quinta-feira, 28 de julho de 2011

Divisa

ANGICOS PERTENCE MESMO A BARAÚNA 
Localizada na divisa entre Mossoró e Baraúna, o assentamento pertencente ao projeto carajás, ou seja, Vila Maisa, o PA de Angicos que vive o dilema de estar localizada no extremo entre os dois municípios. Do lado de Baraúna a comunidade se sente desprestigiada nos serviços essenciais, como saúde, estradas e educação. Já do lado, bem próximo apenas há 1 km, as comunidades vizinhas pertencentes a Mossoró recebem melhor atenção com energia, iluminação, água, escolas e até Posto de saúde, enquanto que, Baraúna o que oferece é questionado pela população local. 
Com essa dificuldade a maioria, ou seja, 80% das pessoas  preferem que o Angicos faça parte de Mossoró e para isso por via da Justiça pediram que fosse feito uma radiografia geografica que pudesse assegurar de qual lado pertence o Angicos. 
Para a lider comunitária Evaneide Gonçalves, o que a população almeja não tem sido fácil conseguir pelo o fato de ambos os municipios aguardarem a decisão judicial. Uma equipe de Mossoró formada por topografos foram ao local esta semana e definiram: o Angicos é mesmo de Baraúna.
Com essa posição a comunidade se mobiliza para que a partir de agora o prefeito Aldivon Nascimento, passe a reconhecer oficialmente a comunidade. Um limite de apenas 1km 40 metros de área. 
Os eleitores que se debandaram para Mossoró se obrigam a optarem por Baraúna, são quase 200 pessoas que transferiram seu domicilio. 
Na próxima semana uma reunião acontecerá na localidade a fim de conscientizarem á todos a importância de  recorrem a Baraúna nas suas necessidades. O prefeito Aldivon, mesmo ciente da opção daqueles moradores sempre manteve com atenção oferecendo os serviços de direito aos cidadãos dalí. "Nunca foi negado qualquer assistência aquela comunidade, respeitamos o direito de quererem pertencer a Mossoró, e mesmo assim, a saúde, o transporte escolar e os serviços foram direcionados sem discriminação alguma".

OUTRAS LOCALIDADES AGUARDAM O MESMO LEVANTAMENTO - Assim como Angicos, as localidades assentadas de Cristais e Recreio defendem a mesma tese de definição, desejando da mesma forma a que lado cada uma pertence. Os serviços topográficos chegarão ainda nesta semana para concretizar a verdade legal destas comunidades.

Nenhum comentário:

Últimas postagens