quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Furna feia

Parque deverá entrar em funcionamento até a Copa do Mundo de 2014
Postada na Gazeta do Oeste 
A intenção é que o Parque da Furna Feira sirva de ponto turístico para o público que se deslocará entre Natal e Fortaleza para assistir aos jogos da Copa do Mundo. O decreto de criação do Parque foi assinado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente.
A expectativa é que no mês de agosto seja realizada uma cerimônia de criação oficial com a presença de autoridades e da ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira.
“É o coroamento de um trabalho de mais de dez anos. Até 2007 foram concluídos os estudos preliminares e no início de 2008 a proposta foi apresentada ao Ministério do Meio Ambiente. Após inúmeras reuniões, audiências públicas e trabalhos, o Parque foi criado. E temos muito o que comemorar, pois há mais de 30 anos nenhuma unidade de conservação federal era criada; é o primeiro parque nacional do Rio Grande do Norte, um dos poucos Estados do País que ainda não tinha um e é uma área importantíssima que vai servir a toda a população, tanto para estudos, visitação e desenvolvimento da região”, comemora Diego de Medeiros Bento, analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV) do ICMBio.
Até poder abrir os portões, uma série de trabalhos tem que ser feita. Alguns estudos precisam ser concluídos e outros iniciados. O Parque está em processo de escolha da chefia. Os nomes que estão sendo indicados serão avaliados e escolhidos pela Casa Civil brasileira.
Também será elaborado um plano de manejo, com a formação de um conselho consultivo que vai direcionar as ações executadas na Furna Feia. O conselho conta com a participação de diversos órgãos, entre eles a chefia do Parque, prefeituras das duas cidades, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) do RN, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), entre outros.
Ainda serão discutidas a necessidade de estruturação, como o local será utilizado e como os moradores da região podem ser incluídos nas atividades. Por enquanto, o local já recebe atenção especial e uma série de regras para impedir a presença de estranhos que ameacem a biodiversidade do local. “Há uma legislação própria e bem mais rigorosa. Se uma pessoa for pega com uma pá lá dentro corre risco de ser presa. Agora só estão autorizados a visitar o pessoal do Instituto Chico Mendes e estudiosos. Qualquer pessoa sem permissão pode atrapalhar. O acesso é muito restrito”, ressaltou Diego Bento.

IMPORTÂNCIA - Os levantamentos apontam flora e fauna diversificadas e bem preservadas, tornando a área uma das mais representativas da Caatinga no Estado, com a ocorrência de várias espécies de plantas, inclusive endêmicas, espécies de aves, espécies de mamíferos e espécies de répteis. Várias dessas espécies constam nas listas de fauna e flora ameaçadas de extinção.
A área tem um imenso potencial para pesquisa científica. Diversas universidades locais e de outras regiões do país já realizam estudos no local. Além disso, a área possui o potencial turístico - ecológico e de aventura - terão importantes papéis no desenvolvimento socioeconômico de famílias assentadas e comunidades do entorno, se tornando fonte de renda sustentável para a região.
Com a Unidade de Conservação (UC) será triplicará a área de Caatinga protegida, pois o bioma exclusivamente brasileiro, apesar de ocupar mais de 80% da área do Estado, representa menos de 2% da área protegida no Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Últimas postagens