domingo, 12 de maio de 2013

Sessão da Câmara

VEREADORES ficaram atentos as colocações da secretária de SAÚDE
Convocada pelo  requerimento do vereador Ruberlandio Queiroz(PT), a secretária Jania Freire foi sabatinada por todos edis inscritos no plenário e respondeu a sua maneira algumas indagações.  Bem a vontade falou o pouco que lhe compete esses primeiros meses da gestão em que é titular. Muitas perguntas, meias respostas, discursos acalorados.
Uma das questões suscitadas foi levantada por Maninho, vereador do PMDB, que reclamou da não convocação dos concursados que aguardam o chamamento há anos, e pelo que sente, existe uma vaga de bioquímico deixada por um profissional que se desvinculou por não poder absorver seu tempo na função, porem, o mesmo é tido como contratado numa empresa terceirizada, deixando duvidas quanto a sua nova contratação ao invés da convocação da lista de espera. 

DIVANISE OLIVEIRA (PSD),tratou de saber como será resolvida a situação do atendimento da zona norte, médicos dos PSFs e da ambulância retirada de circulação nessa gestão. A mesma tem se preocupado em relação a falta de médicos e do pronto atendimento feito até então pela ambulancia da região.

JOAZINHO DO PMDB fez alusão ao serviço de lavanderia do hospital que é feita de forma errada, contaminando e possivelmente trazendo consequencias danosas a saúde dos pacientes. De pronto a secretária concordou e disse que a prefeitura está adquerindo máquina apropriada para lavar e secar. 
Por fim, alguns esclarecimentos por falta de equipamentos do teste do pezinho que não vem sendo realizado. A nutricionista que não se sabe como vem atendendo a população de acordo com preocupação do vereador Deivid Simão(PDT).
ADAUTO NETO se deteve a parabenizar a secretária que cumpriu a convocação e que a saúde é um problema que demanda muita atenção. Parte da medicina vem sendo cumprida, mesmo dentro das dificuldades que são tantas não só em Baraúna, mas em todo Brasil. Espera que os colegas possam ter tirado proveito dessa visita, extraindo respostas para população.

AILTON LOPES - se dirige ao público enfatizando a presença da titular da pasta de saúde, Jania Freire, querendo saber quantos agentes de saúde servem ao município. E se os salários continuam minguados diferente da gestão passada. Falou de que tomou conhecimento que o abastecimento dágua do hospital está bem próximo a fossa que acumula dejetos, ela pode contaminar e trazer sérios danos. 
Respondendo ao vereador do PV, assegurou que existem 47 agentes de saúde, há um entendimento que eles cumprem seus horários. Não garante que todos estejam na área como deviam. Em relação ao salario é de 970 reais, mais salubridade. Irá tomar conhecimento sobre a existência da aproximação do abastecimento com a fossa. logo tomará providências. 

RUBERLANDIO - Pede esclarecimento sobre a forma de seleção da equipe do SAMU, e ainda do não funcionamento diário nos PSFs.
Os Psfs funcionam de segunda a sexta de 08hoo as 15h00 - sobre o médico em questão, todos sabem de seus procedimentos, tem recusado a atender um paciente e por isso, responde na promotoria. O médico errou e ainda fez um BO, contrariando as normas. A seleção do SAMU foi feito internamente, não necessitou seleção aberta, apenas capacitação local e podem atuar dentro do que exige o serviço. No tocante ao serviço do gastro tem uma grande demanda, mas sabemos que há necessidade de ajustar e melhorar o trabalho.

FLÁVIO MATIAS - Considerou salutar a vinda da secretária, entende que para o propositor melhor ainda onde dirimiu duvidas na questão. A expressão dos presentes faz parte da democracia e aqui no legislativo precisa de preparo de cada um. "O fortalecimento da democracia é isso".Lembra Flávio. Foi a favor do requerimento e o que se questionou foi a forma da redação que não estava clara na convocação. 
Quanto ao seu requerimento convocando o secretario de Educação se dar por interesse e conhecimento de como vai a educação e por isso diz que foi estingado justamente por informações sim. 

TÉRTULO ALVES - foi ao plenário para falar  e destacar o volume arrecadado 2.140 mil que desembarcou nos cofres de janeiro a abril. Juntado mais  3 milhões creditados nas contas da saúde. Diante de tantos recursos deve ter reserva para equipamentos hospitalares, a fim de manter os PSFs, pois o que tem observado são muitos poucos o que existem de estrutura na zona rural. A exemplo no velame que falta energia, só tem um birô e uma maca. Perguntou sobre exames como eletrocefalograma, ultrassonografia, entre outros que dependem dessa necessidade. Raio X, tomografia, ressonância magnética se há nesse sentido convênios para atender essa demanda, ou se não, como faz o paciente que não tem condições.
Respondendo ao presidente, Jania Freire destacou que muitos equipamentos dependem do médico especialista, mesmo assim, numa urgência tem procurado resolver na medida do possível.

FÁTIMA QUIRINO - Sabe e conhece bem a situação da saúde, pois, vive na luta dentro dos hospitais. Na sua comunidade tem sido bem assistida. Já em relação as cirurgias houve um tempo em que os pacientes se deslocavam a Caraúbas, teve mais atendimentos para a população.

EXPOSIÇÃO DE RUBERLANDIO
Cosidera que a casa Legislativa cumpre bem o seu papel, e eventos como este, estão na ordem de suas atividades de parlamentar. Acredita que apesar de não extrair respostas mais claras, mesmo assim, aposta que doravante o prefeito possa ser mais  sensivel aos apelos dos vereadores e da população...






Nenhum comentário:

Últimas postagens