segunda-feira, 4 de julho de 2011

Ação educativa

200 JOVENS SERÃO QUALIFICADOS PROFISSIONALMENTE

A Prefeitura Municipal de Baraúna começa hoje (4) o projeto Reconstruindo as Relações Familiares, que vai beneficiar diretamente cerca de 200 famílias que conviveram com problemas de violência. Estão sendo oferecidos 18 tipos de cursos diferentes para atender jovens que têm entre 16 e 18 anos, todos residentes em Baraúna.A solenidade oficial de lançamento do projeto foi realizada na semana passada, com a presença dos jovens e seus familiares, além dos parceiros que fazem parte dessa iniciativa da Prefeitura de Baraúna e autoridades da região. O grupo Mizu, que instalou uma fábrica de cimento na cidade, é um dos parceiros e tem interesse nesses jovens.

Jovens beneficiados e suas famílias participaram do lançamento do projeto
que vai beneficiar direta e indiretamente cerca de 600 pessoas
Os cursos serão oferecidos, sem nenhum custo, por empresas como Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Nacional de Aprendizagem Social (SESI), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e várias outras,, dando oportunidades aos jovens e, consequentemente, garantindo um futuro melhor a todas essas famílias.

Para o gerente do Senac de Mossoró, Glauco Carvalho, ações que visam a qualificação profissional é o caminho para desenvolver qualquer cidade, principalmente Baraúna que hoje já conta com duas fábricas, uma delas em pleno funcionamento. “A gente sabe que a saída para conseguir emprego é está capacitado”, avalia Carvalho.Ainda de acordo com ele, a empresa Mizu deverá aproveitar boa parte desses jovens que estão sendo qualificados. “A empresa chega e está indo buscar pessoas foras. O Brasil está com um grande déficit de mão-de-obra qualificada”, enfatiza, lembrando que todos os custos de qualificação serão divididos entre a Prefeitura e os seus parceiros.
O custo médio dos cursos que estão sendo oferecidos pelo Senac de Mossoró é de aproximadamente R$ 1.300,00 (um mil e trezentos reais). Um dos cursos que estão sendo oferecidos é na área de estética, que hoje tem grande procura. “O aluno vai entrar simplesmente com o ganho de conhecimento e o esforço dele”, explica Carvalho.As famílias também vão ter a oportunidade dentro do projeto, de acordo com Ivaneide Oliveira, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Baraúna. Alguns dos cursos que estão sendo oferecidos pelo programa vão ser direcionado para as famílias, como o curso de segurança alimentar nos quintais. As donas-de-casa vão receber um treinamento específico para saber como plantar hortalícias, frutas, plantas medicinais e outras variedades no quintal de suas casas. A ideia, segundo Cédina Maria, assistente social, é fazer com que essas plantações tornem-se, no futuro, uma renda para essas famílias, que serão apoiadas pela Prefeitura.

Cédina Maria quando apresentava o cronograma do projeto, que
começou oficialmente hoje com o início dos primeiros cursos
Segundo Núbia Bezerra, secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, o trabalho no campo de assistência social tem mudado seu perfil em Baraúna. “O foco não é mais dar, como se diz, é preparar os cidadãos para enfrentar o mercado de trabalho e para que eles se tornem agentes atuantes na sociedade, participando com seu trabalho”.Vista hoje como uma cidade em desenvolvimento, Baraúna tem se preparado para acompanhar as mudanças proporcionadas pelo seu crescimento. Recentemente, a Prefeitura já havia qualificado 200 jovens em cursos de mecânica e elétrica. Todos foram absolvidos pelo mercado – alguns deles contratados por empresas internacionais.

Nenhum comentário:

Últimas postagens