sexta-feira, 4 de junho de 2010

Campo Verde - PRESTAÇÃO I

Muitos leitores insistem para eu  não fazer o jogo da prefeitura, em dá ouvidos a certos tipos de gente que se esconde para não aparecer e tenta desviar o foco da questão. No entanto, eu lhes  confesso que é uma das coisas mais importantes pra mim neste momento em que o colega Wilson me favorece a falar uma coisa que nem o prefeito procurou saber e da forma que vou levar o assunto tenho certeza que nem ele(o prefeito), Isoares e Patricio vão gostar dessas informações e meu caro blogueiro, espero que não leve alguns puxões de orelha, por que a merda vai feder  doravante. Depois mão digam que eu não avisei...

  1. COMO FOI REALIZADO O CONVÊNIO (critérios, empresa, lisura e recursos)?
Um belo dia em meados de 2005, após Aldivom Nascimento(PR), amargar uma derrota eleitoral e inconformado precisava urgentemente chamar a atenção, entrar em cena, dizer que estava vivo politicamente, que sua luta tinha continuidade. Ladeado pelo experiente e competente Ailton Lopes, amigo de primeira hora, que aliás foi um dos responsáveis pela ascenção de Aldivon na politica. Ambos me procuraram para saber se a UNECOB - União das Entidades Comunitárias de Baraúna, estava legal e se poderia lhe ajudar a trazer um grande beneficio para o povo de Baraúna. Eu jamais me negaria a ajudar nessa hora, e nem o perguntei o que seria e como participava com minha entidade.
O fato é que nas suas andanças pelos corredores do governo, acabou ganhando de presente uma fatia de ajuda para elevar o nome da governadora Vilma de Faria, o deputado João Maia e de quebra Wagner Araújo, então secretário do governo. A construção de 150 casas para Baraúna era a redenção e é até hoje um grande benefício  que eu não consigo entender porque que Aldivon tem um rancor doentio daquelas casas. Quando se fala em Campo Verde ele se estremece  todinho, fica nervoso e acho que o prefeito nunca passou lá naquele conjunto.
Pois bem, me convidaram a entender o caso, organizaram toda documentação, fui lá e vim cá diversas vezes  à   Natal,  eu com Ailton, Prefeito e sozinho acho que fui umas trinta vezes, e confesso que não tinha fé que saíssem um dia  essas casas. 

  • CONVÊNIO - Com a documentação em mãos foi celebrado o convênio entre  a CAIXA/UNECOB e Governo do estado, no qual o governo entrou com a contra-partida na ordem de R$ 250 mil reais. Precisaria de um terreno para construção que seria a contra partida da UNECOB, já que Aldivon não dispunha da prefeitura qualquer apoio para essas casas, 
Sem a  Prefeitura as casas só poderiam serem construidas pela UNECOB única que atendia todos as normas exigidas pela Caixa e governo, muito embora Aldivon tenha tentado outros meios e não conseguiu,sendo obrigado a optar pela UNECOB mesmo.

  • RECURSOS - Oruindos da carta de crédito do FGTS - via governo Federal na ordem de R$ 1.200.000,00 á serem alocados em contas individuais em nome de cada beneficiário inscrito, ou seja, cada dono de uma casa recebeu em uma conta no seu nome cerca de R$ 9.000,00 (Nove mil reias);

  • MANUSEIO    - A UNECOB não tem conta,nem teve conta alguma e muito menos sua diretoria, pois todo volume era dos beneficiários em conta particular. Só sacava por via de apresentação de um pedido escrito de uma comissão formada por três titulares e dois suplentes sendo que havendo a necessidade de recurso para a obra a CAIXA encaminhava um Engenheiro e determinado o percentual de valor pelo serviço executado até a visita. Atestando que foi realizado parte do serviço a CAIXA determinava que a comissão encaminhasse o pedido direto  a unidade bancária e se quer sabia qual o montante repassado conforme determinação. O empresário Patricio Oliveira com fácil acesso ao banco e dono da empresa responsável pela obra se dirigia  a unidade bancária de posse do pedido e era repassado para CONTA DA PATROL.
A comissão foi      escolhida entre os mutuários,   aprovada em ata determinado os seguintes membros: WÊNIA KALIANE(Sobrinha e afilhada de Patricio Oliveira), ARTUR SIDNEY(Filho de Ailtoin Lopes) e JOELMA COSTA. Essa comissão era procurada pelo presidente da UNECOB quando a PATROL solicitava a visita da Caixa para inspenção da obra e consequentemente liberar algum repasse.
A UNECOB não tinha qualquer competencia para solicitar liberação de recursos, e até um extrato bancario para acompanahr o quanto se gastou ou saiu das contas, a gerencia da CAIXA se negou a informar, embora tenha insistido por oficio várias vezes, conforme oficios nº 05/08 - 17/08 e 02/09;


  • EMPRESA - A escolha foi acordada entre Ailtoin Lopes, Isoares Martins e Aldivon Nascimento - sem que a UNECOB tivesse o direito de optar por outra já que o convenio era do poder da UNECOB. Não aceito devído um acordo de negócios entre as partes a qual havia indicios de troca de favores ou vantagens a qual me furtava o direito  por outra   opção. Naturalmente logico já que Aldivon conseguiu a obra e o beneficio que poder teria a UNECOB a não ser emprestar seu nome ao beneficio?Quanto a empresa gastou,  o que lucrou, com quem dividiu eu não sei meu caro Wilson.
Só sei que tive muita dor de cabeça e até hoje amigo estou aqui tendo que me retratar de uma história que confunde e omite fatos, obrigando-me a expor seus colegas a tão questionada situação...Problemas com empregados da PATROL que foi atribuida as contas para UNECOB como se ela tivesse abocanhado 1.200.000 - guardado em uma conta sua, com direito a cheques, retirar a  hora que quisessem seja com minha   assinatura ou algum dos membros. Coube-nos os desgastesm audiencias em juizo, cobranças de contas que não fizemos e aborreecimento de credoresm chateações da prefeitura por não querer fazer um laudo para lavrar as escrituras e que at´[e hoje o amigo me acusa pelos documentos. Pergunte a Aldivon porque ele não libera o memorial discritivos dos lotes ? Me acusar de prestação de contas de dinheiro que não sei onde sobrou... quem comeu o que,,, peça ao prefeito para que le inteceda junto a PATROL empresa de sua confiança para me devolver todas as notas de compras que ele fez em nome da UNECOB e sem a devida permissão, ás escondidas, usando o CNPJ que confiei dar toda documentaçãom e assinar o que precisasse em nome de uma obra de ALDIVON para ajudar a dá votos aos candidatos do prefeito na época. Pergunte cadê a prestação de contas ao prefeito, não foi ele que fez o convenio, mas foi ele que endossou tudo e se beneficiou com seu sócio dos louros das 150 casas.

  • LISURA - Caro Wilson ainda não é dessa vez que me pegarão a munheca. só não ver quem não quer. Você sabe que convenio desse tipo e feito com gente que não usa de boa fé dá nisso. Todos querem enrolar todo mundo. O pior cego é o que não quer vê... Eu preciaria ter mesmo em mãos uma farta documentação de notas, pagamentos de pedreiros, material, tubos, serviços, etc. Você tema a mais absoluta razão. Tudo isso amigo está bem pertinho de você, ai nas hostes palacianas, querendo tocar fogo em alguem. Me arrependo de uma coisa só nessa minha confiança dada a esse tipo de pilantragem,   de não ter encurralado todos no MP para prestarem contas de tudo que fizeram com essas casas. Em consideração ao amigo Ailton Lopes eu por pouco não joguei todos numa vala comum a prestarem cntas não a mim, mas ao povo que saber como você o que foi feito. Embora haja um sensacionalismo tipico seu, que sabe que as casas estão lá, mau feitas ou não, mas estão em pé e visivel. Elas foram construidas com algum dinheiro  que     não foi meu,  pois se fosse não teria sido naquelas péssimas condições, teria sido melhor e ainda  se  pudesse ter indicado uma EMPRESA de vergonha nada disso teria acontecido e você certamente estaria louvando ao prefeito e a UNECOB, que diga-se de passagem: quem tem uma casinha alí deve-se primeiramente a mim, por ter uma entidade organizada e séria para receber um convenio dessa magnitude em segundo a Aldivon e Ailton pela força política em trazer tamanho beneficio. E não sei porque ninguem reconhece isso, não é Cabralzinho?

  • CRITÉRIOS - Por exigencia do programa teriam direito a uma casa áqueles que ganhassem até um sálario mínimo, não possuissem casa, com maior número de filhos, casados e pobres. A UNECOB não pôde interferir  em qualquer indicação ou norma, não inscreveu diretamente nenhum benefciário. As inscrições foram rateadas por acordo entre Aldivon e Ailton, os quais ratearam com algumas lideranças suas. Infelismente foram ingnorados alguns critérios, embora tivesse relutado para que tivessem mais cuidado para não cometer injustiças... A lista teve algumas influencias por parte de pessoas mais próximas a Aldivon na época: VALDECI JR. JOÃO SOARES, AILTON LOPES entre outros... esses indicaram a maior parte dos beneficiários. Presenciando as listas, as inscrições que aconteciam no meu izinho achei por correto como maior responsável indiquei cerca de cinco pessoas, certamente quem realmente necessitava de uma casa: 1) SEVERINA MARIA - mãe    de    cinco     filhos, desempregada e moradora de aluguel. 2) - AZENATE TEIXEIRA - sem casa, sem esposo e mãe que vivia como empregada doméstica. 3) - JOELMA COSTA - cunhada mãe de dois filhoa sem casa e desempregada vivendo de uma pensão de R$ 60,00 na época. 4) - JADSON WUENDEL - desempregado, filha, casado e sem casa e por fim 5) - ALDENORA - pessoa    doente,desempregada, casada, uma filha e um neto e sem casa.
Meu caro Wilson não doei casa em troca de votos para me eleger, pois na época nem sonhava em se candidatar. Jamais indiquei ex-secretária, professor e funcionário público, dono de lanchoenete ou padaria, muito menos pessoas com casas  e boas condições. Desafio ao amigo apontar alguem que não merecesse dessas que citei. Assim, me comporto e tem mais quero que algum deles diga que quando candidato fui exigir que votassem em mim, pois eu seria o PAI daquelas casas ou ajudei a trazer a obra. Nunca! Tem alguns babões do seu prefeito que teimam em querer dizer que ganhei a campanha por ajuda delas. Se eu tivesse cumprido o meu papel  diante do convenio, expurgado aqueles indicados erroneamente  expulsado a empresa que atrasou a obra e dado uma rasteira em todos, teria sido o  mais votado. Fique certo disso.

ENCERRO ESSE PRIMEIRO ITEM PARA NÃO TORNAR-ME ENFADONHO E PERDER MEUS LEITORES LHE DANDO EXPLICAÇÕES . A cada sessão destacarei mais um item, me aguardem!

3 comentários:

Eliu disse...

E o que o arre quer mais.

Anônimo disse...

vc me surpriende a cada dia, não sou homem de babar outro, deus me livre disso, até pq se eu tivesse esse nojento comportamento estaria nas tetas da prefeitura, mais falo a pura verdade dentro dos fatos, vc é um exemplo de veriador, em barauna, basta olhar a diferença d vc pra os cinco q tem beneficio na prefeitura, sei q eles pensam q é vc q posta esses comentarios, mais deixe eles pensarem assim, e continuar defendendo o prefeito a troco de benificios, a respeito das casas, vc citou os cinco indicado por vc, agora veja o exemplo de aldivon, o primeiro q agente conhece muito bem , joão soares, o famoso joão fiscal, q tanto defende o prefeito, será q joão fiscal precisa mesmo de uma casa alí. onde tem varios prédios na rua da cadeia, q inclusive ta alugando um a prefeitura pra ser istalado os poliais militar, ja pensou meu caro veriador. os absurdos não param em barauna, onde se viu isso, o prefeito da uma casa pra o sr. joão fiscal, e o proprio prefeito aluga a casa do mesmo, desse jeito amigo não dar nem pra o prefeto inventar q não sabia q joão fiscal não tinha casa, por isso q o amigo joão defende tanto o sr, prefeito, um abraço amigo edson, sei q é muito dificil ter carater. personalida, dignidade, nessa cidade, mais tb sei q vale apena.

Anônimo disse...

e ai edson estamos esperando a segunda parte, afinal vc prometeu 20 explicações, ou izuares calou sua voz, pelo amor de deus não me faça imaginar q não existe dignidade nese mundo. pois aposto todas minhas fichas e admiração em vc.

Últimas postagens