sexta-feira, 11 de maio de 2012

Reajuste

CÂMARA APROVA 14% PARA PROFESSORES
Depois da demora e apreensão por parte da categoria dos professores, enfim, o reajuste é concedido. O novo projetoi chegou a casa do Legislativo após entendimento com o SINDSERB, o prefeito Aldivon Nascimento, esperava um parecer juridico que desse garantias ao projeto, uma vez que a materia havia chegado a Câmara e logo retirada pelos prazos.
O reajuste é de 14% e o piso é mantido integralmente, um outro passo foi a manutenção do índice de referencia ao magistério, suprimido no projeto anterior. 
A Câmara lotou seu plenário e os professores presentes reclamavam da forma em que foi acordada as diferenças quanto ao retroativo que parte do mês de março, ao invés do que destaca o Plano, que é de Janeiro até a presente data. O reajuste será recebido no final do mês, já os valores anteriores serão pagos a partir de setembro até dezembro. A alegação se dar em dois pontos: a falta de recursos da prefeitura, conforme prevê o prefeito Aldivon e outro é o acordo  fechado entre a prefeitura e o sindicato da categoria. 
Os professores alegam que não foram ouvidos, estão chateados quanto a forma do reajuste e ainda apontam perdas e o descumprimento ao plano que deve-se ao direito de cada um.

DISCUSSÃO
A discussão do projeto esbarrou no comando da vereadora vice-presidente da casa, Divanise Alves(PSD), que abriu  os debates tendo em vista a ausência do dirigente, Adauto Neto(PR). Cada parlamentar expôs seu ponto de vista, sendo contrariado pelo edil Nerivan Claúdio(PMDB), que sugeriu a emenda ao projeto revendo o reajuste retroativo a janeiro. A sua emenda não foi acatada em alegação ao regimento que impede tal procedimento. 
Este vereador apontou o descumprimento dos artigos 54 e 56 do Plano que destaca as garantias nas diferenças dos níveis entre cada categoria, retirando direito dos que se enquadram no PN1, professores com nível superior que perdem com o acordo. 
O SINDSERB acabou sendo retaliado pela maioria dos presentes que atribuíam a falta de sensibilidade do seu representante. Como foi acordado entre a entidade e o prefeito, acabou sobrando para Lairton Viana que assistia tudo calado. 

ACORDO 
Como tudo foi acertado previamente com a representação da categoria, o projeto complentar não sofreu qualquer alteração e os vereadores nada puderam fazar a não ser votar. O prefeito Aldivon afirmou em reunião que o erário sofrerá acrescimo em torno de 100 mil na folha de pagamento. O reajuste  dado atende bem à todos e está dentro da realidade dos cofres do municipio... 
Os professores esperavam os 22% já que estão sem reajuste desde o ano de 2009, e essa medida deixa o descontentamento na classe e não rende politicamente nada aos vereadores e ao prefeito.


Nenhum comentário:

Últimas postagens