as necessidades de seu povo e ser responsável para aplicar os recursos públicos com probidade obedecendo todo o arcabouço legal do direito público.

E QUAIS AS MAIORES DEFICIÊNCIAS DO GOVERNO ALDIVON NASCIMENTO?
Talvez não sejam as deficiências do governo Aldivon Nascimento e sim as deficiências de Baraúna. É um grande desafio administrar Baraúna. Não vejo que seja um problema pessoal do prefeito, mas sim, de qualquer um que venha a sentar na cadeira de Prefeito apartir de 2013. Baraúna é uma cidade rica mas ao mesmo tempo muito pobre. É uma cidade em franco desenvolvimento, porém com problemas sociais alarmentes. As deficiências de Baraúna não serão resolvidas apenas por um prefeito. A cidade carece de um grande projeto estruturante.

NOTORIAMENTE, NA LINHA SUCESSÓRIA DE ALDIVON SIMÃO, HAVIAM DOIS NOMES. O SEU E O DO HOJE, PRÉ-CANDIDATO ISOARES MARTINS. DIANTE DA ESCOLHA DE ISOARES PARA SER O CANDIDATO DA SITUAÇÃO, FICOU ALGUMA MÁGOA DA SUA PARTE?
Não guardo mágoas. Quando estive secretário sabia de minha responsabilidade e inclusive consciente que eu poderia vir a ser candidato a prefeito pela situação. Mas em política há os encontros e desencontros. Os momentos e circunstâncias separam as pessoas, mas muitas vezes, o tempo as unem. Aconteceu assim em 2004 e 2008. O prefeito Aldivon Nascimento(PR) por ser líder da situação tinha, à época, todo o direito de escolher seu candidato. Devemos respeitar e cada um acompanhar seus pré-candidatos por suas propostas e ideologias. Assim é a nossa democracia.

AO SEU VER, O PV DE BARAÚNA TEM TENTANDO EMPLACAR UMA VAGA NA MAJORITÁRIA OU APENAS SE CONTENTA COM UMA CADEIRA NO LEGISLATIVO?
O PV, comandado em Baraúna pelo brilhante vereador Edson Barbosa, é um partido que aglutina nomes de peso como o do próprio vereador e do ex-vice-prefeito Ailton Lopes. O partido encontra-se na situação bem acomodado e alinha-se de forma afinada ao projeto do pré-candidato situacionista Isoares Martins(PR). Ao meu ver, o PV tem vaga garantida no legislativo. Temos que respeitar o desejo do partido e são movimentos normais na política.

COMO VOCÊ DEFINIRIA POLITICAMENTE, OS NOMES:

ALDIVON NASCIMENTO: Um habilidoso político.
BERGUINHO: Sensibilidade social e administração com eficiência, juntas.
EDSON BARBOSA: Desempenhou bem seu papel como vereador. Admiro-o.
GILSON PROFESSOR: Anotou seu nome na história política da cidade.
ISOARES MARTINS: Engenheiro dos melhores. Tem meu respeito no campo político e pessoal.
JOSÉ ARAÚJO: Simplicidade e honestidade são suas marcas. Tenho muito a aprender com sua experiência.
LUCIANA OLIVEIRA: Tem uma sensibilidade social afinada. Coração maior que ela.

EM QUEM VOCÊ NÃO VOTARIA POR HIPÓTESE NENHUMA, EM BARAÚNA?
Não tenho objeção a nenhum nome. Não sou contra as pessoas e sim aos comportamentos e atos que julgo reprováveis.

QUAL A MENSAGEM QUE VOCÊ DEIXA PARA A POPULAÇÃO DE BARAÚNA?
Baraúna está entre as cidades que mais se desenvolvem no RN. Os nossos diferenciais naturais sustentam o nosso povo. Mas é preciso que a população entenda que as mudanças que queremos fazer e o futuro de nossos jovens e filhos dependem de pessoas que atuam na política com responsabilidade e que oportunize as obras estruturantes que a cidade tanto carece. Não podemos achar que alguém irá salvar Baraúna do caos, mas podemos ter a consciência que alguém pode melhorar as condições de vida de nosso povo, portanto, sabendo discernir o que faz bem à população e o que causa danos irreparáveis. Pensar Baraúna para o futuro é a máxima que todos devemos priorizar. Capacidade de administrar e sensibilidade social.CLAUDEMBERG DANTAS, UM DOS ÍCONES DO PSDB BARAUNENSE, FALA DA ATUAL GESTÃO MUNICIPAL DE BARAÚNA; SE HÁ MÁGOAS DA SITUAÇÃO; SE EXISTE POSSIBILIDADE DE REAPROXIMAÇÃO COM O GRUPO SITUACIONISTA E O SEU FUTURO POLÍTICO.

Rn politica em dia 2012 - blog

3 comentários:

Anônimo disse...

NOBRE VEREADOR SEU CANTO É EM OUTROS BRAÇOS, NÃO NO MEIO DESSAS FERAS, QUE DEPOIS DA ELEIÇÃO VÃO VIRAR GATINHOS, POIS A GRANDE MAIORIA NÃO VAI TER SEUS SONHOS AUMEJADOS, POIS TODOS SABEMOS QUEM SERÁ ELEITA COMO PREFEITA DE NOSSA CIDADE, SABEMOS TAMBÉM QUEM SÃO OS PRETENÇOS A VEREADOR QUE TEEM VOTOS, NÃO ESSAS PESSOAS QUE ESTÃO APENAS SE APROVEITANDO DO PREFEITO PARA CONTINUAR COM SUAS BOQUINHAS, VC E AILTON TEM PESO POLITICO E NA OPOSIÇÃO SERÃO SOLDADOS IMPORTANTES E SERÃO VISTOS COM OUTROS OLHOS PELA POPULAÇÃO.

Anônimo disse...

Aff Edson, gosto do seu blog, mais todos os dias vejo essa mesma matéria de menino... Que antes de entrar no poder tem uma convrsa, depois que entrar, só Deus salva

leonardo disse...

berguin é uma pessoa que merece nosso respeito nao é menino como foi dito e sim uma pessoa preparada, responsavel e dedicada no que faz nao faz parte dessa corja que só quer saber de cargo ou faz politica pensando em se dar bem

Últimas postagens