terça-feira, 1 de maio de 2012

Trabalhador sem comemorações



Dia do Trabalho 2012, 1º de maio




A História do Dia do Trabalho no Brasil têm o seu início do séc. XX, alguns tipos de agremiações de trabalhadores eram bastante comuns, porém não tinham muita representatividade política, devido a incipiente industrialização que havia até o começo da chamada Era Vargas.
Inicialmente influenciados pelas teorias anarquistas e, mais tarde, pela ideologia comunista, os movimentos operários foram sendo gradualmente dissolvidos, principalmente após Getúlio Vargas assumir o poder em 1930. A partir daí, os trabalhadores das zonas urbanas começaram a sofrer a influência do então chamado "trabalhismo", um tipo de ideologia que não pregava o fim capitalismo como sistema econômico, mas sim o triunfo do capital, colaborando para isso com o seu trabalho.
A propaganda do regime getulista utilizou o trabalhismo como um instrumento de controle das massas, o que acabou marcando uma linha divisória na maneira pela qual os brasileiros comemoravam o dia do trabalho.
Se antes de Getúlio, a comemoração era marcada pelos protestos e críticas as estruturas socioeconômicas dominantes, depois de Getúlio as comemorações adquiriram um tom mais festivo, com festas populares e desfiles.
Atualmente, embora a Era Vargas já tenha finalizado há mais de 60 anos, essa tendência se mantém e o dia do trabalho é comemorado como uma grande festa no Brasil, com shows musicais de grandes nomes da música popular e outros eventos do gênero.

Em Baraúna, o trabalhador sem comemoração
Apesar do grande número de trabalhadores existentes em nosso municipio com o advento da fábrica de cimentos, a fruticultura.  o comércio e o funcionalismo público, o trabalhador de Baraúna passa em branco esse dia. 
Nada foi feito para comemorar importante data, embora este ano seja eleitoral, mesmo assim não foi visto. 
Nas esquinas, ruas e calçadas esses trabalhadores se esbarram entre amigos e passam vivendo apenas mais um feriado. 
O setor de eventos e esportes ensaiou uma programação e não pôs em prática deixando para o dia das mães, data que não tem nada ver. Aldivon Nasimento esperava que sua equipe idealizasse qualquer manifestação, no entanto, acabou passando em branco. 

Nenhum comentário:

Últimas postagens