terça-feira, 10 de agosto de 2010

Seminário

Gestão das águas subterrâneas será discutida em evento


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), em parceria com o Governo do Estado do Ceará e da Agência Nacional de Águas (ANA) promove, em Baraúna, no dia 11 de agosto, com início previsto para as 9h, o Seminário "Gestão das Águas Subterrâneas da Chapada do Apodi".

Nesta ocasião será apresentado pelo Consórcio Projetec/Techne o estudo "Avaliação dos Recursos Hídricos Subterrâneos e Proposição de Modelo de Gestão Compartilhada para os Aquíferos da Chapada do Apodi, entre os Estados do Rio Grande do Norte e do Ceará" quando serão proferidas as seguintes palestras:

Reservas e Disponibilidades de Água Subterrânea - 30 minutos, pelo geólogo João Manuel Filho

Qualidade das Águas Subterrâneas - 30 minutos, pela prof. Marluce Santiago

Proposta de Gerenciamento dos Aqüíferos Jandaíra e Açu - 60 minutos, pelo geólogo Roberto Kirchheim

Esse estudo, contratado pela ANA, atendendo solicitação da Semarh, acompanhado pelas equipes técnicas dos estados em referência, trata basicamente da administração dos reservatórios subterrâneos Jandaíra e Açu que, através da captação de poços tubulares, fornecem água para as comunidades rurais e promovem o desenvolvimento de atividades econômicas na Região do Apodi.

É importante salientar que tal providência teve origem na necessidade do conhecimento técnico, em quantidade e qualidade, dos aqüíferos (lençóis) subterrâneos, que nos anos 2002/2003 tiveram seus níveis rebaixados em mais de 35 metros, provocando transtornos no abastecimento das comunidades rurais e da atividade econômica baseada na irrigação.

Este cenário provocou a tomada de providencias pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). Foi realizado um levantamento preliminar dos níveis dos poços da região (algo em torno de 600 poços) e convidado a Agência Nacional de Águas (ANA) para participar do esforço comum na realização de estudos iniciais que pudessem dar suporte às decisões de ordem prática, quanto à exploração da água subterrânea das áreas mais afetadas pela falta das chuvas.

De outra parte, as ocorrências sofridas pelo nosso estado poderiam se estender ao estado vizinho do Ceará, que também explora a água subterrânea para fins econômicos. Por interferências subterrâneas, as atividades de exploração no Ceará também poderiam potencializar, aumentando os rebaixamentos de níveis da água no Rio Grande do Norte, provocando, pelo mesmo motivo, o rebaixamento dos níveis das águas subterrâneas no seu próprio território. Desta hipótese, resultou o convite da Semarh à Secretaria de Recursos Hídricos e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará, instituições responsáveis pela gestão de recursos hídricos desse estado, que prontamente se dispuseram a colaborar na empreitada do conhecimento técnico e futura administração compartilhada dos aqüíferos comuns, fornecedores de água para os dois estados.





Nenhum comentário:

Últimas postagens