segunda-feira, 22 de março de 2010

Meio ambiente

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE

O calor no Rio; as enchentes São Paulo; as nevascas no hemisfério Norte; terremotos e tsunamis não deixam mais dúvidas quanto à difícil relação do homem com a natureza. A concentração humana nas cidades gera conseqüências.
O momento em que vivemos é decisivo para a conscientização de todos. E a Educação Ambiental é fundamental para a união entre desenvolvimento e sustentabilidade. Os cientistas sabem como o tema ambiental é complexo, como envolve a relação entre cada ação humana e a natureza e como é importante que todos conheçam o assunto.
Elaborei, e foi aprovado o projeto de Lei n° 011/2009-GVEB,  que institui e torna obrigatório a criação dos Núcleos de Educação Ambiental – NEA”s e o UEI – Unidade de Educação Ambiental Infantil. Mostrando que a conscientização ecológica desde a escola já é possível.
Mas não basta o conhecimento de todos os fatores que afetam o meio ambiente, é fundamental que cada um saiba como agir para ser protagonista da proteção da vida. Todas as ações de educação ambiental são importantes e garantem, com o debate permanente e contínuo nas escolas, que podemos preparar a formação de verdadeiros cidadãos pela vida.
Ou deixamos para trás idéia do desenvolvimento a qualquer preço incorporando a sustentabilidade ao nosso dia a dia, ou corremos o risco de ver nossas vidas afetadas por nossos próprios resíduos.

Nenhum comentário:

Últimas postagens