domingo, 11 de maio de 2014

Nós somos parte dessa hostória !

BARAÚNA FOI FUNDAMENTAL NA LUTA PELA ESTRADA DO CAJUEIRO


As autoridades locais souberam reconhecer sua importância e decisão na consecução desse sonho.


Não  há de se negar que ao longo de décadas os segmentos da sociedade, as autoridades da região e a população almejam a pavimentação da estrada do cajueiro. 
Cada pessoa teve sua importância, isso é justo. Por exemplo um dos pioneiros nessa missão foi o ex-vereador Expedito Bolão. Cobrou em seus discursos, apostou nas autoridades da época e fez sua parte.
Noutro momento a CDL, A ACIM e os varejistas de Mossoró queriam a integração dos dois estados, o CE/RN.
Já a ESAM, hoje UFERSA, por volta de 1995 detalhou estudos de viabilidade junto com a UERN  no mesmo objetivo de impulsionar o desenvolvimento na chapada do Apodi. E por ai vai...
Agora nesse momento é oportuno destacar a peleja da CONFRACIMB, UNECOB e assentados  localizados no entorno da estrada que sentiam e sentem na pele a falta da estrada. A comunidade partiu par o abraço, foi ao debate e suscitou nova bandeira em defesa de sua pavimentação. 
O prélio não é pessoal é de uma região sofrida e distante de tudo... 
Nessa segunda rodada de discussão veio a galope as promessas de muitos figurões da politica que ao longo desses anos serviu de discurso em campanha. 
No entanto, salientamos para sermos justos que nada acontece por acaso, e na frente dessa missiva vem a ação de Betinho Rosado que conseguiu federalizar a estrada, tornando-se BR 437. Laire e Sandra Rosado que dispuseram cobrar e cobrar a  sua concretização. Vilma de Faria, então governadora do RN, chegou a apostar que a pavimentação saia na sua gestão, e não saiu. Rosalba senadora e agora governadora até se irritou com a nossa cobrança constante. 
Por dever de justiça, se não fosse o interesse do deputado Henrique Alves, presidente da Camara federal, que aliás, nunca vi um só gesto seu em defesa dela e de repente, tomou pra si a questão batendo o martelo e pronto. Deu certo e praticamente estamos aí, a beira da estrada quase vendo ela ser firmada para servir duas importantes regiões.  Tudo é uma questão de vontade politica, prioridade, se quer dar certo.  
O empenho se deu por força de protestos na BR, a discussão com a Camara de Baraúna e Mossoró. O envolvimento do município de Tabuleiro do Norte-CE  e ainda  a teimosia de Maurílio Santos do Jucuri, aliada a esperança de alguns comunitários dispostos a nunca desistir. 
Modéstia à parte, minha vocação de luta e nunca desistir. A câmara de Baraúna com a prefeitura, vários vereadores que vestiram a camisa pela BR asfaltada. 
Baraúna ajudou e muito! E orgulhosamente faço parte dessa história somando a tantos desbravadores...
O meu amigo particular Junior Heronildes, esse sim, fez um arsenal de documentos, apurrinhou a classe politica, deixou a imprensa atenta aos acontecimentos. Tudo isso minha gente foi salutar para essa nova realidade...
Não podemos ser injustos nessa caminhada. O meu amigo vereador Naurides Gadelha(PT) de Tabuleiro fomentou o debate com as autoridades do Ceará e foi positivo. 
Todo mundo merece ser destaque naquilo que soma pelo bem coletivo.
A imprensa foi fundamental em tudo. Cada passo dado teve um significado e todo resultado será efetivamente vê a estrada pronta e dai por diante sediada pelo desenvimento e integração da chapada do Apodi e o vale do Jaguaribe.


Nenhum comentário:

Últimas postagens