quinta-feira, 11 de abril de 2013

De sessão na Câmara

SESSÃO tratou de várias matérias do interesse COLETIVO
Em mais uma sessão ordinária nesta noite os vereadores trataram de temas e matérias que serviram de discussão e apelos ao bem do coletivo.
O presidente Tértulo Alves(PMN) conduziu os trabalhos na forma da Lei e atento ao Regimento da casa que norteia os debates.
Requerimentos, indicações e o projeto do executivo que muda nomeclatura da Secretaria de Agricultura para contemplar a Agropecuaria e os Recursos Hídricos, sendo que no decorrer do expediente outros temas foram levantados por cada um dos presentes. 
Nesta sessão (11/04/2013) se fizeram presentes: DIVANIZE OLIVEIRA(PSD), GISELE ROMÃO(PR), FLÁVIO MATIAS(PR), ROBERTÃO(PR) AILTON LOPES(PV), MANINHO(PMDEB), JOÃOZINHO(PMDB) e ainda DEIVIDCLEY do PDT, ausência da vereadora do PMN, Fátima Quirino.

MANINHO QUER VISITA DE VEREADORES NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL
O vereador do PMDB, José Carlos Cândido ou Maninho como é popularmente conhecido não poupou criticas a administração Municipal e ainda fez questão de lembrar do abandono que as escolas da zona rural vem sofrendo. A exemplo citou a Escola de Formigueiro e Sumidouro, onde impera o desprezo. Os alunos se queixam da invasão de morcegos, a merenda chega a faltar constantemente e até por falta de pratos deixou de ser servida. 
Contudo, fez apelo ao Sr Presidente da Câmara para que convoque a Comissão de Educação, junte os vereadores e passem a fazer visitas para verificar os fatos. "Nós temos o dever e a responsabilidade com o povo e não vamos dar as costas à ele, faço meu apelo para que tenham respeito  aos alunos". Disse Maninho.
Noutro aspecto defendeu requerimento cobrando do DER -Departamento de Estadas e Rodagens, para que instale urgentemente sonorizadores nos trechos das escolas de Formigueiro, Vertentes e Mata Burro. Uma forma de garantir a segurança dos alunos que temem o pior. 

DIVANISE QUER MAIOR COMPROMISSO COM OS TAXISTAS 
A vereadora Divanise Alves em sua fala defendeu o seu compromisso com a categoria de Taxistas que em reunião fizeram apelo para que as autoridades pudessem encontrar meios de organizar, melhorar e disciplinar os serviços de transportes que se deslocam de Baraúna a Mossoró. 
Adiantou o empenho de uma comissão formada com intuito de ajudar na organização dos serviços e ainda lamentou que alguns colegas tenham deixado de participar da reunião, mas que agora cada um deve se integrar para contribuir em solucionar o problema da classe. 

FLÁVIO MATIAS FAZ LEI QUE ALERTA QUANTIDADE DE PESSOAS NAS CASAS DE EVENTOS
Diante do terrível acontecimento de Santa Maria que vitimou várias pessoas por conta da super lotação na boate, fez vê que o tema é motivo de precaução em todo recinto que aglomera grande quantidade de pessoas. Daí, seu projeto de Lei exige que os estabelecimentos destaquem em lugar visível a capacidade de pessoas que comportam o ambiente. 
Outro aspecto do projeto do vereador é a prevenção com fiscalização e estrutura mais adequada em conformidade com a segurança. 
O projeto foi aprovado por todos e elogiado pela iniciativa que chega em boa hora  para a população. 
DEIVID SIMÃO REQUER JUNTO AO PREFEITO A DUPLICAÇÃO DO TRECHO PRIMAVERA/MATA BURRO.
A indicação do vereador do PDT foi lida no plenário e reforça um desejo de todos que residem no trecho citado, bem como, oferece garantia de segurança e demonstra sua atenção aos problemas de Baraúna. Deivid destaca que seu pedido é fundamental para quem trafega na RN 015. 
Outro questionamento que o vereador levanta é o pedido ao presidente idealize Audiência Pública para tratar da segurança de Baraúna.
A agencia do Banco do Brasil que está prestes a ser inaugurada em breve merece que antes do término da obra, a cidade possa ter um melhor efetivo e garantias de segurança. 
A audiência dará a oportunidade de expressar a preocupação de cada autoridade e ainda encontrar alternativas que dê suporte a policia. 

RUBERLANDIO QUER SABER DO PREFEITO O QUE ELE HERDOU DO SEU ANTECESSOR
Diante de fatos que evidenciam o não cumprimento de pagamentos a bolsistas, comissionados e até transportes, bem como, a que pé deixou os cofres do município. Quantos comissionados deixaram de receber e o porque da não realização de melhores serviços.
O relatório dessa situação coube requerimento verbal o qual deixou de ser votado por alegação da bancada da situação que o Regimento Interno no entender deles não cabe o pedido verbal.
Na dúvida o presidente preferiu acatar a questão de ordem da bancada da situação e o requerimento acabou sendo abortado.
Para Ruberlandio é  sua a  prerrogativa, no entanto, reapresentará na sessão da quinta feira que vem e irá detalhar muito mais e será assim apreciado ou não pela maioria.
Um requerimento seu foi aprovado mas teve duas abstenções, Flávio e Divanise por não concordarem  que a secretaria de saúde seja convocada sem um detalhamento aguçado das informações.
Com a aprovação a Câmara fará convocação de Jania Freire para explicar vários pontos da saúde: Falta de médicos, plantões  e a ingerência da saúde conforme frisa Tertinho.

Nenhum comentário:

Últimas postagens