domingo, 12 de setembro de 2010

Questão de opinião

NA SOMBRA I
O sistema político em Baraúna vive momentos de tensão. Não me relembro de outro período tão adverso. A administração municipal do prefeito Aldivon Nascimento não consegue estabilizar os ânimos de seus aliados. Com o afastamento de seu fiel escudeiro Isoares Martins das funções de engenheiro da Prefeitura por determinação judicial, o prefeito perde a possibilidade de “bombar” seu pretenso candidato para 2012, pelo menos com a promoção pessoal que vinha sendo patrocinada com as obras públicas da cidade. Agora, resta a Isoares aparecer na sombra de algumas realizações de Aldivon, não podendo mais “tomar a frente” daquilo que ele chamava de suas próprias realizações.
NA SOMBRA II
Ouvi de um observador postado nas ancas do Poder Executivo que não existe consenso em torno do nome de Isoares para suceder Aldivon Nascimento em 2012, como se imaginava. Isso porque, depois dos recentes episódios do “Escândalo do Lixo”, denunciado pelo empresário Geilson Oliveira, somando-se aos baixos índices de popularidade de Isoares e do risco de inelegibilidade em decorrência da Lei da Ficha Limpa, minaram as chances sólidas até então, do servidor público mossoroense.
NOVOS NOMES
Esse mesmo observador próximo ao Prefeito diz que o sistema não está lá tão unido assim como aparenta, demonstrando uma espécie de cisão interna permanente, tudo por causa dos últimos acontecimentos que apontam para outros nomes que surgem para suceder o prefeito em 2012. Dentre os quais, destacam-se o de Izaú Filho, Flávio Matias, Fábio Moura e até Ritinha Bezerra que hoje ocupa a pasta de Habitação na Prefeitura. Bons nomes, porém falta só combinar com o povo.
RETALIAÇÃO
Como bem postou o blogueiro Edson Barbosa (PV) – Veja aqui, o empresário Geilson Oliveira, começa a receber retaliações por ter delatado o esquema de corrupção de desvio de recursos públicos advindos do contrato de limpeza urbana da cidade, episódio que ficou conhecido na imprensa de todo o estado como o “Escândalo do lixo” – Veja aqui. Particularmente vejo que, nesse momento, qualquer “ataque” do sistema do governo municipal contra Geilson Oliveira fica ofuscado pelo rancor e pela mágoa e não deve ser encarado com muita credibilidade pelo judiciário ou outros órgãos de controle, isso porque, soa bastante como uma forma de retaliação daqueles que se sentiram “traídos” por Geilson. Geilson tem confidenciado a pessoas próximas que tem farto material que pode "jogar na fogueira", segundo suas próprias palavras, aumentando e comprometendo ainda mais "autoridades" que fazem parte da administração municipal, a qual ele manteve relações políticas-comerciais durante muitos e muitos anos. Quem conhece Geilson sabe que ele é uma pessoa corajosa e destemida. O mais importante disso tudo é que a sociedade passou a ser mais ativa na participação democrática das instituições. Quem for “brincar” com o dinheiro do povo daqui em diante, vai pensar duas vezes. A população está de “olho vivo”.
PARA ONDE VAI ?
Onde vai parar o PMDB “coadjuvante de Baraúna” depois de duas grandes crises – entre Henrique e Iberê/Wilma/Hugo Manso e, outra interna de ânimos entre dois expoentes políticos do sistema do governo local ?
´JÁ´ SERÁ A FENIX ?
Com a grande possibilidade de vitória de Rosalba Ciarline (DEM) ao Governo do Estado, o DEM de Baraúna sai fortalecido para as eleições de 2012. Existe outro elemento que torna a sigla local ainda mais forte. Poucas pessoas – pouquíssimas mesmo, tem a confiança (não é proximidade não, é confiança) de Rosalba/Carlos Augusto e José Agripino Maia, os dois principais políticos do partido no estado. Nessas pouquíssimas pessoas encontramos "Zé Araújo". Em Baraúna teremos JA, como uma espécie de fênix, ressurgindo das cinzas?
O GOVERNO DE ALDIVON ´QUEBROU NO MEIO
Só seus poucos aliados incondicionais não querem reconhecer, mas o governo do prefeito Aldivon Nascimento não apenas rachou nos últimos seis meses. Quebrou no meio, literalmente. Perdeu todos os seus grandes expoentes que lhe deram uma vitória esmagadora em 2008. Hoje, essas lideranças todas ou estão ou somarão na oposição em 2012. Ainda mais, não possui praticamente nenhuma força que permita a manutenção de uma estabilidade adminsitrativo-jurídica segura e encontra-se em pêndulo na pequena e escassa possibilidade de eleger um sucessor "impopular" diante de tantos cenários contrários. Tem que repensar os planos para se manter na política, pois o que desenhou está dando errado.
AS MULHERES EM ALTA
Com a eleição de Dilma Presidente, Rosalba Governadora e com a oposição cada vez mais forte, resta saber se Baraúna irá eleger uma mulher prefeita em 2012. Pelo "andar da carruagem", tudo indica que sim. Aí teríamos as mulheres Superpoderosas.
LUCIANA TEM DESENVOLTURA
Luciana Oliveira (PSB) nunca havia participado diretamente da política até 2008, oportunidade que foi convidada para compor chapa como vice-prefeita, numa espécie de acordão desenhado milimetricamente por Aldivon. A cada dia Luciana demonstra uma desenvoltura na política impressionante. Genuinamente de Baraúna e com um comportamento admirado por todos, Luciana conhece bem as pessoas e convive com os problemas de sua terra e de sua gente. Não estou vaticinando, mas a mulher tem tudo para ter um futuro promissor na política. Basta aproveitar o bom momento

Postado no blog do Berguinho

3 comentários:

Anônimo disse...

Observações pertinentes e liberdade de expressão na ótica de quem conhece de politica como poucos http://blogdoberguinho.blogspot.com . Leitura diária obrigatória dos que fazem a oposição e espiada da situação.

Anônimo disse...

rapaz tá pense numa postagem interessante gostei reflete fielmente o quadro político do momento com uma linguagem bem reflexiva

Anônimo disse...

o velho Wilson Cabrabão agora vai ter de correr atras do preju. 02 blogs fazendo oposição e com inteligencia, o omi agora vai endoidar.

Últimas postagens