sábado, 10 de abril de 2010

É o que se fala...

A terceira via de Baraúna

Não se fala em outra coisa em Baraúna a não ser na terceira via. Os blogs já anunciaram a gestação desse importante instrumento popular.
Mas o que realmente é a terceira via? O que significa, quais objetivos e meios operativos?
Eis alguns esclarecimentos que ouvi de um forte expoente do projeto, a qual compartilho com os seguidores de meu blog:
I - Está se desenhando em Baraúna a terceira via. Nascida do anseio popular, a terceira via é uma força emanada do povo para conscientizar a população de seus direitos e, criar condições para o livre exercício da cidadania em busca de uma sociedade mais participativa.

II - As discussões girarão em torno da criação de um Fórum Social de Defesa da Cidadania que irá debater os problemas e a participação dos Poderes e dos agentes públicos nas demandas de interesse social;

III - A terceira via formará um grupo de cidadãos responsáveis com grande força de atuação para defender os interesses da população nas instâncias administrativas e, se o caso requerer, por meio do instrumento da ação popular (LXXIII do art. 5o. da Constituição de 1988).

A instalação do Fórum Social de Defesa da Cidadania e a atuação da terceira via, dois instrumentos que funcionarão convergidos, propiciarão uma nova forma de enxergar os direitos da população e, consequentemente, permitirá que a história política e administrativa de Baraúna tome outro rumo, passando a ficar mais próximo do cidadão e de seus anseios.

Farão parte da terceira via cidadãos de bem, eticamente responsáveis e que possam contribuir de forma ativa nessas mudanças, tais como, professores, empresários, pequenos comerciantes, acadêmicos, etc.
Parabéns pela iniciativa de seus idealizadores.

9 comentários:

Anônimo disse...

ouvir dizer que claudembergue, saldanha, ruberlândio, valdeci, edson barbosa, edibegno, taciano do pt, nerivan, edson barbosa, daniel junior, lisboa, elismar duarte, mendonça, sandro bezerra e tantos outros farão parte dessa nova fase política de barauna... parabéns a esses lutadores que querem o bem de nossa cidade !!!

Anônimo disse...

pelo amor de meus filhinhos: berguin, saldanha e ruberlandio juntos é nitroglicerina pura e a lei não tem como deixar de ser cumprida com esse trio estando a frente das ações do novo FÓRUM DE DEFESA SOCIAL.

Anônimo disse...

berguim deixou a prefeitura pouco antes de estourar o escândalo. será que foi intuição ou já sabia do que iria acontecer? de uma coisa tenho certeza, ele não quis ir para o mesmo abismo onde estão indo aldivon e isoares. saiu no momento certo. parabéns capacidade !

Anônimo disse...

esse fórum vai mudar a história política de Baraúna... tudo vai mudar apartir do trabalho desenvolvido por esse fórum. Anotem !!

Anônimo disse...

que exemplo vergonhoso dá os vereadores de Baraúna. Precisa a população se juntar e criar um fórum para resolver um problema que constitucionalmente deveria ser resolvido pelos vereadores. Gente, uma das funções do Poder Legislativo é FISCALIZAR e não DEFENDER atos corruptos. Revejam os seus conceitos e também a fita de vídeo para vocês perceberam que papel e posicionamento vocês tiveram contra o povo (ao defender atos corruptos ao invés de querer apurá-los). Alguns vereadores foram com discurso e documentos prontos o que demonstra que foram orientados para tais comportamentos. Corrupção é crime, senhores vereadores. Foi um papel vergonhoso mesmo !!! Hoje tenho vergonha de ser de Baraúna, com todo respeito a nossa cidade, mas tenho.

Anônimo disse...

nerivan edson sirleia e marquinhos estão de parabens pela festa do povo. corruptos tem que ficar longe do dinheiro do povo.

Anônimo disse...

e tome cumprimido para o coração

Anônimo disse...

tem gentecque vai ter uma deprê quando perder o cheque da viuva. tá perto disso acontecer. já dá até para saber as manchetes dos jornais. Quem viver, verá.

Anônimo disse...

somos de juremal quando for haver a reuniao do forum social mande avisar aqui

Últimas postagens