sábado, 15 de maio de 2010

Preocupação

LEVANTANDO VOO, MAIS UMA VEZ

A empresa Del Monte já é nossa velha conhecida. Há pouco tempo ela deixou o território potiguar onde produzia frutas tropicais e se bandeou para o vizinho Ceará. Teve o seu desembarque ali saudado efusivamente. E agora de maneira melancólica toma uma decisão que deixa os cearenses cabisbaixos. Fez com eles o mesmo que fez conosco. Os nossos avós já sentenciavam em priscas eras que "o capitalismo tem seu lado selvagem". E em assim acontecendo a empresa Del Monte seguindo os ditames estritos desse mesmo capitalismo acaba de realçar também para os cearenses a mesma e dura frase que antes já haviam dito para nós, potiguares. E, como registrou o colunista de economia no vizinho Estado do Ceará, Egídio Serpa, uma simples ordem eletrônica emitida d'além mar pela matriz da Del Monte, mandou que ela suspendesse, como de fato suspendeu, as atividades do cultivo de melão e melancia na fazenda cearense dessa multinacional. Esse povo do capitalismo selvagem é assim mesmo: vai à ponta do lápis, analisa o horizonte da economia do continente europeu e, também a desvalorização do dólar diante do real no Brasil e, chegando à conclusão de que plantar melão no Brasil, neste momento, é apostar no prejuízo, toma decisão de sustar tudo sem levar em conta as repercussões sociais de sua medida.

4 comentários:

Anônimo disse...

a DEL MONTE e outras empresas de FRUTICULTURAS que já "fecharam" as portas EMPREGAVAM muitos mais trabalhadores e trabalhadoras que essas duas indústrias que estão se instalando em Baraúna. Sabe porque? Porque nas indústrias tem máquinas e precisam apenas de poucos operadores em razão da automatização de suas atiivdades. NA FRUTICULTURA, as empresas precisavam de trabalhaodres de campo, selecionadores e embaladores porque a automatização era pequena. POR ISSO: BARAÚNA FICARÁ DEFICITÁRIA EM EMPREGO. Enquanto nos discursos políticos a teoria é o contrário. Culpa de autoridades que pensam ter visão de futuro e deixam nossas economias serem depreciadas. Lamentável.

Anônimo disse...

é verdade se engana quem acha que barauna terá mais empregos. o contrário, perdemos muitos e as industrias precisam de poucos e com muita qualificação. BARAÚNA PERDEU COM ISSO. VERGONHOSO PARA O PREFEITO QUE FOI FRUTICULTOR E NÃO ENXERGOU ISSO.

Anônimo disse...

vc tem toda razão amigo edson, esse povo capitalista só pensa em lucro, os empresarios são assim, só ficam emquanto da lucro, a exemplo do prefeito e seu sócio, q fizeram as contas, analizaram, e viram q a prefeitura dava mais lucro q todas suas empresas, ou vcs ainda não tinham percebido, q o prefeito e seu sócio, não plantam mais, abandonaram a construtora e todos os negócios, só pra cuidar dessa prefeitura, com certeza deve ter mais lucro, como dis izuaris, ta aqui só pra ajudar barauna, q trabalha de graça, isso só pode ser piada, é querer fazer o povo de trouxa,

Anônimo disse...

A politica do NE foi sempre fortalecer as empresa que vem de fora, esquece o seu potencail nativo como é o caso dos pequenos produres e pelo os quais não tem uma politica justa, essas empresa recebem encentivos do governo, coisa que os pequeno e medios produtores não tem. Jercejaime

Últimas postagens