domingo, 4 de abril de 2010


Violência da rua invade escola

. quarta-feira, 31 de março de 2010


Brigas entre rapazes e meninas têm sido uma constante na escola Manoel de Barros. Só esta semana presenciei duas brigas, uma entre dois meninos e a outra entre duas meninas. Ao apartar a primeira briga sofri um soco de um dos brigões. Com relação a briga das meninas, tivemos sorte que aconteceu fora da escola e a polícia estava próximo ao local. Ao chegar a polícia encontro as duas agarradas no chão e teve dificuldade de separá-las. Durante o diálogo com os policiais as meninas cometeram desacato a autoridade.

Sou testemunha das inúmeras tentativas do diretor Ivanaldo diminuir a violência na escola, mas não está conseguindo. Ele já percebe que sozinho não conseguirá resolver o problema e já pensa reunir a comunidade escolar na buscar de soluções urgentes. Em função da complexidade da escola o Secretário de Educação propôs no Plano de Carreira do Magistério Público Municipal a nomeação de três diretores adjuntos (um por turno) e um geral. Até o momento foram nomeados somente Ivanaldo e Ana Martins. Tenho absoluta certeza que o desejo de Marcos Antonio é nomear os outros dois diretores adjuntos, mas o prefeito entende educação como gastos e não como investimento.

O que era para ser um local seguro não é hoje muito diferente do que se encontra nas ruas. A mais recente pesquisa coordenada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) sobre a realidade escolar, mostra que estudantes e professores hoje já vêem a escola pública como um local para se tomar cuidado. Outra pesquisa realizada em 2007 por um grupo de professores da própria escola revelou que 56% dos alunos consideraram a indisciplina dos colegas como principal problema da escola.

Um comentário:

Anônimo disse...

esse plano do magistério só serviu mesmo para causar prejuízos aos professores. isso o prefeito saber fazer bem como nenhum outro. esse homem está fazendo história em baraúna. quem viver verá.

Últimas postagens