segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Requerimento

ACADEMIA DE SAÚDE SERÁ DEFENDIDA NA CÃMARA
O vereador Edson Barbosa do Partido Verde requer, em regime de urgência, a adesão do município de Baraúna ao Programa “Academias da Saúde”, do Ministério da Saúde.

O Programa “Academias da Saúde” foi instituído pela Portaria nº 719, de 7 de abril de 2011 e faz parte das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, além de potencializar elementos da cultura local para produção de escolhas saudáveis pela população beneficiada com as ações.

O programa Academia da Saúde prevê a implantação de infra-estruturas, denominadas pólos, que possuem espaços para realização de atividades individuais e coletivas, e equipamentos para alongamentos e outras atividades físicas e de lazer, com a orientação de profissionais qualificados. As atividades desenvolvidas podem ser práticas corporais, como ginástica, capoeira, dança, jogos esportivos, yoga e tai chi chuan, ou práticas artísticas, como teatro, música, pintura e artesanato.

Também podem ser desenvolvidas atividades de segurança alimentar e nutricional, educação alimentar e orientação para a prática de atividade física. Outra iniciativa é a construção de área de convivência, um espaço com instalações para atividades relacionadas aos jogos de salão (dominó, baralho, dama, xadrez, etc.).

Em Baraúna é notória a presença de várias pessoas praticando atividades físicas nas ruas e praças do município. A adesão a esse projeto irá garantir o fortalecimento da atividade física, do lazer e a melhoria considerada da saúde dos baraunenses. .

Dessa maneira, é essencial que a Prefeitura Municipal de Baraúna possa articular esforços de forma a garantir a adesão desse importante projeto do Governo Federal



Nenhum comentário:

Últimas postagens