quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ação

Caern garante melhor fornecimento de água para a cidade de Baraúna O conjunto Cinderela e o bairro Estação

O conjunto Cinderela e o bairro Estação, na cidade de Baraúna, serão beneficiados com a obra de extensão de rede que começou a ser executada esta semana pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Serão instalados 480 metros de tubos de PVC de 100 milímetros, incluindo anel e rede de distribuição, e remanejados outros 210 metros de tubos de 75 milímetros. O investimento são recursos próprios da Caern em cerca de R$ 30 mil.

A previsão é que a obra seja concluída até o final do mês. Neste serviço, a Companhia investe no anel de distribuição, que é uma rede de água que tem a função específica de garantir maior pressão e rapidez ao líquido dentro da tubulação. O nome "anel" se dá porque a rede normalmente tem um diâmetro maior e está posicionada em uma área geográfica da cidade em um formato fechado quadrangular ou quadrado. Este formato permite que a água corra dentro da tubulação e tenha maior força para chegar às redes de distribuição de água com um diâmetro menor interligadas ao anel. As redes com diâmetro menor levam água até a casa dos moradores.

A captação de água da cidade de Baraúna é feita por poços de onde vem o aumento do fornecimento para esta área da cidade que é de expansão. De acordo com o Chefe da Unidade de Águas do Interior da Regional Mossoró, Cleice Paz, o desenvolvimento econômico de Baraúna impulsiona o seu crescimento. Novos moradores chegaram ao município em função dos empregos da fruticultura e mais recentemente na indústria do cimento. O aumento populacional implica em garantia de abastecimento para esta população, daí a necessidade de investimentos nesta área.
Cleice Lira ao ladoo do vereador Flávio Matias
CONVOCAÇÃO DO ORGÃO À CÂMARA SURTE EFEITO POSITIVO 
Através de requerimento por autoria do vereador Flávio Matias(PR), endossado pelos seus pares, convocando a direção regional da Caern à Camara de Baraúna, trouxe  resultados surpreendeentes a população, desde então, sofria com os serviços. 
As explanações do representante do orgão, Cleice Paz de Lira, tranquilizou os vereadores e  agora se pode ver outras ações de melhoria no abastecimento. 
Pouco se tem notado a falta dágua nas torneiras, o fornecimento está normalizado e a expansão está garantida para os que careciam do beneficio. 
Flávio Matias, recebe a noticia orgulhoso por ter dado sua contriibuição neste sentido. "Tenho mantido essa postura em todo meu mandato, procurando soluções e buscando respostas  aos anseios do povo". Lembra. 

HIDRÔMETROS
Paralelo ao investimento na melhoria da distribuição de água, a Caern também vem instalando hidrômetros na cidade. De janeiro a março deste ano foram colocados cerca de 600 hidrômetros, com a previsão de instalar outras 800 unidades até o final do ano. Baraúna atualmente tem 68% de medição e passará a ter 85% com a obra. A ampliação da cobertura de hidrômetros garante uma distribuição igualitária de água e evita desperdício do produto.

Nenhum comentário:

Últimas postagens