quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Espaço aberto

EX-VEREADOR FÁBIO MOURA USA ESPAÇO DEMOCRÁTIO PARA DEFESA

Prezado blogueiro Claudembergh,


A respeito de postagem recente do seu prestigiado Blog, certamente um dos mais acessados dentre aqueles postados a partir da região Oeste do nosso Estado, peço-lhe a gentileza de publicar os esclarecimentos que a verdade e a minha tranquila consciência impõem que se façam.

Sabedor do seu indubitável apreço pela democracia, inclusive na utilização das mídias alternativas, nem invocarei o constitucional e sagrado direito de resposta. Independentemente dele, sei que o nobre blogueiro publicaria os apontamentos – esclarecedores, repita-se – que seguem.

Caro blogueiro, se, na matéria postada, vossa senhoria tivesse informado os motivos, ou comportamentos meus, que o levaram a acreditar que eu tenho adotado uma postura de situacionista, certamente estaria eu ocupando meu tempo na rotina peculiar aos meus afazeres pessoais. Como não o fez, peço que publique os presentes esclarecimentos na íntegra, com destaque e espaço que sejam, no mínimo, iguais aos da publicação ora esclarecida.

De início, importa informar aos munícipes de bom senso e que se preocupam com Baraúna sem olharem para as cores partidárias, que a censura a que venho enfrentando por alguns que sofrem de miopia diz respeito ao meu comportamento no dia da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Baraúna para o biênio 2011/2012 e por último, na retirada de pauta, na Câmara, de forma regimental, do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, situações essas que passo a explicar ponto por ponto, apresentando o porquê do meu envolvimento.

Primeiro, quanto à eleição da Mesa Diretora, todos sabem o absurdo que ocorreu. Na oportunidade o então Presidente da Casa retirou as cédulas da urna, apurou o resultado e segundo os que acompanhavam de perto o processo eleitoral, divulgou como chapa vencedora aquele que foi derrotada. Como se não bastasse, o então Presidente ainda saiu correndo com as cédulas, sem as exibir aos que acompanhavam o pleito.

Diante de tais acontecimentos, que envergonharam aquele Poder, expondo o Legislativo e seus membros perante a opinião pública local e regional, foram adotadas algumas medidas, dentre elas: repetir a votação para escolha de forma clara, lícita e transparente dos membros da Mesa Diretora, e as que objetivaram preservar as provas de todo o ocorrido para que o Poder Judiciário pudesse ofertar aos contendores e à própria sociedade um julgamento justo. Outros advogados, pessoas do povo e a Polícia, preocupados com Baraúna, também fizeram o mesmo.

Infelizmente, pensar e adotar posturas corretas incomoda a alguns, exatamente aqueles que querem o Poder a qualquer custo.

É de se perguntar: Onde estaria nisso uma suposta posição minha de situacionista? A quem interessa a baderna?

Quem foi o arquiteto do malsinado plano de inverter o resultado da eleição, tão bem executado pelo então Presidente da Câmara naquele dia negro para o Poder Legislativo e para o nosso povo?

A baderna, acredito, não interessa ao caro amigo Claudemberg Emídio. A mim, com certeza, também não.

Outrossim, como é de conhecimento público, o Poder Judiciário já se debruçou sobre a questão da eleição da Mesa Diretora em inúmeras oportunidades, e até agora manteve afastados os que inverteram o resultado. O tempo vem mostrando que, aqueles que adotaram postura alinhada com a legalidade e contrária às do então Presidente, estão corretos.

Segundo, no que pertine à retirada de pauta do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, como munícipe e cidadão achei um absurdo que parte dos vereadores quisesse inviabilizar a continuidade das ações do Poder Público em nosso Município a partir de 2012.

É que sem a Lei de Diretrizes Orçamentárias, não seria elaborada e muito menos votada e aprovada a Lei Orçamentária Anual. E, sem previsão orçamentária, poderiam ocorrer inúmeros prejuízos para o Município, inclusive quanto aos recursos remetidos pelo Estado e União via convênios, onde em regra têm a contrapartida da prefeitura, necessitando de previsão orçamentária para serem celebrados e executados pelo ente municipal. Por outro lado, repetir o orçamento do ano anterior é praticamente como parar no tempo, já que as demandadas da população e a vontade política de alocar recursos no OGU através de Emendas Parlamentares para o Município se renovam a cada ano, necessitando de ajustes orçamentários anualmente.

Lembro que Baraúna já enfrentou situação semelhante. Digo semelhante porque no último mandato do ex-prefeito José Araújo, aquele que parte dos correligionários de hoje o ejetaram da cadeira de prefeito de forma abrutpta, o Orçamento se esgotou, e naquele ano os Vereadores, de forma responsável, inclusive meu querido amigo Adjano Bezerra, salvo lapso de memória, também votou pela suplementação, embora tenha o mencionado vereador adotado medidas perante o Ministério Público.

Qualquer vereador que não esteja movido pelo ódio, nem levado por questiúnculas politiqueiras menores, tem discernimento quanto à importância da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual para o Município de Baraúna.

Em resumo, sem orçamento para o ano vindouro, haveriam prejuízos sem precedentes para o Município.

Não é justo parte da oposição cultivar o ódio contra o gestor, perder o bom-senso e o povo pagar a conta. Se há uma briga odiosa pelo poder, que mirem apenas naqueles que na ótica de vocês estão lhes causando prejuízos.

A conta da briga não deve ser paga por quem não deve. Aliás, o povo já paga polpudos salários a prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores e não está disposto a arcar com os ônus da arenga de alguns pseudo-políticos, seja de situação ou oposição.

Mais uma vez, é de se perguntar: Quem de bom senso, podendo e sabendo fazer algo para evitar o pior para seu povo, cruzaria os braços?

É correto a população pagar um alto preço por conta do ódio de alguns, regado por divergências políticas e fortalecido dia após dia pela luta desenfreada pelo poder?

A quantos interessa a política do “quanto pior melhor”?

Pergunto a quantos, porque a quem interessa todos já sabem! Com certeza não é ao povo da nossa terra.

Por derradeiro, além de não ser e muito menos estar adotando posições de situacionista, informo que em relação à posição do Democratas, seja no plano municipal, estadual ou nacional, ainda não há nenhuma definição quanto ao caminho a ser seguido na eleição municipal, pois além de não existir deliberação do Diretório local, a convenção para definir candidaturas e coligações só ocorrerá em 2012.

A minha postura de independência em relação ao Poder Executivo sempre existiu, mesmo quando fui eleito na base de quem venceu a eleição para prefeito no Município de Baraúna. Em nome da minha atuação baseada em princípios e valores morais, sociais e legais que entendo serem os corretos, nem curvo a minha espinha dorsal, nem também exercito o ódio.

Tenho posições definidas sobre os muitos temas que surgem durante a atividade política e a atividade pública. Não tenho posições arraigadas em pensamentos apequenados de cores partidárias ou brigas tolas desse com aquele grupo. Graças a Deus, vejo a atividade política como algo maior que os aspectos rasteiros que alguns lhe enxergam.

Na Câmara Municipal de Baraúna, de cuja história me orgulho de fazer parte, sempre votei supedaneado na razão, e dessa forma sempre votei a favor do povo de Baraúna, independentemente da origem do projeto, ou da cor partidária de quem o enviou para votação. E também apresentei incontáveis projetos que entendi como proveitosos para a população baraunense, cujo bem-estar deve ser a razão maior para todos os que desejam se lançar candidatos em 2012.

Ao blogueiro Claudembergh, meu amigo pessoal, parabenizo pela forma respeitosa e democrcom que vem conduzindo o Blog.

No mais, se um dia eu voltar a ser candidato a algum cargo político-eletivo, quero tê-lo no mínimo como marqueteiro, pois a postagem e o trabalho de photoshop ficaram excelentes.

Um forte abraço! Que Deus continue iluminando seu caminho.

FRANCISCO FÁBIO DE MOURA

Cidadão baraunense



Nenhum comentário:

Últimas postagens