domingo, 19 de maio de 2013

Questão de ordem

SEGURANÇA PÚBLICA foi discutida por vereadores em AUDIÊNCIA
Mesa de autoridades comprometidas com a segurança
Por autoria do vereador do PDT, Deivid Simão, a Câmara realizou na última sexta feira(17/05), a 1ª Audiência Pública desta 7ª Legislatura formada por 11 edis. 
O evento objetivou traçar meios, discutir e procurar soluções para minimizar a preocupação e intranquilidade que vive a população de Baraúna. O Clima de insegurança toma conta dos comerciantes, lojistas e o povo em geral, o qual tornou necessidade procurar caminhos entre as autoridades constituídas do município e o estado. 
Foram convidadas várias lideranças, comerciantes, estudantes, entidades e os poderes que detém a obrigação de manter a ordem e cuidar da segurança. Na oportunidade foram registradas algumas presenças do âmbito regional que deram seu aval e apoio a iniciativa.
A Câmara de vereadores vem buscando formas de ajudar a sociedade, tem sido sensível e levado a serio aquilo que mais preocupa o povo. O tema bastante relavante que contou com a presença de dez vereadores.

QUEM MARCOU PRESENÇA NA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE SEGURANÇA?

Público lotou o plenário da Câmara
A mesa de autoridades foi composta da seguinte forma:
TÉRTULO ALVES DA SILVA - presidente da Câmara
DEIVID SIMÃO - Popositor da matéria
Ten. EMERSON MENDES - Representante do Comando da Policia Rodoviária Estadual
Ten. LUIZ ALMEIDA - delegado de policia militar do município
Bel. RICARDO ADRIANO - delegado da policia civil de Baraúna
IRENO LIMA - Representante da OAB regional
ISOARES MARTINS - Prefeito Municipal
MARCELINO VIANA - Policial da inteligencia junto a secretaria de segurança do estado.

VEREADORES:
ADAUTO NETO 
DIVANIZE OLIVEIRA
FLÁVIO MATIAS 
MANINHO 
JOÃOZINHO
RUBERLANDIO QUEIROZ
GISELE ROMÃO 
AILTON LOPES 

SECRETÁRIOS E REPRESENTAÇÕES MUNICIPAIS
NUBIA BEZERRA - chefe de gabinete
DORIANA KHEILA - Secretária de Admininistração
IVANOSKA MARTINS - Secretária de Gestão Tributária 
ANAX BEZERRA - Procurador do Município
MARCOS ANTONIO - Secretário de Educação
EDIBERTO MEDEIROS - Secretário de Habitação Social
ARIMATÉIA AZEVEDO - Secretário de Turismo
RENATO ADRIANO - Diretor de Esporte
REGINALDO SOUZA - Diretor da Escola Manoel de Barros
DEMAIS REPRESENTAÇÕES NO EVENTO:
MANOEL ALVES - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais
JUCIEL DIEGO - Presidente da CDL
Pr CLÁDIO ROCHA - AD Missões
Pr JOSÉ PAULINO - AD Canaã
ROCILEIDE CORTEZ - Agente judiciário
JOSÉ BEZERRA DA SILVA - ex-prefeito de Baraúna
Sgt GIBSON MAIA - Policial
JOÃO SALDANHA - ex vereador e advogado
FERNANDO CLÁUDIO - Agente de saúde
DANIEL PEREIRA - ex-vereador
FÁBIO MOURA - ex-vereador e  advogado
ANDREY ITALO - Advogado
Pr PAULO ROBERTO - Igreja Presbiteriana
TACIANO LIMA - estudante/blogueiro
WILSON CABRAL - Radialista
NEUSA OLIVEIRA - ex vereadora
IZAÚ BARBOSA - Contador/professor
ALDIVON NASCIMENTO - ex-prefeito
JOSÉ GOMES SALDANHA - Sindicato Rural
KAYO SÉRGIO - Sindicato dos Taxistas

COMERCIANTES:
PAULO SINVAL - Autopeças
AIRTON AMARAL - Peças e produtos agrícolas
AURIVAN NEPOMUCENO - Agente bancário
GEILSON MEDEIROS - Informática

Dr Saldanha fez intervenção sugerindo mais ação
Intervenções
DURANTE O EVENTO FORAM ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O DEBATE
O público presente teve o amplo direito e a oportunidade de intervir no debate sobre a segurança. Inscritos dez participantes que fizeram criticas, ilustraram e sugeriram à mesa alguns pontos relevantes para enriquecer o documento que irá ser entregue em mãos numa audiência junto a governadora Rosalba Ciarlni. 
Os ex-vereadores Daniel e João Saldanha foram enfáticos quando pediram um basta aos discursos, entendem que o município precisa de ações práticas e para ontem.
Para Daniel o município cresceu desordenadamente e o gestor que não vive na cidade fica difícil sentir na pele o que passa o cidadão de Baraúna, foi crítico e contundente pedindo maior efetivo e a volta da guarda municipal para ajudar a policia. 
Já Saldanha tratou de saber o que o prefeito pode fazer através das secretarias municipais para ajudar a segurança. Para o advogado, o envolvimento de um conjunto de forças contribuirá muito mais na questão. 

Dr Ricardo Adriano faz balanço do seu destacamento
A realidade
POUCO CONTINGENTE E DIFICULDADES SÃO DESTACADAS
A policia de Baraúna conta com um efetivo pequeno, apenas 10 policiais e uma viatura, nem toda hora pode resolver a demanda. A delegacia tem  dificuldade de até pequenas coisas como uma linha telefônica, o 190 - material de expediente e limpeza. 
A policia tem um prédio que foi cedido pela prefeitura na gestão anterior para servir o pelotão, só que aos poucos os policiais foram reconduzidos para outros municípios, eram 22 policiais. 
A onda de roubos e assaltos preocupa o delegado, Ten Luiz Almeida, a sua luta tem sido constante para que o comando envie mais policiais. 

POLICIA CIVIL - Através do delegado Ricardo Adriano tem demonstrado muita dedicação no combate as drogas, elucidando crimes e na investigação constante. O veiculo da policia civil é tido como inadequado para as operações, já que Baraúna em sua maior parte é formada por zona rural carroçável, que acaba retardando o acesso nessa área. 
Reconhece que a parte de estrutura e expediente vem sendo garantida pela parceria com a prefeitura. O seu efetivo é de seis agentes, um escrivão e um delegado. 
Tertinho aposta no empenho de colegas
OS NÚMEROS DA VIOLÊNCIA PREOCUPA LEGISLATIVO
Desde que a nova bancada assumiu o mandato  vem envidando esforços para garantir a melhor segurança do seus munícipes. Tértulo Alves assegurou sua preocupação e destacou seu empenho junto as autoridades, onde teve por duas vezes a oportunidade de cobrar o serviço junto ao comando regional da policia, Ten Cel Alvibar, em ocasião de uma visita com o prefeito e alguns colegas vereadores. 
Já na visita recente da governadora a Baraúna foi entregue em mãos um documento elencando algumas situações e cobrando melhorias na parte da segurança do município.
Assim tem sido a luta da Câmara e de seus vereadores, a segurança é fundamental para o bem-estar do cidadão. "Nós estamos situado numa região de fronteira e daí a nossa intranquilidade. É preciso urgentemente que o governo faça alguma coisa, dê respostas a sociedade". Lembra Tertinho.
 
IINFORMAÇÕES PRESTADAS PELA DELEGACIA DE POLICIA CIVIL DE BARAÚNA
  O relatório abaixo é correspondente ao período de Agosto/2012  até Abril de 2013


REGISTROS
2012
 2013    
TOTAL



OCORRENCIAS

354

397

751



HOMICIDIOS

16

08


24


ROUBOS

18
   
       22

40

ACIDENTES  COM  VITIMAS  FATAL 

4
2
        6


FURTOS
38
29
      67
No contexto estadual pasmem, Baraúna é a vice campeã do  estado em ocorrências no transito, segundo circunscrição do Departamento de Policia Rodoviária Estadual .
  
POLICIAL BARAUNENSE FAZ EXPOSIÇÕES OFERECENDO PLANO DE AÇÃO
A participação do policial lotado em Natal, Marcelino Viana, que antes de tudo é baraunense e almeja uma cidade tranquila e com paz, trouxe com a sua presença uma série de informações que chamou a atenção do público presente.
Como expositor convidado e representando a secretaria de segurança do Estado, Viana, como é conhecido, asseverou que é preciso o empenho do prefeito e vereadores, para que seja realizada constantes operações para coibir a ação dos meliantes. Um mapeamento que possa abortar  o tráfico de drogas, expurgar da sociedade quem sonha atacar o cidadão de bem. 
Lembrou ainda que já esteve dando sua contribuição recentemente e sabe como realizar uma ação mais enérgica. precisa que a prefeitura ajude como ajudou da vez que esteve aqui. "Estou a disposição, posso ajudar dentro da minha área e quero sim, dar minha contribuição à Baraúna. 
Sua fala trouxe confiança e denota que o secretário será sensível para ajudar o município.
Prefeito Isoares Martins marcará audiência com a governadora

PREFEITO SE DISPÕE A MARCAR AUDIÊNCIA E LEVAR COMITIVA À GOVERNADORA.
A prefeitura é o poder que mais pode ajudar na questão, precisa apenas que os poderes Legislativo e Executivo tracem metas conjuntas e batam na mesa: segurança já! 
Como foi lembrado houve alguns momentos que a alimentação, ajuda de custo e até material de limpeza foram cedidos pela prefeitura, agora o prefeito alega que não tem mecanismo para legalização destas despesas. 
Na gestão anterior, o prefeito Aldivon Nascimento com a então governadora Vilma de Faria, celebraram convenio de parceria e até deram os primeiros passos para a instalação do Pelotão de Policia, no entanto, a atual governadora não deu mais a devida atenção ao problema. De lá para cá, muitos assaltos foram registrados e o o mais grave culminou com a explosão da agencia do Banco do Brasil  que está sendo reconstruída. Nos correios  já foram realizados mais de seis assaltos... o comercio e por ai vai.
Em uma das citações o prefeito Isoares Martins se dispôs a levantar custos sobre a instalação de câmeras em pontos estratégicos da cidade. Um outro compromisso assumido no evento foi conduzir todos que quiserem somar  com a presença na audiência que irá marcar com Rosalba  Ciarlini.


FINALIZANDO OS TRABALHOS 
Os vereadores Ruberlandio Queiroz, Flávio Matias, Divanize Oliveira e Maninho consideram o momento oportuno e que o presente evento seja sequenciado por encaminhamentos urgentes. Dando celeridade para que a secretaria de segurança tome o conhecimento desta realidade e possa dar respostas a todos que se comprometeram ajudar a Baraúna sair desta cruel realidade, onde o crime, a droga e os assaltos vem crescendo assustadoramente.
Vereadores ao lado do dirigente da CDL local
 PROPOSTAS PARA UMA MELHOR SEGURANÇA EM BARAÚNA 
  1. Que o efetivo policial mantenha pelos menos 22 soldados, a necessidade é 30;
  2. Cessão de uma viatura adequada para zona rural(tipo caminhonete);
  3. Instalação do telefone 190 ou DISQUE DENUNCIA;
  4. Instalar o conselho municipal de segurança;
  5. Abaixo-assinado pelos alunos e cidadãos de Baraúna com pontos necessários para uma segurança ostensiva;
  6. Envolvimento da bancada estadual e o presidente da Assembléia Legislativa(deputados votados em Baraúna);
  7. Plano de metas e ações estratégicas para abortar o crime;
  8. Divulgar quadro na mídia geral;
  9. Elaboração de um documento contendo as necessidades do município e com o aval de todos os segmentos;
  10. Pontuar situação critica  da violência no município.



Um comentário:

Anônimo disse...

CORRIGINDO: A POLÍCIA CIVIL DE BARAÚNA DISPÕE HOJE DE 4 AGENTES, 1 ESCRIVÃO E 1 DELEGADO, NUM TOTAL DE 6 POLICIAIS CIVIS, E NÃO DE SEIS AGENTES, COMO DITO.

Últimas postagens