sexta-feira, 25 de junho de 2010

De fato 25/06/2010

INDÚSTRIA DO CALCÁRIO


Votorantim anuncia outra fábrica em Baraúna

Baraúna - O gerente da fábrica de cimento do Grupo Votorantim, José Antero dos Santos, anunciou ontem que, além do cimento, a empresa pretende instalar também uma fábrica de calcário em Baraúna, gerando novos empregos diretos e indiretos. O Governo do Estado já iniciou a duplicação da RN 015, que servirá para escoar a produção das duas indústrias.
O detalhamento do projeto de construção da fábrica de cimento e também de calcário foi feito pelo gerente da unidade no Rio Grande do Norte, José Antero dos Santos, a ex-governadora Wilma de Faria, o prefeito Aldivon Nascimento e várias outras autoridades do município, durante visita ontem ao canteiro de obras na localidade de Velame.
"Senhor prefeito, dona Wilma, gostaria de dar uma boa notícia para vocês. A gente está estudando a possibilidade de atuar na aplicação de cal hidratado, cal siderúrgico, calcário pra siderurgia, calcário pra indústria farmacêutica, tinta, etc...", anunciou José Antero, lembrando que a vinda de uma nova fábrica, além da de cimento, significa "mais emprego, mais arrecadação de ICMS, tributos... Enfim, mais profissionais qualificados, além de novas fábricas que deverão vir também para essa região", anunciou as autoridades presentes.
A fábrica de cimento do Grupo Votorantim foi anunciada em 2008 para entrar em atividade no primeiro semestre de 2010. No entanto, até o momento, não foi iniciada a construção da estrutura física e nem muito menos de equipamentos. A diretoria da empresa, no entanto, anima-se em anunciar que até o final de 2010 vai iniciar a construção física da unidade. Lembra que já está capacitando a mão-de-obra para trabalhar na unidade.

Ressalta o fato de está contratando pessoas de Baraúna para trabalhar na unidade, que está orçada em R$ 300 milhões. A previsão inicial é gerar 200 empregos diretos e outros mil indiretos. O Grupo Votorantim aguarda ainda a instalação de linhas de energia para atender a demanda de consumo da unidade.

Ontem, a ex-governadora Wilma de Faria ressaltou a importância da vinda de mais uma fábrica para Baraúna, beneficiando o povo da região. "Na verdade, nós vamos ter outros produtos de alto valor agregado, além do cimento, o que será muito importante para o desenvolvimento de toda Baraúna, como também de toda a região Oeste. Aqui nós temos o melhor produto, o melhor calcário para fazer um produto de alta qualidade. Isso representa uma vitória para o povo de Baraúna", destacou a ex-governadora do Estado.

O prefeito Aldivon Nascimento diz que houve todo um esforço da Prefeitura de Baraúna, juntamente com o apoio da então governadora Wilma de Faria e o deputado federal João Maia para que se instalassem as fábricas no município. "Foi um esforço conjunto de todos e hoje estamos aqui para mostrar ao povo de Baraúna o resultado desse trabalho em conjunto. "É um sonho construído, é uma realidade, mais uma etapa dos compromissos que assumimos nas caminhadas e que está sendo cumprido", frisou.



Gerente quer iniciar produção em 2011

As obras da fábrica de cimento foram iniciadas em 2008, porém, devido à crise financeira que foi enfrentada em todo o Brasil, foram suspensas e retomadas no início desse ano. De acordo com o gerente da fábrica, José Antero, a previsão é que a fábrica comece a funcionar em março do próximo ano, porém, ainda de maneira parcial.

"No primeiro semestre de 2011, estaremos funcionando plenamente", prevê Antero, acrescentando que a outra fábrica deve começar a ser construída de 2010 para 2011. Diretamente, a fábrica de cimento vai empregar 220, em grande parte, jovens baraunenses que já estão sendo capacitados através dos convênios firmados pela Prefeitura de Baraúna.

Indiretamente, a previsão da Votorantim é que outros 500 sejam beneficiados com a empresa. Durante as obras, são cerca de 1.500 empregos diretos, que já estão sendo gerados. "Só pelos empregos que são gerados direta e indiretamente, já estamos dando uma contribuição para o desenvolvimento", avalia José Antero.



CAPACITAÇÃO

A geração de emprego e renda para Baraúna é um dos pontos altos com a chegada de fábricas, como essa que está sendo instalada pela Votorantim em Baraúna. Com isso, uma das preocupações do prefeito Aldivon Nascimento é com a capacitação dos jovens da cidade para que eles possam ser utilizados como mão-de-obra na fábrica. Aldivon estima que, nos últimos dois anos, cerca de mil jovens tiveram a oportunidade de fazer cursos preparatórios e estes deverão ter uma oportunidade na fábrica da Votorantim.



Nenhum comentário:

Últimas postagens